Sabemos que a competição por atenção e engajamento dos usuários nas redes sociais está cada vez mais acirrada. O alcance orgânico está em processo de declínio e esta trajetória de queda poderá ser acentuada nos próximos anos. Um dos maiores desafios das empresas e marcas é criar conteúdos relevantes que atraiam e promovam o engajamento da audiência. O foco agora é cada vez mais conseguir ser assertivo em relação aos temas que podem interessar aos seus interlocutores – e, muitas vezes, nem isso é suficiente. Para que as empresas tenham sucesso nesta empreitada, é necessário criar conteúdo verdadeiramente relevante. Para isso, precisam então conhecer o perfil e as motivações da sua audiência. Além de observar cotidianamente o que os internautas mais comentam na rede, as empresas podem ainda realizar pesquisas para conhecer melhor este público. Muitas organizações já recorrem à SurveyMonkey para conhecer o perfil de seus interlocutores, o que as auxilia a ajustar a mensagem e o canal para cada informação a ser comunicada, alinhando assim o discurso de acordo com o objetivo. O Facebook, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta para a disseminar determinada ideia e não ser adequada para alguma outra. O mesmo acontece em relação ao Twitter, Instagram, LinkedIn, Google Plus, Youtube, Pinterest, Tumblr, entre outras. Cada rede tem sua peculiaridade e forma de compartilhar conteúdo. Recentemente, foi realizado um estudo pela SurveyMonkey, em parceria com Social@Ogilvy, com o objetivo de entender as motivações que levam as pessoas a compartilharem um post nas redes sociais. Esta pesquisa abarcou 16 países, incluindo o Brasil, e obteve respostas de mais de 6.500 usuários de redes sociais.
O Brasil tem um grande potencial para o desenvolvimento de conteúdos para redes sociais: 71% dos brasileiros compartilham informações que consideram interessantes, por meio de seus celulares, tablets ou desktops. Somos o terceiro país do mundo em compartilhamento nas mídias sociais. Os ususário de internet no Brasil gastam mais tempo online do que em outros países integrantes dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). Os brasileiros navegam na web em média 38,5 horas, enquanto nos outros BRICs, este tempo cai para 32,5 horas. No mundo, os brasileiros são os que gastam mais tempo nas redes sociais: 13,8 horas. Esta mesma pesquisa mostrou que os conteúdos relacionados a emoção são os mais compartilhados pelos brasileiros: 21% dos entrevistados compartilham mensagens para estabelecer contato com as outras pessoas. Outro ponto muito relevante identificado pelo levantamento foi o tipo de conteúdo compartilhado de acordo com a faixa etária. Jovens e adultos têm interesses e motivações diferentes para fazê-lo. Enquanto 18% dos brasileiros jovens acreditam que o compartilhamento ajuda a definir sua personalidade, apenas 5% daqueles com idades acima dos 40 anos pensam da mesma forma. Manter o contato com as pessoas é a razão para replicar algum conteúdo para 34% dos entrevistados acima dos 40 anos, enquanto apenas 15% das pessoas abaixo desta faixa etária fazem tal afirmação. 40% dos jovens entre 18 e 29 anos preferem conteúdos humorísticos para compartilhar, enquanto 59% das pessoas acima de 40 anos preferem conteúdos informativos. A mensagem final para as empresas, marcas e profissionais de mídia social é que o brasileiro gasta muito tempo online, navega muito nas redes sociais e gosta de compartilhar. Mas por outro lado, o alcance orgânico está cada vez menor. Então cabe à empresa conhecer seu interlocutor e não apenas expor para ele suas ideias. O que as empresas têm que ter em mente é que estamos vivendo um momento em que é preciso dialogar com o internauta – ou seja, trocar experiências e informações de acordo com interesses mútuos.
Algumas recomendações para criação de conteúdos:
Isso trará bons posts e excelentes resultados para você, sua marca e empresa (e principalmente para seus usuários). Sobre Rodolfo Ohl Rodolfo Ohl é o country manager Brasil da SurveyMonkey – empresa líder global em pesquisas que ajuda seus mais de 20 milhões de clientes a tomarem melhores decisões |
Sobre a SurveyMonkey A SurveyMonkey é a líder global em plataforma de pesquisa online que ajuda seus clientes a coletarem mais de 2 milhões de respostas para pesquisas todos os dias. SurveyMonkey revolucionou a forma das pessoas em entregar e receber feedback, tornando este processo acessível, fácil e flexível a vários níveis de orçamento. A empresa foi fundada em 1999 focada em ajudar pessoas a realizar melhores decisões. Desde então, a SurveyMonkey tem construído uma tecnologia baseada em mais de 10 anos de experiência em metodologia de pesquisa e desenvolvimento web. São mais de 20 milhões de clientes no mundo todo, entre eles, 99% das empresas indicadas pela Fortune 500, instituições acadêmicas, organizações e empresas de vários segmentos e de todos portes pelos quatro cantos do globo. No Brasil, são 615 mil clientes. A empresa com sede em Palo Alto, Califórnia, conta mundialmente com mais de 450 colaboradores. Rodolfo Ohl é o country manager da SurveyMonkey no Brasil. |
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