Focada inicialmente na aquisição de leite, solução gerencia todas as etapas do processo, incluindo o relacionamento com o produtor
A TOTVS, líder brasileira no desenvolvimento de soluções de negócio, apresenta um novo módulo dentro de seu sistema de gestão, voltado à aquisição de produtos agrícolas. Na fase de lançamento, a ferramenta está focada na compra de leite, mas será expandida para outros insumos nas próximas atualizações. O público alvo da funcionalidade é a indústria de laticínios, que apresenta uma forte demanda por controle de qualidade.
“O setor precisa medir diversos indicadores em relação à matéria-prima comprada no momento do recebimento e, em função dessa análise, realiza o pagamento dos fornecedores. Por isso, desenvolvemos um módulo capaz de controlar cada etapa do processo, o que permite que nossos clientes reduzam riscos e custos, além de ganharem agilidade”, explica Carlos Valle, diretor do segmento de Manufatura da TOTVS.
A compra do leite envolve produtores, transportadoras e indústrias de laticínios. Por isso, a tecnologia oferecida pela TOTVS gerencia os processos da cadeia de suprimentos de forma completa, passando por aquisição, transporte, controle de qualidade, gestão de custos com captação e pagamento. Nela, é possível, por exemplo, definir rotas com pontos de coleta do insumo, informando os responsáveis.
Além disso, o monitoramento do transporte é realizado por compartimento do caminhão, garantindo toda a rastreabilidade necessária. Na entrada da matéria-prima, são registradas as informações desde a placa do veículo e nome do motorista até a quantidade, peso e volumes recebidos. A partir daí, inicia-se todo o processo de análises laboratoriais (internos e externos), permitindo a liberação ou não do lote de cada repartição para uso da indústria. Os resultados das avaliações são inseridos no ERP e um técnico responsável define a aprovação ou reprovação dos produtos, de acordo com os valores de referência previamente cadastrados.
O sistema oferece um menu de não conformidades para que cada uma seja tratada de acordo com suas características, sendo possível avaliar divergência de quantidade, qualidade, procedimentos de transporte, entre outros. De acordo com estas apurações, podem ser penalizados o produtor ou a transportadora, descontando o custo do leite não aproveitado do valor a pagar. É possível definir, de forma flexível, regras para formação dos preços que levam em conta volume, análises, bônus e punições.
Por meio dessa tecnologia, a indústria pode, também, gerenciar as parcerias feitas com os produtores. “Nesse mercado, é comum que o fornecedor do leite faça a aquisição de insumos para sua atividade em estabelecimentos conveniados com a indústria e o custo disso seja abatido do preço final do produto”, conta Valle. Nesse caso, o Fechamento Financeiro leva em consideração adiantamentos, empréstimos, convênios, entre outros, para a apuração dos Créditos e Débitos do período e fechamento do demonstrativo de pagamento.
“O módulo de gestão de aquisição de produto agrícola proporciona às indústrias que processam leite a tranquilidade de que cada preço será formado em cima dos critérios por elas definidos e, acima disso, que sua mercadoria final contará com insumos da melhor qualidade”, completa Valle.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.