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Expansão no mercado de cloud e TI em 2018

por Paulo Fernandes Maciel
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2018: consolidação de tendências e expansão do mercado de TI.

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Expansão em cloud computing e IoT para 2018 – Felipe Stutz Orange busines (foto liberação)

No longo prazo, o mercado de tecnologia latino-americano crescerá acima da média global de 4,8%, prevista pelo Gartner.

 

Por Felipe Stutz*

 

O ano só começou, mas me diga:

Quantos relatórios e matérias você já viu sobre as principais tecnologias para 2018?

Imagino que muitos, não é verdade?

Essas projeções nos ajudam a pensar e planejar o ciclo que se inicia, não só em um horizonte de 365 dias;

Mas também em um futuro de médio a longo prazo – três, cinco anos.

O fato, porém, é que muitas dessas tendências apenas dão continuidade a um movimento que já faz parte das nossas vidas e de nossas organizações.

 

A transformação digital foi – e continuará sendo;

O foco de CIOs e empresas: predição da IDC aponta que, até o final de 2018;

Pelo menos 40% das companhias terão uma equipe dedicada ao digital para acelerar as iniciativas dessa natureza e;

E até o final de 2019, os gastos mundiais chegarão a U$S 1.7 trilhão com tecnologias relacionadas, um aumento de 42% na comparação com 2017.

Leia também: Projeto Copernicus da ESA conta com Orange cloud

 

Expansão: panaorama da América Latina

 

Na América Latina, com a crise nos cenários político e econômico;

2017 foi um ano de cautela e avaliação das possibilidades para o futuro.

Naturalmente, as decisões de investimento foram postergadas e, no Brasil;

A retomada de projetos e iniciativas aconteceu apenas no final do terceiro trimestre, impulsionada pela busca por eficiência e redução de custos.

 

Após o período mais crítico, o mercado de tecnologia está em expansão na região e, de acordo com o Gartner;

Terá um crescimento de 6% – maior que os 4,8% previstos na média global – até 2021.

Para 2018, a expectativa é que soluções de colaboração e cloud computing se fortaleçam, enquanto novos conceitos de conectividade, que é a base para o desenvolvimento de tecnologias emergentes e inovadoras,comecem a ganhar tração nas economias latino-americanas.

Destaco algumas delas abaixo:

 

Cloud computing: é um bom exemplo de tendência impulsionada pela crise e que se consolidou, praticamente, por conta da necessidade de  tornar a TI mais enxuta.

Para este ano, a Forrester prevê que mais de 50% das empresas globais irão depender de pelo menos uma plataforma pública de nuvem para nortear seus processos de disrupção e a criação de experiências que encantem o cliente.

 

Expansão na conectividade

 

Conectividade: organizações que adotaram a estratégia de cloud buscam;

Resolver o problema de conectividade, para reduzir custos e aumentar performace.

O conceito é a base para a adoção de futuras tecnologias.

E, na medida em que a demanda por capacidade de rede privada e pública, internet e nuvem aumenta;

A expectativa é que projetos de redes definidas por software (software-defined network;

Ou SDN, e software-defined wide area networking , ou SD-WAN) sejam colocados em prática.

Previsões  da IDC apontam que, até 2021, as receitas com infraestrutura e serviços de SD-WAN chegarão a U$S 8,05 bilhões.

 

Colaboração: no processo de transformação e digitalização das empresas;

O uso de ferramentas colaborativas, como videochamada e plataformas de time continuará a crescer;

Vindo como resposta à necessidade das empresas de promover comunicação entre colaboradores e clientes na base 24/7.

 

Pesquisa

 

A pesquisa “Rewriting rules for the digital age” (ou “Reescrevendo regras para a era digital”),;

Da Deloitte, feita com mais de 10 mil respondentes de 140 países;

Aponta que 94% das organizações consideram agilidade e colaboração fatores críticos para o sucesso dos negócios.

 

Inteligência artificial e IoT: ainda é preciso pavimentar o caminho para a adoção dessas duas tecnologias.

Os conceitos podem alavancar projetos em diversas vertentes;

Mas o período ainda será de compreensão sobre impactos, benefícios e usabilidade das soluções em diversos segmentos de mercado.

Para IoT, a McKinsey estima um  potencial impacto econômico de US$ 11,1 trilhões por ano, até 2025;

E a IDC prevê US$ 57,6 bilhões de gastos mundiais em sistemas de inteligência cognitiva e artificial, até 2021.

 

Se, por um lado, a crise n país atrasa projetos, por outro, a redução de custos e a otimização de processos é crucial para o desenvolvimento estratégico dos negócios.

Não veremos mudanças drásticas este ano, mas o mercado segue em expansão e;

Aos poucos, começa a arriscar e  investir com mais afinco em tecnologias já em processo de consolidação em mercados europeus e estadunidenses.

 

*Felipe Stutz é diretor de soluções para América Latina da Orange Business Services

 

 

Sobre a Orange Business Services

 

A Orange Business Services, frente dedicada da Orange a serviços B2B, com seus 21 mil funcionários;

É focada em apoiar a transformação digital de multinacionais, além de pequenas e médias empresas francesas nos cinco continentes.

A Orange Business Services não é apenas uma operadora de infraestrutura, mas também uma integradora de tecnologia e prestadora de serviços que agregam valor.

Oferece às empresas soluções digitais que ajudam a expansão e a promover a:

Colaboração entre equipes (espaços de trabalho colaborativos e móveis);

Melhoram o atendimento aos clientes (relacionamento e inovação empresarial) e apoiam seus projetos (melhorias na conectividade, TI flexível e cyberdefense).

As tecnologias integradas que a Orange Business Services oferece vão desde:

SDN/NFV (Software Defined Network);

Big Data;

IoT (Internet das coisas);

Cloud computing, computação em nuvem;

Alem de colaborações e comunicações unificadas, assim como defesa cibernética.

A Orange Business tem mais de três mil clientes, entre eles empresas multinacionais renomadas internacionalmente;

E mais de dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França.

 

Saiba mais em www.orange-business.com

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A Orange é uma das operadoras líderes mundiais em telecomunicação;

Com vendas anuais de €40 bilhões em 2015 e 256 milhões de clientes em 29 países (30 de Setembro de 2016). A Orange é listada na NYSE Euronext Paris (symbol ORA) e no New York Stock Exchange (symbol ORAN).

 

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços inclusos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.

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