Relógios com múltiplas funções, carros integrados a diversos aplicativos, TVs flexíveis e cada vez maiores. Estas foram apenas algumas das novidades do CES (Consumer Electronic Show) de 2014. A feira realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, é considerada a maior de tecnologia em todo o mundo.
Os produtos apresentados por lá reforçam a tendência do mercado: conectividade nos mais diversos itens, como carros, relógios e até óculos. O setor cresce assustadoramente e facilita a vida do consumidor final.
Basta notar a forte presença de montadoras, que nem esperaram o Salão de Detroit (maior evento sobre automóveis) para apresentar novidades relacionadas à integração do carro com diversos aplicativos. Outra boa novidade que deve mexer com a vida das pessoas são as TVs inteligentes e que possibilitam diferentes graus de flexibilidade na tela, permitindo melhor visualização e conforto.
As facilidades irão agradar clientes de todos os lugares, inclusive do Brasil. Além da possibilidade de encontrar conectividade em tudo, foi na CES 2014 que o país conseguiu se conectar em definitivo com o que há de mais moderno em tecnologia.
Os produtos que estão sendo comercializados na Europa chegam simultaneamente ao Brasil. É um grande marco para uma multinacional ser reconhecida por aqui. Deixamos de ser “o país que recebe as novidades depois” e passamos a ser público alvo das grandes corporações. Alguns dos itens apresentados estarão disponíveis em terras brasileiras já em março.
Essa mudança ocorre justamente no momento em que o consumidor brasileiro ficou mais exigente com a oferta de dispositivos tecnológicos. Avançamos muito nos últimos anos e ganhamos respeito no mercado internacional. O brasileiro está cada vez mais informado e seletivo porque as tecnologias digitais já fazem parte da sua vida.
Integrar o Brasil a esse cenário cada vez dinâmico e cheio de novidades foi um grande avanço. O próximo desafio é oferecer os melhores produtos e preços para atender a demanda cada vez mais exigente por novidades tecnológicas.
_* Andrea Sabino é Diretora Geral da ONE FOR ALL, líder mundial no
segmento de acessórios de áudio e vídeo