A telemetria é uma das ferramentas disponíveis para empresas que buscam reduzir gastos e melhorar a gestão de sua frota aproveitando as inovações advindas com a tecnologia. No Brasil, ela é oferecida por empresas como a Arval Brasil, multinacional francesa especializada em terceirização de frotas de veículos de empresas, desde 2012. Com esse sistema, é possível monitorar em tempo real todas as ações dos veículos – velocidade, localização, rotações por minuto, entre outros -, permitindo assim, maior controle de gastos e melhor gerenciamento do comportamento de condução.
Por meio de uma página exclusiva no site da Arval, o gestor de frota tem acesso a um mapa onde é possível identificar picos de aceleração e frenagem, horário que o veículo entrou em funcionamento ou foi desligado, rota utilizada, além da localização dos veículos, possibilitando o rastreamento mais rápido inclusive em caso de roubo.
“A telemetria permite aos nossos clientes atuar fortemente na redução das taxas de acidente e consequentemente redução de despesas, além de abrir uma imensa gama de possibilidades de gestão, como por exemplo, nas manutenções programadas e para interferir em casos de mau uso do veículo. Quando se constata que o condutor excede a velocidade com frequência, este é um indicador de que é necessário um curso de reciclagem ou direção defensiva”, conta Ricardo de Bolle, diretor comercial da Arval.
Hoje, dos 14 mil veículos administrados pela Arval, cerca de 10% já utilizam o serviço. A expectativa da empresa é ultrapassar os 2 mil automóveis com a telemetria até o final de 2014. Um dos clientes que contam com esta ferramenta é a Concremat, uma das maiores companhias de engenharia do país, que possui cerca de 500 veículos sob gestão da Arval. Cliente desde março deste ano, a empresa já possui metade da frota com telemetria.
De acordo com o Elisângela Siqueira, gestora da frota da Concremat, o uso da telemetria acarretou na mudança no comportamento dos condutores, em relação ao cuidado com o veículo, respeito às normas de trânsito, ganho de produtividade e cumprimento dos planos de serviços traçados na jornada diária de trabalho. “Com a telemetria conseguimos fazer cumprir a política de utilização dos veículos na operação, o que representa economia de combustível, aumento da segurança dos funcionários e controle da utilização do veículo apenas para fins operacionais”, finaliza a executiva.
Sobre a Arval – Fundada em 1989, a Arval, parte do Grupo BNP Paribas, é especializada em terceirização de frotas, oferecendo soluções para empresas aumentarem a produtividade dos colaboradores e terceirizarem os riscos associados ao gerenciamento de frotas. Consultoria e qualidade nos serviços são fundamentais para atender as expectativas dos clientes da Arval, que está presente em 39 países, mais de 4.000 colaboradores.