MATERA Systems oferece solução no modelo SaaS (Software as a Service)
O crescimento do número de shoppings no país vem alavancando todos os indicadores desse setor nos últimos anos. De acordo com dados da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Brasil conta atualmente com 476 estabelecimentos, que em 2012 empregaram 877 mil pessoas.
Para acompanhar a evolução do mercado, as empresas que fazem parte do segmento de shoppings estão em busca de ferramentas que aumentem sua eficiência. É o caso da ABL Shopping, especializada no planejamento, desenvolvimento, comercialização e administração desses empreendimentos, que adotou um ERP (Enterprise Resource Planning) em nuvem para suas transações. Com 36 empreendimentos em 14 estados no país, a ABL implantou o sistema em nuvem no intuito de flexibilizar seus processos operacionais internos. Com isso, os acessos aos dados e a gestão foram aprimorados, reduzindo custos e o tempo de implantação de medidas organizacionais. “A velocidade de implantação, a flexibilidade operacional para os processos internos e a necessidade de agilizarmos o nosso sistema para tornar a administração mais simples e eficaz, foram pontos determinantes para aderirmos ao cloud”, afirma Rafael Pesce, CFO da ABL Shopping.
Essa adoção é uma tendência de mercado e diversas pesquisas têm sido feitas para mapear como esse movimento irá se concretizar. Um estudo realizado no ano passado pela IBM, em parceria com o instituto Economist Intelligence Unit, apontou que o número de organizações que usará o cloud computing vai dobrar até 2015. A pesquisa foi realizada com 500 executivos de diversos países.
A solução escolhida pela ABL faz parte da suíte de produtos para Gestão Empresarial da MATERA Systems, empresa especializada no oferecimento de sistemas e serviços de TI para os mercados financeiro, corporativo e de varejo. A ABL utiliza os recursos por meio da modalidade SaaS (Software as a Service), uma forma de entrega em que os dados ficam armazenados em data centers externos – uma parceria da MATERA com a AWS (Amazon Web Services), divisão da Amazon dedicada ao modelo cloud computing. Além disso, a empresa conta com todo o gerenciamento de infraestrutura e atualização de software da MATERA Systems.
“O uso do cloud computing aplicado à gestão deve se tornar cada vez mais comum, pois esse modelo traz muitos benefícios para as empresas. Um dos principais é a redução de custo com infraestrutura, o que possibilita dedicar mais tempo ao negócio. Além disso, o modo de armazenamento de informações que oferecemos, que proporciona confidencialidade dos dados e confiabilidade do acesso, são determinantes para a adoção do modelo em nuvem”, conclui o CEO da MATERA Systems, Carlos Augusto Leite Netto.
Sobre a MATERA Systems
A MATERA Systems fornece soluções de TI para os mercados financeiro e corporativo, e é uma das pioneiras no mercado global de exportação de software. Seus sistemas estão presentes em cerca de 60 instituições financeiras do país. Com 25 anos de atuação, a empresa conta com cerca de 250 profissionais distribuídos nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Maringá e EUA.
Sobre a ABL
O mercado de Shopping Centers é um dos que mais cresce no Brasil. Acompanhando esse desenvolvimento, a ABL Shopping cresceu e tem um plano de expansão para investir mais de R$1 bilhão nos próximos anos. Desde 1985, os profissionais da ABL Shopping já planejaram e comercializaram mais de 30 grandes shopping centers no Brasil, o que representa cerca de 10% da área bruta locável brasileira. São mais de 5.900 lojas locadas, 36 shoppings, em 14 estados. A empresa mostra ao mercado sua capacidade de realização unindo-se à solidez do banco Brasil Plural, o que lhe conferiu a capacidade de investir R$ 1 bilhão em 10 novos shoppings centers.
A ABL Shopping tem como objetivo criar oportunidades para superar as expectativas dos novos consumidores.