Divisão tem crescimento impulsionado por aplicações multiplataforma, barateamento e crescente uso dos dispositivos móveis em processos operacionais do mercado corporativo.
A BinarioMobile, divisão de mobilidade do Grupo Binário, alcançou faturamento três vezes superior ao de 2011. A marca é tida como positiva, considerando-se o primeiro semestre marcado por retração de investimentos, porém, com muitas Provas de Conceito (POCs) que se converteram em contratos nos últimos seis meses. Estes projetos, especialmente junto ao mercado SMB (Small to Medium Business), impulsionaram as vendas e contribuíram para que a BinarioMobile triplicasse a base instalada de usuários de aplicativos móveis nos últimos 12 meses.
?O comportamento do mercado em 2013 foi inicialmente atípico, mas surpreendente positivo em seu fechamento?, descreve Eduardo Diaz, gerente de Soluções Móveis da BinarioMobile. ?Somada à queda dos preços dos devices, a migração de muitas companhias da plataforma Blackberry para as alternativas mais populares e pulverizadas de mobilidade, como Android, iOS e Windows Mobile, ampliaram a adesão das empresas de pequeno e médio porte aos aplicativos para dispositivos móveis que automatizam processos corporativos?, explica Diaz.
Segundo Marcela Rodrigues, gerente de Vendas da BinarioMobile, ao longo de 2013 foi possível perceber ainda o amadurecimento das empresas quanto a usabilidade ofertada pelos aplicativos. ?A maior parte das corporações fornece aparelhos a uma camada formada por diretores, gerentes e administradores para agilizar a gestão em áreas tidas como estratégicas. Neste ano, graças ao barateamento dos devices, houve a abertura aos usuários de uma nova camada. Desenvolvemos muitas aplicações móveis para processos de áreas operacionais, como Recursos Humanos, Educação e Controle Financeiro?, detalha a executiva.
Outra mudança observada pela BinarioMobile ao longo de 2013 refere-se ao escopo dos projetos. Segundo Diaz, ?até 2012, as empresas buscavam soluções pontuais, como para a automação da força de vendas. Em 2013, conquistamos projetos mais abrangentes, de médio e longo prazo. Trata-se de contratos de dois a quatro anos, que já incluem consultoria, desenvolvimento, instalação, treinamento, manutenção, novas versões para os aplicativos e expansão das funcionalidades para áreas diversas?.
Para a empresa, os bons resultados têm como principal pilar a satisfação de sua equipe. ?Oferecemos aos colaboradores uma carreira contínua. Em nosso time, os profissionais não são desenvolvedores ou vendedores. Todos são consultores, envolvem-se diretamente com o cliente. Colocá-los em contato com as reais demandas do mercado torna cada projeto estimulante, desafiador e os mantém motivados e atualizados. Neste ano, o time da BinarioMobile cresceu 25%. Em 2014, queremos duplicar os colaboradores?, afirma Diaz.
As bem-sucedidas POCs realizadas no segundo semestre de 2013 já permitem à BinarioMobile projetar um crescimento de 100% para o próximo ano fiscal. A superação dessa meta virá da busca por mais parcerias com grandes companhias do mercado, como fabricantes e canais de comercialização, e do foco na oferta de aplicativos móveis para os setores de Logística, Seguros, Finanças, Educação e Indústria, especialmente.
Sobre o Grupo Binário
Criado em 2005, em São Paulo, o Grupo Binário possui três divisões de negócios: Binário, QoS e BinarioMobile, que atuam, respectivamente, nas áreas de integração, serviços profissionais e mobilidade corporativa. Com 145 funcionários e cinco filiais, atende os mercados de Service Provider, Enterprise, Governo e Educação.
A Binário, integradora de produtos e serviços de conectividade e telecomunicações, possui expertise reconhecida e comprovada nas tecnologias: VoIP, Vídeo Conferência, Wireless, Mobilidade, Aceleração de aplicações, Roteamento, Switching, Gerenciamento e Segurança. A QoS oferece consultoria, serviços, capacitação e treinamentos. Já a BinarioMobile desenvolve projetos de soluções móveis corporativas. Mais informações: http://www.binarionet.com.br/.