Home Mídia Corporativa Conheça os segredos da ‘vida secreta’ das 50 maiores celebridades da Internet

Conheça os segredos da ‘vida secreta’ das 50 maiores celebridades da Internet

por Agência Canal Veiculação

Pesquisa da McAfee revela “a vida secreta dos maiores de 50” na Internet
Segundo o estudo, a geração maior de 50 anos se expõe à censura das redes sociais e arriscam-se mais, inclusive divulgando informações pessoais a estranhos

 

A McAfee, empresa líder em segurança da informação, divulga os resultados do primeiro levantamento da empresa dedicado a descobrir os hábitos e comportamentos das pessoas com idades entre 50 e 75 anos na Internet. O estudo, intitulado “Fifty Plus Booms Online (Pessoas com mais de 50 bombam na Internet) indica que a faixa etária a partir dos 50 anos está passando, atualmente, boa parte do tempo na Internet, ou seja, em média cinco horas por dia, incutindo confiança na sua atitude em relação à tecnologia. Aproximadamente 88% dos participantes do estudo dizem que se consideram tão experientes ou mais experientes do ponto de vista da tecnologia em comparação com outras pessoas da sua idade. Apesar desse proclamado nível de conforto (ou talvez por causa dele), os adultos nascidos até o começo da década de 1960 (baby boomers) estão se envolvendo socialmente na Internet, se expondo à censura das mídias sociais e a perigosos riscos à segurança, inclusive divulgando informações pessoais a estranhos.

O perigo dos estranhos continua relevante depois dos 50

Muitas pessoas da geração baby boom têm compartilhado voluntariamente informações pessoais com indivíduos que nunca viram pessoalmente (isso não inclui compras ou transações comerciais pela Internet). No geral, 57% compartilharam informações ou publicaram informações pessoais na Internet. Isso inclui 52% que compartilharam seu endereço de e-mail, 27% que compartilharam o seu número de telefone celular e 26% que compartilharam seu endereço residencial.

Segundo Michelle Dennedy, vice-presidente e diretora de privacidade da McAfee, a descoberta de que esse grupo confiante, que se diz conhecedor de tecnologia, apresenta um comportamento de alto risco na Internet é motivo para conscientizar as pessoas.

“O uso de redes sociais entre as pessoas a partir de 50 anos de idade é uma tendência, agora que elas estão se tornando mais comuns em todas as faixas etárias”, afirmou Dennedy. “No entanto, parece contraditório que o compartilhamento de informações pessoais com estranhos não os preocupe. Isso evidencia ainda mais a necessidade de entender melhor a diferença entre os riscos reais e os percebidos na Internet e a melhor maneira de se proteger.

As brigas em redes sociais não acabam na adolescência

Apesar do fato de as redes sociais terem uma reputação entre a geração mais jovem de ser uma fonte de brigas entre amigos, a pesquisa constatou que isso ocorre até mesmo nesta faixa etária. Oito em cada dez usam redes sociais, e 36% deles se conectam diariamente, abrindo as portas para as possibilidades de brigas nas redes sociais. Dezesseis por cento admitiram passar por situações negativas quando estão conectados às suas contas de redes sociais. Essas brigas respondem por 19% das alegações de que o incidente foi suficientemente grave para acabar com a amizade. Outros resultados daqueles que passaram por experiências negativas incluem mensagens inadequadas de amigos (23%) e brigas com um amigo, cônjuge ou companheiro (9%).

Falta de proteção e excesso de compartilhamento

Apesar da sua confiança tecnológica, esses adultos revelaram algumas realidades preocupantes e surpreendentes em relação à segurança online.

No geral, 57% afirmaram que compartilharam e/ou publicaram informações pessoais na Internet. Endereços de e-mail (52%), telefones celulares (27%) e até mesmo endereços residenciais (26%) foram compartilhados por esses 57% (excluindo os casos em que essas informações eram necessárias para compras pela Internet). Aproximadamente 80% dos usuários de smartphones e 43% dos usuários de tablets publicam na Internet fotos tiradas com esses aparelhos. Causa surpresa que outros 24% admitam usar seus dispositivos para enviar mensagens pessoais ou íntimas em forma de texto, e-mail ou fotografias. No entanto, mais de 1/3 deles (33% dos usuários de smartphones e 38% dos usuários de tablets) admitem não proteger seus dispositivos com senha para impedir que essas conversas picantes cheguem ao público. Pior ainda, embora quase todos (93%) afirmem que seus laptops e desktops têm software de segurança atualizado, apenas 56% dos usuários de smartphones e 59% dos usuários de tablets afirmam que seus dispositivos estão protegidos contra vírus e malware.

Uma geração de múltiplos dispositivos

Para proteção dos dados pessoais e identidade, a McAfee dedica-se constantemente no desenvolvimento de tecnologia simples e inovadora que proporcione às pessoas maior proteção a seus dados e a tranquilidade para que executem suas atividades online. Por isso, a solução McAfee LiveSafe apresenta uma abordagem abrangente de proteção, começando por um painel de controle simples na Web para centralizar o gerenciamento da segurança de todos os seus PCs, Macs, smartphones e tablets. Para aumentar o nível de proteção do consumidor, o McAfee LiveSafe também conta com um “cofre” na nuvem que usa reconhecimento facial e de voz para confirmar a identidade do usuário, de modo que eles possam armazenar com segurança informações confidenciais como registros financeiros, números de documentos de identidade e passaportes. Esta solução também permite que os usuários gerenciem suas senhas com facilidade e façam login automaticamente em todas as suas contas na Internet, usando qualquer um dos seus dispositivos.

Metodologia quantitativa

A The Futures Company realizou um total de 1.258 entrevistas pela Internet nos EUA entre consumidores na faixa etária de 50 a 75 anos para este estudo. As entrevistas foram distribuídas de modo uniforme por idade e sexo. A amostra consistiu em 15% de entrevistados hispânicos e 17% de entrevistados afro-americanos, e conseguiu uma distribuição geográfica de acordo com o censo dos EUA. As entrevistas tiveram 15 minutos de duração. Era necessário que todos os entrevistados passassem pelo menos uma hora na Internet em uma semana normal. A amostra total de 1.258 gera uma margem de erro de +/- 2,8 pontos percentuais no nível de confiança de 95%.

 

 

A McAfee elaborou um infográfico com os dados dessa pesquisa, está disponível no link: http://www.mcafeenewsletter.com.br/37.2541/SilverSurfer_PT.pdf

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