404
Realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, o congresso SET 2011, prestigia o trabalho do setor em paralelo com a Broadcast & Cable, durante a cerimônia de abertura, além de citar os principais assuntos que serão abordados
Em um ambiente composto por cerca de 900 profissionais envolvidos com a tecnologia – seja ela aplicada aos negócios ou até mesmo como consumidor – a cerimônia de abertura do congresso SET 2011, aconteceu hoje, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento foi apresentado por profissionais de renome do mercado de tecnologia da informação e abordou os principais temas que serão discutidos durante os quatro dias de feira.
A apresentação foi introduzida pela presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, que abordou a ampliação dos impactos dos televisores pagos com a criação do Projeto de Lei 116 da Câmara, do ano de 2010, pelo deputado Paulo Bornhausen, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado. “A Internet está cada vez mais em expansão com isso, banda larga e TV aberta devem se complementar e não brigarem entre si”, ressalta a executiva. O novo projeto de lei altera a Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, e as Leis nºs 11.437, de 28 de dezembro de 2006; 5.070, de 7 de julho de 1966; 8.977, de 6 de janeiro de 1995 e 9.472, de 16 de julho de 1997; e dá outras providências.
A presidente da SET também atenta para tecnologias como 4K, TV na nuvem, captação de áudio para TV e cinema e Rádio Digital que serão discutidas no decorrer do congresso. “A apresentação e implantação de todas essas tecnologias apresentam múltiplos desafios para todos os envolvidos, principalmente em termos da oferta de recursos humanos qualificados. Vamos discutir esses importantes temas e não há dúvida de que tamanha carga de conhecimento teórico e prático vem exigindo habilidades e competências em postos de trabalhos não preparados até então”, explica.
A questão do espectro também foi citada como o tema mais polêmico do congresso. Pela primeira vez no Brasil, o vietnamita Pham Nhu Ha, representando os serviços de radiofusão da UIT, enfatiza a importância do papel do brasileiro que está sempre logado. “O Brasil está garantindo que todos tenham acesso ao progresso e isso é nítido”, comenta. Para ele, ao falar em espectro, de acordo com os padrões digitais, a transição já foi iniciada.
“O atraso de alguns marcos regulamentários é uma realidade, porém os brasileiros estão cada vez mais participativos na discussão da distribuição do conteúdo, a cultura brasileira está cada vez mais presente no mundo inteiro”.
Direcionada a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações, a Broadcast & Cable, conta com convidados profissionais expoentes para compor os painéis. O objetivo proposto é exatamente debater e discutir assuntos para o melhor direcionamento, entendimento e aproveitamento dos mesmos.
O maior evento de rádio, televisão e cinema da América Latina, segue até dia 25 de agosto e promete reunir mais de 10 mil profissionais de mídia do mundo todo. A programação do evento inclui 180 palestras distribuídas em 45 sessões. A programação completa está disponível no site.
Em paralelo acontece a Feira Internacional de Tecnologia em Equipamentos e Serviços para Engenharia de Televisão, Radiodifusão e Telecomunicações, a SET Broadcast & Cable, que traz as principais tendências, lançamentos e atualidades deste mercado.
SET
A SET é uma associação técnico-científica de profissionais e empresas, sem fins lucrativos, fundada em 1988. Sua finalidade é difundir, expandir, estudar e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos, operacionais e científicos das áreas de televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias. Ela promove diversas atividades como congressos, seminários, cursos, grupos de estudo, publicações e internet.
Broadcast & Cable
Em sua 20ª edição, é a principal Feira de Engenharia de Televisão, Rádio e Telecomunicações da América Latina, direcionada a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações. São esperados 10 mil visitantes de todo o mundo e a presença de 180 expositores representando centenas de marcas. Nos últimos anos, o evento tem contado com pavilhões internacionais, e a novidade nesse ano é o Pavilhão da Inglaterra.
Serviço
SET 2011 – Congresso de Tecnologia de Televisão
Local: Pavilhão de Conferências – Centro de Exposições Imigrantes.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes – Km 1,5. São Paulo – SP. Brasil.
Data: de 22 a 25 de agosto de 2011.
Horário: das 9h às 17h.
20ª Broadcast & Cable
Local: Centro de Exposições Imigrantes.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes – Km 1,5. São Paulo – SP. Brasil.
Data: de 23 a 25 de agosto de 2011.
Horário: das 12h às 20h.
Sobre a SET Broadcast & Cable
Em sua 20ª edição, a SET Broadcast & Cable é reconhecida como a principal iniciativa no segmento de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiofusão e telecomunicações da América Latina. Além da feira com expositores nacionais e internacionais, o evento contempla o Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão.
O público previsto é de 10 mil pessoas entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.
Siga SET Broadcast & Cable no twitter: @broadcast_cable