iFHC e EBS lançam “Gestão Brasil”, um programa de Gestão Pública Online que visa a capacitação de gestores públicos de todo o país
Programa foi anunciado pelo ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso nesta quarta-feira (27/11) durante evento na Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo
Foi lançado na quarta-feira (27/11) o Gestão Brasil: Gestão Pública Online – fruto de uma inédita parceria entre a Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (SP) e a Estação Business School (PR). Inicialmente foram apresentados dois cursos, que serão 100% online: um para Administração Estratégica (focado em gestores públicos que são os responsáveis pelo planejamento e estruturação dos projetos) e outro para Administração Operacional (focado em gestores públicos que são responsáveis pela implantação das políticas públicas aprovadas). Em 2014, cursos específicos também serão lançados para complementar o Programa.
O evento, que aconteceu na sede do iFHC, recebeu muitos empresários, acadêmicos, prefeitos e autoridades políticas.. O Ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, abriu o evento e falou da importância de lançar o projeto em parceria com a EBS, uma escola de grande prestígio e tradição no mercado de negócios e liderança. ?Desde que organizamos a Fundação iFHC há 10 anos a preocupação é a mesma: criar condições para estudar e melhorar nosso país. A Gestão Municipal é básica para isso. É numa cidade que o cidadão encontra o serviço público. É fundamental que os gestores estejam capacitados. Por isso, unimos a nossa expertise de setor público com a visão empreendedora da EBS para desenvolver este projeto que vai ajudar na capacitação da gestão pública e focar em todas as cidades brasileiras”, disse.
Judas Tadeu Grassi Mendes, diretor presidente da EBS, justificou o lançamento do programa e lembrou que um dos maiores desafios do Brasil tem a ver com a gestão pública que precisa melhorar, de modo a fazer mais com menos. ?O setor público fica com 36,5% do PIB mas não investe em infraestrutura nem um terço desse valor, pois o juro sobre a dívida interna, os gastos com pessoal e com a máquina administrativa consomem a maior parcela dos recursos. Motivados por essa realidade, a EBS entrou neste projeto com a competência educacional e visão empresarial. Essa soma de conhecimentos resultou em um programa inédito de ensino à distância que promete capacitar os gestores públicos com foco no município?, afirma.
Sobre o programa
Cada curso apresentado tem 22 módulos de aprendizagem e, onde cada módulo, é formado por videoaulas de 15 a 20 minutos, que podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet. O objetivo é transmitir e compartilhar conhecimentos da moderna administração com estudo de cases de sucesso, buscando a capacitação dos administradores públicos, o aprimoramento da gestão pública e a melhoria dos serviços públicos.
As aulas do Gestão Brasil são gravadas e ficam disponíveis em uma plataforma online de ensino à distância. O aluno-participante tem acesso ao sistema para verificar conteúdo, tempo de dedicação a cada matéria e ainda para fazer contato com professores e demais participantes. Para ser certificado, o aluno passará por avaliação de conhecimento e aprendizagem para cada módulo. Em caso de reprovação, é possível refazer as aulas para depois fazer uma nova avaliação.
As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas através do site do programa (www.gestaobrasil.com)
As aulas estarão disponíveis a partir do dia 15 de janeiro de 2014
Contratação
Os interessados já podem contratar o programa através do site www.gestaobrasil.com. Ao clicar em ?quero contratar?, basta seguir o passo a passo até finalizar o processo. Vale lembrar que o mínimo de senhas permitido para cada Prefeitura é de 10 usuários, pois o objetivo do Gestão Brasil é capacitar um grupo de gestores para se tornarem agentes multiplicadores de conhecimento[AO1] . O valor do investimento depende do número de colaboradores que participarão de cada programa e do tamanho do município.
O Gestão Brasil ainda vai contar com a possibilidade de empresas privadas contribuírem com bolsas de estudo para as Prefeituras de suas cidades, ajudando diretamente no desenvolvimento local.
Site: www.gestaobrasil.com