Com a solução web-to-print da AlphaGraphics, a Revista BLACK&WHITE IN COLOR só será impressa depois de vendida, sem desperdício de papel e devoluções. Ao mesmo tempo, todas as impressões serão ecologicamente responsáveis, certificadas com o selo FSC – Forest Stewartdship Council (Conselho de Manejo Florestal), selo que atesta que os papéis utilizados são de áreas controladas e rastreadas.
“Esta é uma grande tendência e desafio do mercado editorial de revistas, livros e jornais no mundo inteiro. É mais uma iniciativa que servirá para a construção do modelo de negócios para o futuro desta indústria, prevendo edições sob demanda e sem encalhes ou desperdícios”, afirma Rodrigo Abreu, sócio-presidente da AlphaGraphics Brasil.
A impressão sob demanda já é tendência na indústria de publicações, sobretudo para revistas específicas e verticais, por ser um modelo de negócios em que as cópias não são impressas até que sejam encomendadas. Além de imprimir exatamente o que se irá consumir, essa tecnologia viabiliza alterações de última hora, regionalização de anúncios e capas personalizadas. Outra vantagem é que a publicação jamais fica indisponível ou sai de catálogo.
“Não ha dúvidas que o meio digital ainda crescerá e muita coisa no papel deixará de existir, mas certos livros, ilustrações e fotografias são muito melhores quando podemos tatear. É uma sensação que faz o material ter mais valor. O ter em mãos, por mais que pareça piegas, ainda emociona”, explica Marcello Barbusci, fundador e editor da BLACK&WHITE IN COLOR. “Na verdade, essa ideia nos foi imposta pelos leitores. Começamos a receber solicitações de como ter a versão impressa da revista não apenas no Brasil, mas em países como Portugal, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Vietnã e Hong Kong, entre outros”, completa.
Publicação bimestral voltada para fotógrafos, curadores, galeristas, diretores de museus, laboratoristas e donos de lojas de equipamentos, a BLACK&WHITE IN COLOR traz conteúdos relacionados à história da fotografia, Fine Art, mobilephotos, grande e médios formatos, a fotografia no design, streetphoto e exposições, entre outros temas.
“A impressão da revista foi além das minhas expectativas, superou em muito o que eu imaginava ter como produto final. Se vendermos uma ou 1 milhão de revistas, estaremos atendendo o mercado de uma forma coerente e consciente, porque somos on-demand”, comenta Barbusci.
A revista pode ser adquirida no site www.bwincolor.alphagraphics.com.br e será comercializada inicialmente no formato Letter (21x28cm), embora outras opções ainda estejam sendo estudadas. A próxima edição, a de número #04, será lançada na primeira quinzena de novembro, mas as edições anteriores também estão disponíveis no formato impresso.
Vale lembrar que a AlphaGraphics Brasil possui o projeto agBook, que permite com que autores independentes publiquem e vendam seus livros com total autonomia, além de também ser responsável pela impressão sob demanda de jornais de mais de 190 países, serviço procurado principalmente pelo setor hoteleiro. Agora, a empresa parte para o segmento de revistas, por meio do mercado de fotografia, atuando com imagens que exigem estrema qualidade, cobrindo assim os três pilares experimentais sob demanda da área editorial.
Comemorando 43 anos em 2013, a rede AlphaGraphics conta com mais de 280 unidades, oferecendo uma imensa variedade de soluções para design, impressão em grandes formatos, offset, comunicação de marketing, produtos promocionais, arquivos digitais e serviço de envio para empresas de todos os portes. Hoje, as franquias da AlphaGraphics estão nos Estados Unidos, Brasil, China, Hong Kong, México, Arábia Saudita e Grã-Bretanha. No Brasil há 23 anos e em plena expansão, a rede nacional conta com unidades que atuam com a missão de trabalhar com pessoas para planejar, produzir e gerenciar suas comunicações visuais, ajudando os clientes a atingir seus objetivos de forma mais eficaz e com confiança.
A AlphaGraphics conta com uma divisão exclusiva de marketing direto e inteligência de dados, a agDirect crossmedia , que desenvolve campanhas completas com ferramentas como URLs Personalizadas (P-URLs), crossmedia, variable mapping, e-mail marketing personalizado, QR-Code, Realidade Aumentada, web-to-print, transpromo, entre outras tecnologias.
Outro projeto é o agBook , divisão de livros sob demanda e publicação gratuita que permite com que escritores editem e publiquem seus livros (ao preço sugerido pelos próprios), sem tiragem mínima. Além da entrega via correios, os clientes também podem retirar os livros nas lojas AlphaGraphics homologadas.
Criado a partir das tendências de mobilidade, customização em massa, aplicações na nuvem e personalização de produtos, o agFoto é um aplicativo gratuito onde é possível customizar cartões postais, agendas e cadernos. Voltado para empresas e usuários de smartphones e tablets, permite a criação de produtos individualizados e únicos, usando as fotos dos próprios devices ou de mídias sociais. Para o segmento B2B, o agFoto também oferece a produção em grandes quantidades para eventos ou brindes, além da opção de vale-presentes.