Empresa anuncia Presidente e Diretor Executivo que estarão no comando das operações para ampliar a oferta de serviços gerenciados e apoiar a transformação digital dos clientes
A Ativas, uma das principais provedoras de serviços gerenciados de TI (MSP – Managed Service Provider), anuncia a nomeação de Gutembergue Rodrigues, como Presidente, e Luiz Caloi, como Diretor Executivo de Data Center e Cloud. A divulgação acontece após a recente aquisição realizada pela Sonda, maior companhia latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação e que responde por 60% da composição acionária da empresa antes pertencente à Cemig e ao Asamar, dois grandes grupos mineiros responsáveis agora por 40% da operação.
Os dois executivos vieram da Sonda para comandar a Ativas. Gutembergue Rodrigues possui cerca de 20 anos de trabalho no setor de tecnologia, dos quais 15 anos se dedicou à Sonda, atuando em diferentes áreas e diretorias comerciais, inclusive regionais, como a de Minas Gerais durante seis anos. Antes do anúncio de hoje, ocupava a Vice-Presidência de Vendas da Sonda no Brasil.
O executivo mineiro é formado em Tecnologia e Processamento de Dados e possui pós-graduação em Gestão Empresarial com foco em TI pela FGV. Foi escolhido para liderar a Ativas devido à sua experiência e conhecimento do mercado local. Será responsável pela estratégia de negócios que visa a ampliação de ofertas do novo portfólio da Ativas, agregando experiência na aplicação de práticas para a melhoria da jornada do cliente.
“A nova fase da Ativas vai ser positiva para todos, principalmente para os clientes, que terão acesso a serviços de classe mundial e que integram uma das mais modernas infraestruturas de Data Center com os quarenta anos de experiência da Sonda”, diz o Presidente.
Luiz Caloi atuava na Sonda desde 1999. Nos últimos dois anos, atuou na liderança de Data Center e Cloud Computing, como Diretor Executivo dessas duas áreas. No período, desenvolveu o bem-sucedido plano da integradora para fortalecer sua posição no mercado de serviços gerenciados para Data Center e Cloud, focando em vendas consultivas e na entrega de soluções de valor adicionado. É formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV.
Como Diretor Executivo da Ativas, a meta de Caloi é transformar a venda transacional em um processo baseado em solução de negócio para o cliente. “Faremos uma composição da estrutura robusta do Data Center da Ativas com a oferta de serviço da Sonda, o que resultará em uma proposta de padrão global para o mercado”, explica o executivo.
A oferta de MSP já está sendo disponibilizada para Minas Gerais e também nacionalmente, incluindo mercados estratégicos como Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul. “Com a ampliação da atividade de serviços gerenciados em Nuvem, que será baseada no conhecimento e na maturidade do modelo de governança da Sonda, queremos apoiar os clientes na transformação digital de suas estruturas. Assim, as empresas terão condições de se dedicarem à transformação dos negócios enquanto a Ativas cuida de toda a infraestrutura necessária para essa transição”, diz Caloi. O executivo destaca que as ofertas da Ativas serão mais consultivas e direcionadas ao desenvolvimento das empresas, apoiando na alavancagem das vendas, na eficiência e na produtividade dos clientes.
A soma dos portfólios da Ativas e da Sonda, que conta atualmente com uma rede de Data Centers na América Latina, incluindo três centros com certificação internacional Tier III, amplia a capacidade das companhias de atuarem junto a grandes clientes. Além disso, fortalece a oferta de Cloud Computing no Brasil por meio de uma operação que antecipa em pelo menos quatro anos otime-to-market por se tratar de um centro de dados com tais características. A Ativas reúne uma base de mais de 110 clientes e uma equipe de cerca de 300 profissionais, que agora se somam aos 12 mil colaboradores da Sonda no Brasil.
Sobre a Ativas
A Ativas é uma das principais provedoras de serviços gerenciados de TI (MSP – Managed Service Provider). Controlada pelos grupos Sonda, Asamar e Cemig, oferece uma plataforma completa de infraestrutura e gestão de serviços para empresas que buscam alinhar a TI aos negócios. Possui uma das mais modernas infraestruturas do Brasil, incluindo certificações como Tier III (projeto e operação), ISO 20.000 e ISAE 3402 para atestar a qualidade e a segurança dos seus serviços.
Sobre a Sonda América Latina e a Sonda IT
A Sonda é a maior integradora latino-americana de serviços e soluções de Tecnologia da Informação (TI). Fundada em 1974, a companhia tem presença direta em dez países da região, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. Atualmente, a empresa opera com 22 mil colaboradores e seu faturamento em 2015 alcançou a marca de US$ 1,2 bilhão. Suas principais áreas de negócios são os serviços de TI em diferentes modalidades, aplicações e infraestrutura. Sua cobertura de negócios compreende uma ampla diversidade de indústrias. No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989 e está presente nos principais Estados do País.