Custando pouco mais de R$ 250 no mercado brasileiro é uma boa ou interessante opção para quem deseja montar uma boa plataforma e sem investir rios de grana. Com uma certa escolha do componentes adicionais como um SSD e uma boa placa de vídeo, a plataforma oferecerá uma performance bem semelhante a outras mais high-end (topos de linha) desde que sejam comparadas em modos padrões (sem overclock e sem ajustes ou ‘afinamentos’).
Tal como acontece com todas as placas-mãe da série 7 da Intel o B75-D3V suporta PCI-E 3.0, quando você tem um chip baseado na arquitetura Ivy Bridge instalado, mas vale lembrar que terá PCI-E 2.0, se optar por usar um chip baseado em Sandy Bridge.
Outra característica fundamental da B75-D3V é seu slot mSATA. A idéia de agregar mSATA na placa-mãe é fazer com que os usuários tirem vantagem da tecnologia de caching inteligente Intel SSD. Basicamente você poderá colocar um pequeno SSD no slot mSATA e depois usar isso como uma leitura / gravação de cache para o seu disco rígido convencional. Assim, irá obter a maioria dos benefícios de ter um SSD sem abrir mão de grandes volumes de espaço de custo relativamente baixo que os discos rígidos pode oferecer.Não poderia faltar numa boa opção atual, as portas USB 3.0 e elas estão presentes neste modelo.
“All-in-tudo’, não é uma má ideia, na verdade, Gigabyte e foi empurrando ativamente este tipo de solução, incluindo slots de mSATA em algumas de suas placas-mãe.
No meu ponto de vista, uma placa que custa pouco mais de R$ 250, tem suporte que funciona dentro do Brasil e oferece um bom leque de opções tecnológicas é uma forte candidata ao segmento corporativo e também ao usuário que precisa contar com desempenho e estabilidade sem abrir mão de algumas regalias que estão colocadas nesta placa. Até pode ser ofertado para algum tipo de jogador, mas este por sua vez não contará com suporte a RAID, tão usado em plataformas mais hardcores.
Bom, vamos pra cima, e rapidamente traçar nossa análise em cima dos resultados e dos vários testes que mostraremos ao longo das próximas páginas.