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Comunicação do IBDD em 2013

por Agência Canal Veiculação

Em 2013, tiveram destaque dois aspectos do trabalho do IBDD na área de comunicação: melhores números em exposição na mídia, com percentuais de presença maiores do que os apresentados em 2012, e início da participação nas novas formas de mídia e de canais de comunicação e mobilização. Podemos afirmar que no ano que passou o IBDD contribuiu para denunciar a exclusão social e o descaso dos governantes com o segmento das pessoas com deficiência, em um contexto de protestos e de formação de redes de mobilização em todo Brasil.
Neste sentido, um dos principais destaques do ano foi o lançamento da página do IBDD no Facebook, que se configurou como um espaço para denúncia das questões relacionadas à pessoa com deficiência e divulgação do trabalho realizado pelo Instituto, tornando-se uma ferramenta de diálogo com um público que utiliza cada vez mais as redes sociais como fonte de informação e como poderosa rede de mobilização. Entre 19 de julho de 2013, quando o espaço foi criado, e 31 de dezembro de 2013, a página recebeu 4.420 curtidas com alcance total de 189.504 pessoas. Foram postadas 179 publicações, que tiveram um alcance total de 116.253 pessoas.
Em 2013, houve um crescimento de 46% no total de espaço ocupado pelo Instituto na mídia impressa. Nas rádios, foram 191 minutos de exposição, a grande maioria em entrevistas ao vivo com membros da equipe do IBDD discorrendo sobre assuntos relacionados aos direitos da pessoa com deficiência. Este total é mais do que o dobro dos valores de 2012, que já haviam sido um avanço de mais de 20 vezes em relação ao percentual de 2011. Quanto à exposição do IBDD nos canais televisivos, houve um crescimento de quase 70%, com mais de 172 minutos de reportagens veiculadas, equivalente a 2h53minutos.
Acessibilidade ainda é o assunto de maior interesse demandado pela mídia. O IBDD foi procurado por diversos veículos de comunicação com o intuito de relatar e denunciar as dificuldades diárias da pessoa com deficiência no Rio, sobretudo em um cenário que antecede a Copa do Mundo e os Jogos Paralímpicos de 2016. Este tema também foi bastante discutido nos artigos publicados no jornal O Globo pela superintendente do IBDD, Teresa Costa d’Amaral, e pelo advogado do Instituto, Hugo Penna Barbosa.
Um ponto importante para esta questão foi o desenvolvimento da campanha do IBDD com o Meu Rio, rede de mobilização política, para aprovação de uma mudança no orçamento municipal de 2014 para obrigar a Prefeitura a investir na acessibilidade dos prédios públicos municipais. A campanha foi amplamente divulgada nas redes sociais e através da plataforma de mobilização coletiva ‘Panela de Pressão’.
O filme institucional “Candidato”, produzido pela agência de publicidade Giacometti, e veiculado ‘pro-bono’ a partir de junho de 2013 em inúmeras redes de TV, alcançou sucesso de opinião e recebeu prêmios, mostrando de forma diferenciada a irracionalidade de ações preconceituosas em relação à pessoas com deficiência. O filme certamente simboliza o trabalho realizado pela área de Comunicação do IBDD em 2013.

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