A Cisco apresentou nesta semana, durante o Mobile World Congress 2015, em Barcelona, na Espanha, o Mobility IQ, uma solução analítica inovadora em termos de Software as a Service (SaaS), que fornece visibilidade completa de toda a atividade nas redes Wi-Fi, 3G e LTE em tempo real. A solução, hospedada na nuvem, permite que os provedores de serviços identifiquem e capitalizem novas oportunidades de negócios, além de possibilitar novas experiências para os seus clientes através de um flexível modelo de serviço de consumo.
De acordo com a última edição do Cisco Visual Networking Index (VNI), que aponta as previsões sobre o tráfego global de dados móveis entre 2014 e 2019, o tráfego móvel será 10 vezes maior nos próximos cinco anos. Este aumento será impulsionado pelo crescimento exponencial da adoção de dispositivos móveis mais potentes e conexões máquina-a-máquina (M2M), com maior acesso a redes móveis mais rápidas. O estudo revela ainda que o tráfego de Wi-Fi global ultrapassará o tráfego das redes móveis em 2019, o que aumenta a importância do desenvolvimento de estratégias e tecnologias de small cells de muitas das operadoras.
O Mobility IQ leva em conta essas mudanças na indústria, oferecendo aos provedores de serviços e aos seus clientes corporativos visibilidade em tempo real das redes e do usuário, além de inteligência para Wi-Fi, 3G e LTE. Essa nova capacidade permite que as operadoras ofereçam serviços móveis diferenciados e de grande valor aos seus clientes, elevando os níveis de eficiência operacional.
Os provedores de serviços tradicionalmente tem acesso aos dados intrínsecos às suas redes. No entanto, como eles escalonam os serviços, essas informações se tornam fragmentadas em silos de tecnologia e, muitas vezes, a visibilidade é limitada nas redes internas e corporativas, onde clientes acessam os serviços móveis com mais frequência. O Mobility IQ da Cisco oferece inteligência capaz de elevar a eficiência operacional e o valor dos negócios em três segmentos importantes:
- Operações de Rede– Ao oferecer uma visão dinâmica e única da saúde de toda a rede e APIs para tomar medidas necessárias, o Mobility IQ ajuda a otimizar o desempenho e identificar áreas problemáticas para que possam ser resolvidas. Tais informações ajudam a reduzir custos e melhorar a satisfação do consumidor.
- Marketing – Com ideias mais holísticas sobre o comportamento dos usuários móveis – tais como rotas de localização e interações em mídias sociais –, o Mobility IQ permite a visualização das atividades em tempo real. Essas informações podem agregar valor aos negócios existentes, como serviços gerenciados, que podem ser ainda mais adaptados com base nos respectivos segmentos verticais da indústria.
- Serviços Gerenciados– Oferecendo aos clientes corporativos – como casas de shows, lojas e terminais de transporte público – informações práticas sobre os consumidores e suas tendências, o Mobility IQ permite que as empresas tomem decisões comerciais mais precisas.
O Mobility IQ também fornece APIs que simplificam a criação de parcerias de valor, como as relacionadas à publicidade ou mídia social. A Cisco pretende disponibilizar esse serviço para parceiros certificados.
Citações de apoio
- Kelly Ahuja, vice-presidente sênior da área de Provedores de Serviço, Produtos e Soluções da Cisco
“O Mobility IQ é um grande exemplo de execução da estratégia da Cisco para provedores de serviços, permitindo que nossos clientes gerem resultados rentáveis através da transformação. Essa solução inovadora ajuda-os a entender melhor suas próprias redes, otimizando a entrega dos seus serviços, e, fundamentalmente, aumentando sua receita.”
Recursos de suporte adicional
Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://newsroom.cisco.com/brasilnetwork. Siga a Cisco no Twitter.