Home Mídia Corporativa Estudo revela que São Paulo é o centro das atenções e uma das cidades mais visitadas no mundo

Estudo revela que São Paulo é o centro das atenções e uma das cidades mais visitadas no mundo

por Agência Canal Veiculação

A quarta edição do Índice MasterCard de Destinos Globais (GDCI), relatório da MasterCard que analisa anualmente as 132 cidades mais visitadas no mundo, aponta que São Paulo deverá ser a terceira cidade mais visitada da América Latina em 2014, com 2,51 milhões de visitantes estrangeiros, o que representa um aumento de 9,7% se comparado a 2013.

À frente da capital paulista estão Lima, no Peru, com 5,11 milhões de visitantes, seguida pela Cidade do México, que deverá receber 2,57 milhões de turistas. A cidade do Rio de Janeiro está na sétima posição, com 1,2 milhão de visitantes esperados para 2014.

São Paulo ocupa ainda o segundo lugar no ranking regional de gastos por visitantes internacionais. A previsão é que os turistas que visitarem a cidade gastem US$ 2,3 bilhões em 2014, pouco menos que em Punta Cana, na República Dominicana, com gastos estimados em US$ 2,4 bilhões de dólares. O ranking é formado ainda por Buenos Aires, em terceiro lugar (US$ 2,2 bilhões), Cidade do México, em quarto (U$$ 2 bilhões), e Lima, na quinta posição (US$ 1,8 milhões).

Segundo Patrício Rubalcaba, vice-presidente de Alianças Estratégicas de Viagem e Entretenimento para a MasterCard, os números da América Latina mostram que as viagens não são mais um privilégio, mas um fenômeno de massa em todo o mundo. “Os dados do levantamento mostram como o crescimento de turistas e seus gastos em outros países, nas transações entre países, já superam o crescimento dos gastos de consumo interno entre 2009 e 2014. A expansão do segmento de viagens é muito importante: em 2013, mais de 3 milhões de passageiros cruzaram o globo pelas linhas áreas comerciais”, explica Rubalcaba.

Viagens de negócios e de férias

O GDCI 2014 aponta também quais foram os locais de origem dos turistas para essas cidades. As cinco cidades que mais enviam viajantes a São Paulo, por exemplo, estão em quatro países: Argentina, Estados Unidos, Chile e Alemanha. As cidades são Buenos Aires, Miami, Nova York, Santiago e Frankfurt, respectivamente.

Muitos dos turistas que saem dos Estados Unidos com destino à América Latina, seja para São Paulo, Lima ou Cidade do México, saem de Miami. “O índice demonstra uma forte demanda e interesse no transporte internacional, tanto para negócios quanto para férias”, detalha Ann Cairns, presidente de Mercados Internacionais da MasterCard. “A cada dia, ajudamos os consumidores e as empresas a maximizar as oportunidades de viagem disponíveis, fornecendo segurança nos pagamentos em qualquer lugar do mundo”, finaliza.

Resumo e análise do índice GDCI 2014 por região:

  • Ásia/ Pacífico: metade dos 20 principais destinos globais fica na região;
  • Europa: este ano, 67% dos visitantes internacionais de Londres são de outras cidades europeias – um forte indicativo do fortalecimento da economia na região;
  • América Latina: Lima está entre as 20 cidades mundiais mais visitadas e se encontra no topo do ranking da região;
  • Oriente Médio e África: Dubai é uma das cidades cujo crescimento foi acelerado, e está a caminho de superar Paris e Cingapura, como o terceiro maior destino do mundo nos próximos cinco anos;
  • América do Norte: a região se mantém constante desde a criação do índice. Prevê-se que Chicago seja a cidade com maior crescimento durante 2014.

Sobre o GDCI

O Índice MasterCard de Destinos Globais, GDCI, classifica 132 cidades do mundo em números de visitantes e seus gastos internacionais feitos em outros países. Dados públicos são utilizados para o levantamento destas informações sobre os turistas e de seus gastos nas cidades que fazem parte do estudo. Este índice e seus dados não são baseados no volume de transações dos cartões MasterCard.

Sobre a MasterCard

A MasterCard (NYSE: MA) www.mastercard.com é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MasterCardNews, participe de discussões no Blog Cashless Conversationse inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações