A Bematech S.A. (BM&FBovespa: BEMA3) provedora de soluções completas de tecnologia para o varejo, food service e hospitality, divulga seus resultados financeiros referentes ao último trimestre de 2014 (4T14) e consolidado anual. No ano de 2014 – que marca a consolidação do posicionamento estratégico da companhia e sua atuação acertada e direcionada às verticais alvo, a empresa alcançou novo recorde de receita líquida – registrando R$ 425,6 milhões, valor 16,5% superior ao resultado consolidado de 2013. No 4T14, esse crescimento foi de 13,6%, alcançando R$ 114,8 milhões, contra R$ 101,1 milhões no 4T13.
Acentuando o crescimento estável e o sucesso da execução do planejamento desenhado para a companhia, o EBITDA no ano avançou para R$ 88,2 milhões, valor 18,3% acima do registrado em 2013, com margem de 20,7%. Quando comparamos os dois últimos trimestres de 2014 e 2013, a evolução do índice foi de 11,6%, atingindo 23,4 milhões no 4T14.
A rentabilidade da companhia seguiu em ascensão, atingindo R$ 179,8 milhões de lucro bruto, contra R$ 143,6 milhões em 2013 – evolução de 25,2%. No tri, o lucro bruto totalizou R$ 48,5 milhões, 21,9% superior ao mesmo período do ano passado. Quando olhamos para o lucro líquido, a evolução no consolidado do ano foi de 25,9%, registrando R$ 54 milhões em 2014 contra R$ 42,9 milhões em 2013. No 4T14, o lucro líquido foi de R$ 12,4 milhões, em linha com o mesmo período do ano passado.
Ao longo de 2014 os investimentos da companhia totalizaram R$ 17 milhões, correspondendo a 4% da receita líquida total, valor 6,9% superior ao registrado em 2013. Desse montante, 67% destinou-se ao desenvolvimento de novos produtos e 33% aos ativos para manutenção das operações.
Resultado por verticais
Varejo
O desempenho da vertical de varejo no 4T14 foi impactado positivamente pelos efeitos da sazonalidade, uma vez que os estabelecimentos buscam se preparar para o aumento das vendas impulsionado no período pelo Natal e Black Friday.
Com seu portfólio diferenciado – que combina equipamentos, sistemas de gestão, serviços de suporte e manutenção, meios de pagamento e soluções fiscais – a Bematech avançou fortemente tanto em novos projetos dentro dos clientes, quanto na conquista de novos estabelecimentos. É importante ressaltar ainda o aspecto da fidelização, uma vez que, com o portfólio completo e a ampla capacidade de atendimento e distribuição da Bematech, os clientes conseguem ter todo suporte em seu crescimento, o que os mantém ainda mais fiéis à marca.
Food Service
No 4T14, a vertical de food service impactou a receita da companhia de forma positiva. O lançamento no 3T14 da versão web do Bematech Chef, comercializada como SaaS (Software as a Service), em conjunto com os novos produtos colocados no mercado, como a comanda eletrônica e o GDI (Gestor de Indicadores), impulsionaram o resultado da vertical.
Com o portfólio mais robusto, foi possível perceber o avanço de vendas por parte das revendas, que passaram a levar soluções com mais funcionalidades aos seus clientes, ampliando as oportunidades de receita recorrente por meio de inovações que agregam valor às soluções. A expansão do número de revendas também contribuiu para os resultados do segmento, fortalecendo ainda mais a capilaridade da companhia. O treinamento desses canais é outro diferencial da Bematech, principalmente se considerarmos o processo de expansão e interiorização das novas redes. No trimestre, também houve avanço no mercado corporativo de redes e franquias, tanto de redes nacionais como internacionais.
Acompanhando o futuro do varejo, a Bematech está concluindo a integração do sistema de gestão da vertical com os aplicativos de delivery que estão ganhando espaço em bares, restaurantes e lanchonetes.
Hospitality
Como nas demais verticais, 2014 também foi positivo para hospitality. Em Hotéis, a Bematech registrou aumento do número de clientes, tanto pela expansão da base existente – que continua com a abertura de novas unidades, principalmente no interior – como pela conquista de novas redes, sendo algumas internacionais, que iniciaram em 2014 seus primeiros investimentos no Brasil. Além disso, diferentes fontes de receita têm surgido com o lançamento de novas funcionalidades e produtos – como as soluções de mobilidade – e a prestação de serviços e consultorias.
A receita do sistema de reservas manteve a evolução dos últimos trimestres, principalmente pelo aumento de reservas efetuadas pelos GDSs (Global Distribution Systems) e OTAs (Online Travel Agencies).
Já no setor de Transportes, a receita foi impactada pelo aumento de venda de soluções e cross-selling nos clientes, como também pela continuidade da evolução das vendas de micro-seguros e serviços de IaaS (Internet as a Service). Outros destaques do 4T14 foram as vendas dos terminais de autoatendimento com sistema de gestão embarcado e as vendas de soluções fiscais, fazendo frente à resolução nº 4.282 de 17/02/14 da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT).
Ainda nesse mercado, cujo foco é automação do ponto de venda, ingressamos em um novo segmento de transportes terrestres, com destaque para a conquista de um novo cliente no mercado do Chile, bem como novas perspectivas que se abrem no cenário nacional.
Operações de Venda e Cobertura Comercial
O ano teve sua sazonalidade afetada pela Copa do Mundo. Diferentemente do tradicional – no qual o primeiro semestre é mais fraco para o varejo e o segundo semestre mais aquecimento dado a preparação para o final do ano – 2014 registrou um pico no primeiro trimestre, com evoluções mais amenas ao longo dos demais períodos.
Ainda assim, passado o período de Copa do Mundo e eleições presidenciais, as vendas no 4T14 se mantiveram estáveis. A diversificação e amplitude das revendas com as quais a Bematech trabalha fizeram uma importante diferença nesse trimestre, mantendo os impactos positivos sobre a receita total da companhia. Ainda no 4T14 houve destaque para o lançamento do Bemacash, solução de automação comercial baseada em mobilidade, software na nuvem e integrada com meios de pagamento com a parceira Rede, destinada aos pequenos varejistas.
Meios de Pagamento
As soluções de meios de pagamento mantiveram bom ritmo de vendas no 4T14. O lançamento do TEF mobile para tablets e smartphones, anunciado no 3T14 intensificou a presença da companhia nesse mercado. Com o desenvolvimento de novos canais de vendas participantes do programa Bematech Mais, a base instalada do BemaTEF tem aumentado significativamente e, atrelado ao portfólio completo de soluções, continua alavancando os negócios das revendas e da Bematech.
Soluções Fiscais
As mudanças sobre as futuras soluções fiscais se intensificaram ao longo de 2014. Atualmente, cinco Estados já iniciaram as mudanças para a NFC-e, são eles: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Por meio de sua Plataforma Fiscal, lançada no 2T14, a Bematech tornou-se capaz de atender, com uma única solução, a todos os modelos presentes no mercado – ECF, NFC-e e SAT. As diferentes exigências por Estado estimularam as vendas dessa solução principalmente no mercado corporativo de franquias e grandes redes, que precisaram se adequar aos modelos fiscais nos diversos Estados em que atuam.
Além disso, mais uma vez a capilaridade tem feito diferença, pois o número de revendas e sofware houses homologadas e treinadas a comercializar a solução tem aumentado significativamente tri a tri.
Para ler o balanço do 4T14 na íntegra, acesse a página de Relações com Investidores da Bematech: www.bematech.com.br/ri
Declaração:
Cleber Morais, presidente da Bematech
“2014 foi um ano extremamente produtivo. A venda integrada de hardware, software e serviços atrelada ao sistema de meios de pagamento, tem impactado positivamente a evolução dos negócios da Bematech. Para que isso fosse possível, mudamos a estrutura organizacional da companhia no início do ano, fortalecendo a especialização nas verticais nas quais atuamos – Varejo, Food Service e Hospitality – e favorecendo o desenvolvimento de produtos e soluções mais aderentes.
Foi também um ano difícil para o varejo, mas com nossa estratégia conseguimos manter a resiliência de nossos resultados. Existem muitas oportunidades de crescimento orgânico no varejo dado às transformações pelas quais o mercado vem passando e entendemos que a tecnologia será cada vez mais estratégica.
Destaco ainda o sucesso das aquisições da RJ Participações e da UNUM ao longo de 2014. A RJ obteve o melhor resultado da sua história e a UNUM colocou a Bematech em um novo patamar tecnológico, nos permitindo entrar em novos mercados, conquistar novos clientes e iniciar um processo de padronização dos sistemas de back-office de nossas verticais, que resultará em vantagens competitivas e redução de custo. Fica claro, portanto, nossa estratégia de “make, buy or aliance”, pela qual enxergamos a sustentabilidade da evolução dos nossos negócios e resultados.
Para 2015, estamos preparados e comprometidos para continuar avançando, executando nosso plano já estruturado para os próximos anos e provendo cada vez mais eficiência aos mercados nos quais estamos inseridos”.
Sobre a Bematech
A Bematech (BM&FBovespa: BEMA3) é uma multinacional brasileira líder no desenvolvimento de soluções completas de tecnologia para os segmentos de varejo, food service e hospitality. Por meio de uma plataforma integrada de equipamentos, softwares de gestão e serviços – que automatizam processos e apoiam a gestão comercial – as soluções da Bematech permitem que estabelecimentos conquistem mais rentabilidade e controle de suas operações. São mais de duas décadas de pioneirismo, com uma oferta completa e inovadora, que proporciona ao setor agilidade, eficiência e competitividade, independentemente de seu segmento e porte de negócio. Com atuação abrangente, a Companhia está presente em aproximadamente 500 mil estabelecimentos comerciais no Brasil e no exterior, incluindo grandes redes globais de varejo, alimentação e hotelaria. Possui quatro centros de excelência em P&D e conta com cerca de mil colaboradores que atuam no Brasil, China, Taiwan, EUA, Argentina, Chile e Portugal.