Home Hardware [review] 2x4GB Logic DDR3 1600

[review] 2x4GB Logic DDR3 1600

por Giancarlo C. Dalmedico

Resultados:

No que tange ao overclock, as Logic não foram muito longe sendo que o máximo que conseguimos atingir foi o resultado abaixo:

resultado_oc

http://valid.canardpc.com/h6xwf9

Apesar de ser um resultado até que “compreensível” para um produto value e que não tem “capacidade de overclock” como objetivo, esperávamos que ela fosse capaz de ir um pouco além disso. Ter uma certa margem nas frequências/latências é bom pois nem todas placas-mãe “acertam” nos ajustes automáticos e acabam por usar timings secundários e terciários um pouco agressivos, o que resulta em instabilidade e na necessidade de se ajustar manualmente esses parâmetros para que o sistema opere com estabilidade, por sinal, isso ocorreu com algumas placas-mãe em que testamos essas memórias, além da Z97-D3H.

Essas memórias também apresentaram um comportamento um tanto quanto inusitado com relação a tensão de operação, sendo que esse overclock acima é obtido apenas com undervolt (1.5V stock, foram cerca de 1.4V para esta validação) o que é no mínimo estranho. Com relação aos chips que equipam essa memória, diante de tal comportamento fica muito difícil fazer qualquer palpite…

Falando em temperatura de operação, as Logic rodam sempre frias e dissipadores são de fato desnecessários para essas memórias e caso elas tivessem os mesmos, esses seriam apenas um adereço estético para encarecer o produto.

Apesar de termos conseguido esse overclock, o melhor ajuste do ponto de vista da performance, foi ter baixado as latências primárias para 9-9-9-27 com Command Rate em 1T e mantido o clock stock de 1600MHz com cerca de 1.43V. Nessa configuração obtivemos os melhores resultados de leitura/escrita/cópia/latência no benchmark Maxxmem mantendo compromisso com a estabilidade a nível de uso diario. Os resultados de banda de memória podem ser vistos nos screenshots abaixo:

Você também pode gostar

Deixe um Comentário