A automação de vendas, definida como uma aplicação de tecnologia no apoio aos esforços da atividade propriamente dita, tem sido uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que buscam melhorias e produtividade nos seus processos de vendas.
Segundo Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil, e também professor em Vendas e Marketing na Business School São Paulo; um sistema de automação de vendas bem projetado sempre otimiza a eficiência da área de vendas e, consequentemente, a todos os processos envolvidos.
“A automação de vendas é uma ferramenta que tem o potencial de aumentar significativamente as vendas. Além disso, trata-se de uma tendência inevitável. Mais dia, menos dia, todas as empresas terão que investir na estratégia, se quiser garantir produtividade e competitividade”, alerta o executivo.
Para justificar a importância da aplicação da automação de vendas nos negócios, Enio Klein cita alguns dos benefícios proporcionados pela estratégia:
– Maior precisão e assertividade na previsão de vendas
– Aumento das vendas
– Melhor gerenciamento de equipes e da rede de canais
– Melhor gerenciamento da produtividade e dos recursos dos vendedores
– Apoio aos vendedores em suas atividades diárias
– Aproximação com o cliente e maior capacidade para compreensão de suas necessidades
– Ganho de tempo para maior contato direto com o cliente
– Possibilidade de trocar informações em tempo real, tornando a equipe mais eficiente e competitiva
– Redução de custos com comunicação
– Melhor gerenciamento de listas de clientes, de contas, de compromissos, de produtos e de preços
– Sustentabilidade, já que livra o processo dos métodos baseados nos papéis
“Vale lembrar que as soluções de automação de vendas variam muito em capacidade. Portanto, para que o investimento na automação de vendas atinja os resultados esperados, é preciso haver envolvimento de toda a equipe no sentido de compreender as funcionalidades da solução e como aplicá-las com precisão nas suas atividades de vendas”, finaliza Enio Klein.
Sobre a SalesWays
A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos Sales Cycle Manager e pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management).