Home Mídia Corporativa Envio de código PIN por SMS garante segurança em operações online

Envio de código PIN por SMS garante segurança em operações online

por Agência Canal Veiculação

O código enviado por SMS ganha espaço como alternativa para driblar fraudes e garantir segurança em transações pela web

 

 

Estudo divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) constatou que 47% das transações bancárias realizadas em 2013 foram feitas pela internet e por mobile banking. O comércio eletrônico encerrou 2013 com um total de 51,3 milhões de consumidores, de acordo com dados do E-bit. A expectativa é que até o final do ano esse montante aumente em 11,6 milhões, chegando a 63 milhões de e-consumidores.

Os números evidenciam que a internet tem sido o canal preferido dos clientes. O crescimento da utilização da rede mundial de computadores, não apenas para transações financeiras, mas para uso de e-mails, aplicativos de serviços e das redes sociais amplia também a vulnerabilidade a que os consumidores e usuários estão expostos.

Neste cenário, o uso de senhas pessoais não é suficiente para evitar os ataques cada vez mais frequentes e sofisticados. O recurso mais moderno em uso para coibir essas ações e garantir a segurança dos clientes é o envio de um código PIN. A combinação numérica, recebida no celular dos usuários por SMS, deve ser digitada no momento do login, da finalização de uma compra ou da transação bancária.

O envio de códigos PIN por SMS não requer nenhum hardware especial – como seria o caso numa autenticação por impressão digital -, nem são fáceis de serem descobertos, pois a sequência numérica é gerada aleatoriamente no momento do envio do SMS. Atenta a esta necessidade do mercado de tecnologia, a Zenvia, empresa provedora de soluções de mobilidade, oferece a solução de autenticação por SMS para clientes de diversos setores, como aplicativos, e-commerce, bancos e financeiras, processadoras de cartão, governo e sites. Além de garantir maior segurança em movimentações bancárias e compras online, o envio de código PIN por SMS é muito usado na confirmação de cadastros em sites, redes sociais, contas de e-mail e aplicativos.

“Devido à preocupação em diminuir o risco de fraude das operações online, a demanda pelo uso de código PIN vem aumentando gradativamente. No Brasil, a tendência é que as pessoas não precisem criar ou decorar senhas diferentes para cada tipo de serviço, passando a ter uma única senha para todas as operações. Nesta questão o celular ajudará na autenticação, com um prévio cadastro e a validação de PIN”, analisa Daniel Bulach, gerente de negócios da Zenvia.

De acordo com Bulach, para 2015, a expectativa é ocorrer uma aceleração no envio de código PIN via SMS, podendo ser utilizado por qualquer setor que exija autenticação pessoal com segurança.

 

Sobre a Zenvia

É provedora de serviços baseados em tecnologias móveis e líder brasileira em serviços de mobilidade. Foi fundada em 2003 pelos sócios Cassio Bobsin Machado e Victor Knewitz com o nome Human Mobile. Em 2011 adquiriu a concorrente Comunika, tornando-se líder em SMS corporativo no Brasil e mudou seu nome para Zenvia. Em 2012 adquiriu a Purebros, líder em soluções de carrier billing no País e em 2013 incorporou a startup Zynk, focada em distribuição de conteúdos para smartphones. Atualmente oferece soluções de SMS para mais de 4.500 empresas no País e atinge mais de 3 milhões de consumidores com serviços de conteúdo em parceria com as operadoras.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações