Programa alcançou a marca de 20 mil alunos treinados em Armazenamento, Cloud e Big Data, desde 2011, 7600 somente em 2015

O EMC Academic Alliance foi criado em 2007 pela EMC Corp. e chegou ao Brasil em 2011. Idealizado pela EMC Education Services para ajudar o mercado na formação de profissionais com conhecimentos de Armazenamento e Gerenciamento de Informações, vem crescendo e, hoje, aborda outros temas como Computação em Nuvem e Big Data.
Com o crescimento da quantidade de dados a ser armazenada, distribuída e analisada, a demanda por profissionais com esse tipo de conhecimento vem crescendo bastante no mundo todo. A EMC, como líder nesses mercados, vem ajudando a desenvolver esses profissionais tão demandados por seus clientes e parceiros de negócios.
Os cursos disponíveis no programa abordam temas relacionados a Armazenamento e Gerenciamento de Informações, Computação em Nuvem e Big Data Analytics. O conteúdo desses cursos é elaborado pela EMC Education Services e estão disponíveis comercialmente. Porém, por meio do Programa EMC Academic Alliance, todo o conteúdo dos cursos, incluindo o material didático (apostilas, guias do professor, apresentações etc.) é fornecido, gratuitamente, para as instituições de ensino e seu uso é estritamente acadêmico. Os professores são capacitados pela própria EMC e replicam esse conteúdo em sala de aula para seus alunos. O custo para as instituições de ensino, seus professores e alunos é zero. O Programa também oferece certificações acadêmicas gratuitas e desconto de 90% nas certificações profissionais relacionadas a cada curso.
Para 2016, o Programa passará a focar em pesquisa e desenvolvimento com universidades, em regime de total colaboração, no acompanhamento mais próximo a trabalhos acadêmicos, com atendimento online e de massa, e promovendo a utilização acadêmica dos materiais da EMC.
Até o final de dezembro de 2015 estavam registradas, somente no Brasil, 192 universidades, entre elas a USP, UNICAMP e a UFRJ. Essa última também parceira em no Centro de Pesquisas no RJ. No ano passado, o programa atingiu a marca de 20 mil profissionais treinados no Brasil.
Os alunos treinados dentro do Programa estão preparados para as certificações profissionais oferecidas pela EMC, que são altamente reconhecidas no mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior. Elas garantem ao empregador um alto nível de conhecimento por parte do profissional formado.
Para participarem do Programa, os estudantes devem estar matriculados em uma das universidades parceiras. A oferta dos cursos aos alunos é gratuita, mas a forma com que são ofertados varia de uma instituição para outra. Algumas oferecem os cursos como atividades extracurriculares ou de férias. Outras foram além e incluíram o conteúdo em sua grade curricular, como parte de um curso de graduação ou pós-graduação.
Para 2016, haverá novidades no Programa. “Além das atualizações de conteúdo dos cursos, teremos uma maior aproximação entre nossos centros de pesquisa espalhados pelo mundo e as universidades, promovendo uma maior colaboração científica entre a EMC e as instituições de ponta em diversos os países, incluindo o Brasil”, afirma Eduardo Lima, gerente da EMC Academic Alliance.
O Programa EMC Academic Alliance já vem ajudando alguns desses parceiros tanto com a indicação de universidades, que são fonte de material humano capacitado, quanto ao fazer a divulgação das oportunidades de estágio e emprego abertas dentro de todo o ecossistema EMC.
O sistema de certificação de profissionais capacitados e a parceria da EMC com as universidades possibilitam aos parceiros da empresa oferecer essas oportunidades diretamente aos candidatos, comprovadamente mais capacitados, tornando o processo mais prático e rápido, alem de gerar uma aceleração e uma economia no processo de treinamento desses profissionais, uma vez contratados.
No Brasil, o financiamento do programa é feito por meio do escritório do CTO da EMC Corp. e seus grupos de External Research and University Relations. O programa está presente em mais de 80 países e já formou mais de 490 mil alunos em todo o mundo, desde 2007, em mais de 2500 universidades.
“Acreditamos ser muito importante a aproximação da EMC com o meio acadêmico. Além de ajudarmos a preparar jovens talentos, temos a oportunidade de formar profissionais alinhados com a cultura da empresa, com a mesma mentalidade visionária de nossos profissionais, e que podem vir a integrar a nossa equipe de colaboradores”. Karin Breitman – VP & GM EMC Brazil Research & Development Center.
Sobre a EMC
A EMC Corporation é líder mundial em possibilitar que empresas e provedores de serviços transformem suas operações e ofereçam a TI como serviço. A computação em nuvem é fundamental para essa transformação. Através de produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seus ativos mais valiosos (as informações) de um modo mais ágil, confiável e lucrativo. Informações adicionais sobre a EMC podem ser encontradas em brazil.EMC.com.