Hoje apareceu a tona e nos canais da mídia global o anúncio da criação de um Super computador Europeu que ficará na cidade de Barcelona. Este por sua vez será equipado com processadores dual-core Samsung Exynos 5 baseados no núcleo ARM Cortex-A15 (mas não foram revelados a quantidade deles).
A iniciativa deste projeto de criação e desenvolvimento de um novo super computador, é denominado de “Mont-Blanc Project”, sendo o primeiro grande projeto de pesquisa HPC (High-performance Computing) baseado na plataforma ARM do mundo. O projeto procura fazer poderosos supercomputadores suficientes para entrar na lista dos 500 mais poderosos mas com uma eficiência energética nunca antes vista.
O primeiro super computador baseado nos chips ARM nasceu a partir deste projeto e está previsto para entrar em operação até ao final de 2013.
A equipe escolheu o popular e poderoso SoC Exynos 5. O SoC dual-core Samsung Exynos 5 fabricado no processo de 32nm HKMG possui um CPU dual core de 1.7GHz baseado na arquitetura ARM Cortex-A15 e tem um processador gráfico integrado Mali-T604.
O processador fabricado pela Samsung é usado atualmente no Samsung Nexus da Google, no Samsung Nexus 10 e no mais recente Chromebook da Samsung. O Exynos 5 é um processador de 32 bits, porém a equipe do projeto está aguardando para poderem utilizar uma nova geração de chips ARM de 64 bits que ficarão disponíveis a partir de 2014.