[box_dark]ASRock FM2A85X Extreme6: Layout, recursos e qualidade de construção I[/box_dark]
A FM2A85X Extreme6 é uma placa-mãe full ATX e segue a “cartilha” atual com relação ao design e as cores, ou seja, o mais discreto e “escuro” possível… Apesar disso, o visual ficou interessante com os capacitores dourados e os detalhes nos dissipadores combinando entre si.
Com relação aos recursos, temos 7 portas SATA 6Gbps (com a possibilidade de se fazer RAID 0/ 1/5/10) e uma porta eSATA3 no painel traseiro. Todas esses SATAs são geridos pelo AMD A85X, o que significa que a ASRock não empregou nenhum chip de terceiros (como as controladoras da ASMedia) no que diz respeito as portas SATA.
Com relação aos slots de expansão, são 3 Slots PCI-E 16X (o terceiro slot trabalha @ 4x), 2x PCI-E 1X e 2X PCI 32-Bit. Apesar de tal configuração ser um tanto improvável para uma plataforma FM2, o layout dos slots permite a instalação de até 3 placas de vídeo com cooler dual-slot sem maiores complicações…
Lembrando que a FM2A85X Extreme6 suporta até Quad CrossfireX usando 2 VGA’s dual gpu, no entanto, ela não suporta SLI oficialmente.
Algo que nos agradou foi a presença de um debug led e de botões liga/desliga e reset, o que faz da FM2A85X Extreme6 uma placa “amiga” de quem pretende usa-la em bancada.
Logo ao lado dos slots de expansão encontramos o chipset A85X, que é refrigerado por um dissipador simples de alumínio com um detalhe prateado com o nome do fabricante escrito. Apesar da simplicidade do dissipador, o TDP do A85X é de apenas 7.8W, o que significa que ele é mais do que o suficiente para a tarefa na qual foi designado.
O dissipador dos mosfets do VRM tem design em sintonia com o resto da placa, e com relação a sua performance, o que podemos dizer é que pelo menos no uso em bancada e overclock, é fortemente recomendado que se coloque um fan soprando ar nessa região pois o VRM atinge temperaturas consideravelmente elevadas quando exigido.
Como é de praxe por aqui, removemos os dissipadores para verificar se fazem contato adequado com os componentes e como pode ser visto nas fotos abaixo, tanto o dissipador do chipset quanto o dos mosfets fazem um perfeito contato com os componentes, o que é muito bom!
Já o painel traseiro da FM2A85X Extreme6 é bastante completo, mas sentimos falta de pelo menos mais 2x Portas USB 2.0 pois as que temos disponíveis são apenas suficientes para o mouse + teclado. Considerando que o Windows 7 ainda é o mais SO mais utilizado e não possui suporte as portas USB 3.0 nativo, mais 2 portas USB 2.0 acabam sendo bem-vindas na hora de instalar o SO usando um pendrive por exemplo.
Tirando essa ressalva, não temos mais nenhuma observação a respeito do painel traseiro, que contém até mesmo um botão Clear CMOS. :)
– 1 x PS/2 Mouse/Keyboard Port
– 1 x D-Sub Port
– 1 x DVI-D Port
– 1 x HDMI Port
– 1 x DisplayPort
– 1 x Optical SPDIF Out Port
– 2 x Ready-to-Use USB 2.0 Ports
– 1 x eSATA3 Connector
– 4 x Ready-to-Use USB 3.0 Ports
– 1 x RJ-45 LAN Port with LED (ACT/LINK LED and SPEED LED)
– 1 x Clear CMOS Switch with LED
– HD Audio Jack: Rear Speaker / Central / Bass / Line in / Front Speaker / Microphone
2 comentários
Comprei essa placa no site online e era a ultima, otima placa, coloquei um watercooler ficou show.
Quando liga o computador e vc pressiona a tecla X ele faz um pequeno overclock… meu processador está rodando a 4 GHz a 26 ºC