Logo no canto superior direito da placa-mãe, existem algumas características principais. O maior é o dissipador de calor que está pronto para um sistema de arrefecimento líquido, que parece ser bastante grande e deve ajudar a manter os componentes a níveis de temperaturas bastante agradável e frescos.
Ali, ao meio desta ‘entranha’ abaixo do dissipador você também pode ver que a GA-Z97X-Gaming G1 WiFi-BK tem um projeto de energia Digital da CPU que tem fases 8-potência. GIGABYTE utilizou seus componentes de classe Durablack o que na prática resulta em longa vida útil aos capacitores sólidos.
O soquete do CPU é livre de obstruções com o circuito de potência e VRM , sendo que existem dissipadores de calor em torno do soquete com uma razoável distância para suporte e instalação de um cooler grandinho no processador. A placa contém um total de oito fases de alimentação digitais para garantir a estabilidade em todas as condições operacionais.
Continuando nosso olhar diretamente sobre esta região do soquete e do bruto sistema de dissipação térmica, outro fato que chama bastante atenção sobre o dissipador principal e mais importante.
Um macroZOOM! mais próximo acaba por revelar parte do dissipador da seção principal do dissipador principal que traz o sistema pronto para ser refrigerado por líquido, sendo que se a tampa for removida para um olhar mais atento à conexão o que encontraremos neste bloco/dissipador da Gigabyte é o padrão G1/4.
Fechando a questão da dissipação, os dissipadores são interligados por um heatpipe de grosso calibre, que percorre o interior dos dissipadores afim de levar o calor ao mais alto ponto (neste caso) o dissipador principal por onde recebe o sistema de refrigeração líquida, fazendo com que diretamente este heatpipe receba parte da temperatura mais baixa do corpo do dissipador por onde passa o líquido. Já o dissipador do chipset e o menor deles na ponte, não permitem a troca de calor por este sistema, ficando assim os dois isoladamente operando em conjunto. Conforme podemos observar nas duas imagens logo acima.
SOM ! Audio Entusiasta
Aqui mora parte de outro ‘segredo incondicional’ do sucesso da série G1 Gaming, e fica nesta região bem ‘verdinha’. Na parte de trás do slot PCI-E s pode observar o chip sonoro com revestimento a ouro, chip OP-AMP AMP-SE que tem um papel fundamental para os entusiastas de jogos e vídeos: oferecer o máximo da qualidade sonora e ter uma incrível experiência de áudio personalizável, os interruptores de ‘boost’ estão bem ao lado e servem para selecionar entre 2,5 x e 6x no modo de performance de audio.
Ali ao lado dos possantes capacitores verdes Nichicon high-end exclusivos para a função de áudio, na foto abaixo muito bem colocado, existem ao fim do ‘corredor’ um imponente e consagrado processador de Áudio blindado e folhado a ouro: um nativo processador de áudio Creative Sound Core3D. (fotos abaixo)
A placa-mãe GA-Z97X-Gaming Wifi-BK deverá ser o carro-chefe para motherboards GIGABYTE, quando finalmente revelarem e trazerem a tona as outras 33 placas-mãe Intel da série 9 !@ ): Isso é um número substancialmente quase que insaciável ! 34 placas-mãe série 9 ! Em outras palavras, terá placa-mãe para todo gosto, bolso e segmento.
Vamos caminhando, ainda falta um ‘bocadinho’, que nem falava meu amigo lá de Minas, o terrinha boa que só, onde o trem sobe e pula e a corneta apita.