Home Mídia Corporativa Brasília debate influência do biodiesel na industrialização do interior

Brasília debate influência do biodiesel na industrialização do interior

por admin

Em meio às discussões no Senado Federal sobre o projeto de lei Combustível do Futuro (PL nº 528/2020) – que estimula a produção e o uso de biocombustíveis -, um grupo de prefeitos estará em Brasília, ao lado de ministros de Estado, parlamentares e empresários para avaliarem e debaterem os reflexos da cadeia produtiva do biodiesel nos indicadores socioeconômicos de diversos municípios. Serão analisados dados inéditos como influência no PIB local, na geração de emprego, renda e atração de investimentos. Essas informações foram coletadas pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio).

O encontro acontecerá no seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”, organizado pela frente parlamentar, no Ministério dos Transportes, em Brasília, no próximo dia 27 de março, entre 8h e 14h. Segundo a organização, os ministros Alexandre Silveira (ME) e Carlos Fávaro (Agricultura) confirmaram presença, além dos parlamentares da FPBio e dirigentes das principais companhias produtoras de biodiesel e das entidades empresariais do setor.

Caminhões e grupos geradores 100% a biodiesel serão exibidos ao público

Atração à parte será a exibição ao público de cinco caminhões movidos 100% a biodiesel das montadoras Scania, Volkswagen e Volvo, que estarão na área externa do Ministério dos Transportes. Também serão expostos grupos geradores movidos apenas a biodiesel.

“Tramita no Senado Federal o projeto de lei Combustível do Futuro, já aprovado pela Câmara dos Deputados, e ele aborda a evolução da produção de biodiesel. Portanto, a FPBio considera importante promover este seminário para debater, com base em dados estatísticos, a influência que o setor de biodiesel exerce no desenvolvimento e, mais precisamente, na industrialização do interior do país”, afirma o presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

Alceu Moreira ressalta que a mostra dos caminhões e grupos geradores, que já são vendidos no Brasil usando exclusivamente biodiesel, é um complemento simbólico aos debates do seminário. A proposta, diz, é mostrar às autoridades e ao público em geral que, enquanto o país adota um teor de mistura do biodiesel ao óleo diesel fóssil de 14%, a tecnologia evoluiu e permite aos setores de transportes e de geração de energia usarem 100% desse biocombustível nos motores e equipamentos, o que contribui para reduzir o conjunto das emissões de gases do efeito estufa no país, produzidas a partir da queima de combustíveis fósseis.

Serviço:

• Seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”

• Exposição de caminhões e geradores 100% movidos a biodiesel

Data: 27/3/2024; Horário: das 8h às 14h; Organização: FPBio

Local: Auditório Professor Lourenço Chehab, Ministério dos Transportes – Brasília

Inscrição gratuita e programação – https://forms.gle/j7H4QhqeFPJuNrJL7

O evento tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio)

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações