Anuário estatístico do Setor Aquaviário passou a ser feito em um terço do tempo e com metade das pessoas dedicadas
São Paulo, fevereiro de 2016 – Anualmente, a Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, disponibiliza informações do transporte aquaviário e movimentação de cargas e passageiros no país. Até o fim de 2014, a consolidação das informações era feita manualmente por 6 pessoas e levava 3 meses para ficar pronto. Em busca de agilidade, a Agência adotou o QlikView, solução de Data Discovery da Qlik, o que melhorou a produção e análise de dados. Com a adoção da ferramenta, o anuário passou a ser desenvolvido em 1 mês por 3 pessoas – responsáveis somente por validar e analisar as informações, não mais por gerá-las e cruzá-las.
Como os dados são corelacionados automaticamente ao serem carregados no QlikView, a solução também tem apoiado a Antaq no dia a dia, uma vez que facilita a análise das informações. “Tivemos um ganho imensurável na velocidade de produção de dados para tomada de decisão. Hoje, todas as nossas unidades e postos avançados atualizam o trabalho de campo em um sistema unificado, o que nos permite fazer a gestão e fiscalização em tempo real”, aponta Rafael Galvão Gerente da Superintendência de Fiscalização daAntaq. “Isso nos garante mais transparência e nos permite realizar análises e tomar decisões com base em uma visão completa do setor”. Todas essas mudanças transformaram o anuário da Antaq em um portal online, atualizado frequentemente, onde os cidadãos encontram informações precisas sobre as atividades de transporte aquaviário.
Para garantir a confiabilidade de seus dados, a Antaq trabalha com um conceito de barramento – uma base, gerenciada pela área de TI, que reúne e disponibiliza todas as informações oficiais da agência. “Garantir a governança dos dados é muito importante para que não haja inconsistências no futuro, por isso é essencial o apoio da área de Tecnologia da Informação”, afirma Eduardo Kfouri, VP daQlik para a América Latina, “No entanto, além de assegurar que seus dados estão corretos, a Antaq também os deixa à disposição de seus colaboradores, para que eles possam fazer análises e descobertas próprias, que podem melhorar tanto seu dia a dia, quanto o futuro da companhia – este conceito, chamado Data Discovery, é o futuro do Business Intelligence”.
Para adquirir a ferramenta, desenvolver os primeiros dashboards e receber treinamentos, a Antaq contou com o apoio da Toccato, elite master reseller da Qlik. “Foram mais de mil horas de consultoria. Trabalhamos juntos para compilar os bancos de dados e criar cruzamentos que fizessem sentido para o cliente”, afirma Simoni Oliani, CEO da Toccato. “Após os treinamentos, a organização assumiu o desenvolvimento dos dashboards e, hoje, consegue trabalhar com autonomia e assertividade”, conclui.
Sobre a Qlik
A Qlik é líder em visual analytics. Seu portfólio de produtos atende às crescentes necessidades dos clientes a partir de relatórios e análises de dados self-service, bem como análises guiadas e personalizadas. Cerca de 37 mil clientes confiam nas soluções Qlik para dar significado às informações de diversas fontes e explorar as relações entre os dados que geram boas ideias. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a Qlik possui escritórios em todo o mundo e conta com mais de 1700 parceiros em mais de 100 países.