O Fluig, plataforma de produtividade e colaboração para gestão de processos, documentos e identidades da TOTVS, anuncia mais de 50 novidades e aposta na educação corporativa, por meio do novo card LMS (Learning Management System), que visa a gestão do aprendizado.
Por meio do card LMS, o Fluig passa a oferecer às empresas uma solução completa para capacitação de pessoas. Reutilizando os demais cards já disponíveis da plataforma – como Social, com comunidades, BPM com mecanismos de atribuição e central de tarefas, ECM com gerenciamento e busca de conteúdos e WCM com widgets e customização visual – em prol da produtividade das empresas e do aprendizado, o LMS Fluig traz módulos específicos para Autoaprendizado, Aprendizado Monitorado e Aprendizado Colaborativo, além das opções de Banco de Questões, Avaliações e Feedback.
No módulo de Autoaprendizado, por exemplo, a solução apresenta a opção de Trilhas, onde o aluno pode criar o caminho que deseja percorrer de acordo com as suas habilidades e avaliar o seu conhecimento por meio de pré e pós-testes. Um único conteúdo pode ser reutilizado em diversos treinamentos e disciplinas, de acordo com a necessidade de cada empresa, e ficam dentro de pastas específicas, trazendo flexibilidade e economia na produção de material e atualização de capacitações.
Recriando um ambiente de sala de aula, o módulo Aprendizado Monitorado, pode ser personalizado com atividades diferenciadas de acordo com o perfil da turma. Cada aula tem um prazo determinado para conclusão e pode ser estendida para um ambiente colaborativo.
Com a opção de criar eventos, trabalhos em grupo e comunidades, o módulo Aprendizado Colaborativo proporciona um ambiente propício para a construção do conhecimento com trocas de ideias e experiências por meio de um canal de comunicação moderno, que engaja o aluno da nova geração.
Todos esses recursos estão disponíveis na nova versão da plataforma Fluig, que é compatível com multiformatos de conteúdo. “Quando lançamos a primeira versão do Fluig, há dois anos, tínhamos como objetivo principal ser uma nova interface agnóstica para softwares de gestão empresarial (ERP). No entanto, com a nova versão e seus novos recursos, o Fluig passa a ser uma ferramenta muito mais completa e se torna uma plataforma colaborativa que proporciona às empresas uma nova forma de usar a tecnologia a favor dos negócios e colaboradores”, destaca Gilmar Hansen, diretor de Produto Fluig.
Além de oferecer a plataforma de treinamento, o Fluig LMS possui também os módulos de avaliações, contendo o Banco de Questões, com o qual é possível criar um repositório de questões inteligentes, separado por assunto e grau de dificuldade.
Para verificar o aproveitamento de cada colaborador, a solução oferece uma gama de avaliações, que podem ser realizadas como pré ou pós-testes, reação ou pesquisa de clima. Com esses recursos, é possível, ainda, obter estatísticas de performance com o módulo Feedback, que permite explorar o desempenho dos alunos em cada questão dentro de uma determinada prova, saber os índices de acertos e a opinião dos alunos em relação à cada uma delas. Tudo para garantir uma capacitação eficiente dos colaboradores.
Gamification
Cada vez mais comum no ambiente corporativo, a Gamificação, termo em português do original Gamification, consiste em uma técnica didática que utiliza jogos eletrônicos para capacitar, desenvolver ou engajar pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização mundial dedicada à formação de padrões técnicos, até 2020, 85% das tarefas diárias serão baseadas em elementos comuns de games.
Com o objetivo de oferecer uma ferramenta moderna para as empresas que desejam aplicar a Gamificação nas tarefas cotidianas, a nova versão do Fluig traz o recurso Gamification, pautado em quatro elementos básicos: meta, regras definidas, recompensa e participação voluntária.
Os profissionais de hoje estão cada vez mais conectados e aprovam iniciativas inovadoras de capacitação e desenvolvimento de carreira. Por isso, o recurso de Gamificação faz sentido em qualquer companhia, de qualquer porte ou segmento. “Desenvolvemos uma plataforma lúdica, com vários recursos e habilidades para que cada empresa crie seu jogo, de acordo com a sua necessidade. Os jogos podem ter diversas dinâmicas com o objetivo de capacitar, desenvolver ou engajar equipes”, explica Gilmar Hansen, diretor de Produto Fluig.
Baseados, essencialmente em regras e recompensas, o processo de Gamificação permite parametrizar diversos objetivos dentro de uma organização, por meio dos jogos onlines. É possível criar um tabuleiro eletrônico com um jogo cuja finalidade é aumentar a produtividade ou a qualidade das tarefas realizadas em um determinado setor de uma empresa.
De forma lúdica, o colaborador que estiver participando do jogo, recebe suas metas individuais e ao ir cumprindo etapas, como entrega de serviço antes do prazo previsto, recebe pontos e evolui rumo à meta proposta. Em cada etapa concluída, pode-se atribuir bonificações e subir no ranking até chegar ao objetivo final, que pode ser a apresentação de um projeto, por exemplo. “A partir do senso de competitividade, mas de maneira lúdica, o colaborador é estimulado a realizar seu trabalho de uma forma mais eficiente e com a possibilidade de registrar cada evolução no desenvolvimento de uma tarefa”, acrescenta Hansen.
A plataforma de Gamification está disponível, gratuitamente, para todos os usuários Fluig. Além da ferramenta, a empresa interessada pode contratar um serviço de consultoria para a criação dos jogos. Mais informações pelo site www.fluigstore.com.
Sobre o Fluig
O Fluig é uma plataforma de produtividade e colaboração que integra a gestão de processos, documentos e identidades em uma única interface, acessível também de qualquer dispositivo móvel. É uma camada que se conecta a todo ERP de mercado ou sistema de gestão, como CRM e SCM, extraindo maior valor dos investimentos já feitos em TI. Todas os recursos do Fluig contemplam mobilidade com segurança e são contratadas em modelo de subscrição. O Fluig complementa o atual portfólio de negócios da TOTVS, que é baseado nos pilares sistemas, consultoria, plataforma e cloud.