Empresa aposta em Real Time Bidding (RTB) para atender evolução do mercado de display online
A AdTrade, empresa de serviços e tecnologia para publicidade online, fundada no início de julho deste ano por Fernando Mifano Galender e Robson Del Fiol, é a 3ª investida da Project A Ventures no Brasil. A empresa, que recebeu um aporte de R$ 1 milhão de reais, utiliza plataforma Appnexus e algoritmos de análise de performance para gerenciar orçamentos de campanhas de display, retargeting, Facebook e Youtube em diferentes dispositivos para seus clientes.
O Brasil já é o 5º maior mercado de publicidade mundial, com investimentos que somam mais de US$ 22 bilhões. De acordo com o relatório da eMarketer, a fatia referente a publicidade online deve representar mais de US$ 3 bilhões no próximo ano. ?A internet é a mídia que mais cresceu no último ano e o cenário todo é muito animador, principalmente com as empresas se preparando para aproveitar o momento da Copa do Mundo no ano que vem. A expertise da Project A também entra como recurso chave para alavancar os resultados do negócio no Brasil?, complementa Robson.
A empresa nasceu em razão de uma evolução natural do mercado. Nos Estados Unidos, o Real Time Bidding (RTB) já representa 20% dos orçamentos de display online. No Brasil, esse número não chega nem a 1% ainda, mas a expectativa é fechar 2013 com um número três vezes maior. Fernando explica que o RTB é para o mercado publicitário o que foi a modernização da bolsa de valores para o mercado de capitais, ?Essa tecnologia simplifica o processo de compra e venda de espaços publicitários online e permite que o anunciante segmente seu público com base em comportamento, interesses e dados geo-demográficos, tornando seu display mais eficiente. Assim, o anunciante pode trabalhar branding e performance, otimizando o retorno sobre o investimento?.
Tecnologia e pessoas
A tecnologia disponível é responsável por boa parte do trabalho, mas a capacidade analítica da equipe é essencial para que ela seja bem administrada. ?Aplicamos as melhores práticas utilizadas em mercados mais maduros para fazermos ajustes de rota e entregarmos o melhor resultado. Trabalhamos muito próximos ao cliente, e é nosso papel ajudá-lo a compreender o comportamento da sua audiência?, afirma Del Fiol.
Por isso, além do suporte e mentoria da equipe da Project A, a AdTrade conta com uma equipe de traders responsáveis pelo gerenciamento das contas, que respondem também pela estratégia de campanha e pelo acompanhamento diário de desempenho.
Sobre os empreendedores
Fernando Mifano Galender é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e pela Universidade de Copenhagen. Especialista em marketing digital, desenvolveu grande parte de sua carreira assessorando e participando do desenvolvimento de empresas estrangeiras no país.
Robson Del Fiol é administrador de empresas e concluiu MBA na FGV com especialização em gestão de negócios para profissionais internacionais na Universidade da California Irvine. Nos últimos sete anos trabalhou para IBM e SAP com foco no desenvolvimento de negócios, mas, em sua trajetória profissional já atuou em diversos outros segmentos B2B e B2C.
Mais sobre a Project A Ventures
A Project A Ventures nasceu há quase dois anos em Berlim como uma nova categoria de empresas hoje conhecida como company builder, um misto de Venture Capital e desenvolvimento de empresas. A empresa chegou ao Brasil em setembro de 2012 e conta hoje com um aporte ?80 milhões dos grupos Otto e Axel Springer para participar do desenvolvimento do ecossistema de internet e mobile no Brasil e na Alemanha. Por enquanto, a empresa conta com outras duas empresas em seu portfólio brasileiro, a Natue (www.natue.com.br), um e-commerce de produtos naturais e saudáveis, e a Epicerie (www.epicerie.com.br), um e-commerce de vinhos no modelo de flash sales.