Home Hardware e Modding FlashSystem nova geração com armazenamento autônomo da IBM

FlashSystem nova geração com armazenamento autônomo da IBM

por Paulo Fernandes Maciel

IBM apresenta armazenamento autônomo com novo portfólio FlashSystem impulsionado por agente de IA

Nova geração do IBM FlashSystem chega ao mercado com três novos sistemas corporativos, IA agente integrada via FlashSystem.ai e o FlashCore Module de quinta geração capaz de detectar ransomware em menos de um minuto

A IBM (NYSE: IBM) apresentou a próxima geração do IBM FlashSystem, operada por agente de IA, inaugurando uma nova era de armazenamento autônomo. Ao aprimorar os recursos de IA existentes do FlashSystem com agente de IA, a IBM está redefinindo a resiliência por meio de proteção contínua, análise autônoma de ameaças e recomendações de recuperação personalizadas. Os clientes agora podem transformar o armazenamento em uma camada de inteligência sempre ativa, possibilitando operações de armazenamento confiáveis e seguras que podem reduzir o esforço manual de gerenciamento de armazenamento em até 90%.¹

FlashSystem

O novo portfólio do IBM FlashSystem inclui:

Três novos sistemas – o IBM FlashSystem 5600, 7600 e 9600 – que oferecem até 40% mais eficiência de dados para melhorar o espaço de capacidade e o desempenho, em comparação com a geração anterior.²
FlashSystem.ai - um novo conjunto de serviços de dados inteligentes que ajudam administradores a gerenciar, monitorar, diagnosticar e corrigir problemas em todo o fluxo de dados.
FlashCore Module de quinta geração - um dispositivo totalmente em flash, projetado para fornecer detecção de ransomware em tempo real acelerada por hardware, redução de dados, análises e operações, com telemetria avançada e baixa latência consistente em escala.

À medida que as empresas integram cada vez mais fluxos de trabalho baseados em IA em suas operações, a IA Agêntica tem o potencial de simplificar a forma como as equipes de TI trabalham em toda a pilha. De fato, 76% dos executivos que responderam a um estudo do IBM IBV dizem que suas organizações estão desenvolvendo, executando ou ampliando provas de conceito que automatizam fluxos de trabalho inteligentes por meio de agentes de IA autossuficientes.³ Paralelamente, equipes de TI continuam enfrentando o crescimento acelerado de dados, ameaças cibernéticas crescentes e requisitos de conformidade mais rigorosos. Esses obstáculos criaram a necessidade de soluções de armazenamento inteligentes e autônomas.

Próxima geração

“A próxima geração do IBM FlashSystem eleva o armazenamento a uma camada inteligente e sempre disponível, onde agentes autônomos de IA otimizam continuamente desempenho, segurança e custo sem intervenção humana”, disse Sam Werner, gerente-geral da IBM Storage. “O portfólio atualizado marca o início de uma era de armazenamento autônomo, na qual o FlashSystem se torna um parceiro estratégico de IA que pode ajudar líderes de TI a garantir desempenho ideal e seguro para todas as cargas de trabalho que executam”, completou.

Conheça a nova geração IBM FlashSystem

Três lançamentos de modelos simultâneos tornam este o lançamento mais significativo do IBM FlashSystem nos últimos seis anos, com uma série de novos modelos desenvolvidos para diversas necessidades empresariais, incluindo:

IBM FlashSystem 5600, ideal para organizações que precisam de capacidades de nível empresarial em um formato compacto, oferece até 2,5 PBe de capacidade efetiva em um único sistema 1U, estabelecendo um novo padrão para densidade de armazenamento no mercado intermediário, e até 2,6M IOPs. O design ultradenso de 1U é perfeito para ambientes com restrição de espaço, como locais de edge, escritórios remotos e pequenos data centers.

IBM FlashSystem 7600, desenvolvido para organizações que precisam de alto desempenho e escalabilidade para cargas de trabalho em crescimento, oferece até 7,2 PBe de capacidade efetiva em um sistema 2U e até 4,3M IOPs. O 7600 é projetado para lidar com grandes ambientes virtualizados, plataformas de análise e aplicações consolidadas que exigem maior capacidade e tempos de resposta mais rápidos.

IBM FlashSystem 9600, criado para empresas que executam operações essenciais que demandam desempenho extremo e grande escalabilidade, oferece até 11,8 PBe de capacidade efetiva em um único sistema 2U com até 6,3M IOPs. Casos de uso típicos incluem sistemas bancários centrais, plataformas de ERP e aplicações orientadas por IA que exigem velocidade e segurança avançada. O FlashSystem 9600 reduz o custo operacional em até 57% por meio de IA e consolidação em comparação com a geração anterior.⁴

O IBM FlashSystem reduz o espaço físico necessário para armazenamento em 30%–75%, dependendo do modelo, por meio de posicionamento otimizado e consolidação, comparado à geração anterior.⁵ Para os modelos FlashSystem 7600 e 9600, os clientes também têm a opção de monitorar e visualizar as informações de estado do sistema fisicamente com novos painéis de LED interativos.

Armazenamento autônomo flash aliado à IA

O FlashSystem.ai traz serviços de dados impulsionados por IA aos clientes por meio de operações contínuas e de autoatendimento que automatizam tarefas manuais e suscetíveis a erros. A IBM projetou o FlashSystem.ai para transformar o armazenamento de um repositório estático em um sistema de autoaperfeiçoamento. Com um modelo de IA treinado em dezenas de bilhões de pontos de dados coletados por telemetria avançada e anos de dados operacionais reais, a plataforma pode executar milhares de decisões automatizadas por dia que antes exigiam supervisão humana.

O FlashSystem.ai não apenas automatiza muitas partes do gerenciamento de armazenamento, como também aprende rapidamente ao longo do tempo. Esse novo recurso de IA agente foi desenvolvido para se adaptar ao comportamento das aplicações em horas e para ser significativamente mais rápido que máquinas baseadas em templates, sugerindo melhorias de desempenho e explicando o raciocínio ao mesmo tempo em que incorpora feedback de administradores para personalizar recomendações.

O FlashSystem.ai na geração mais recente dos modelos FlashSystem foi projetado para reduzir pela metade o tempo de documentação de auditoria e conformidade por meio de raciocínio operacional explicável gerado por IA.⁶ A nova geração do IBM FlashSystem executa cargas de trabalho com ajustes proativos, posicionamento inteligente de workloads para mobilidade de dados sem interrupção entre dispositivos de armazenamento, incluindo arrays de terceiros.

Tecnologia de módulo FlashCore

Todos os novos modelos FlashSystem contêm o FlashCore Module de quinta geração, um drive com até 105TB de capacidade e melhorias significativas em eficiência e segurança. Ele também permite que os modelos IBM FlashSystem processem estatísticas complexas em cada E/S usando análises aceleradas por hardware, projetadas para detectar ransomware e anomalias rapidamente sem impactar o desempenho do sistema.⁷

Treinado em dezenas de bilhões de pontos de dados reais coletados por telemetria avançada e anos de dados operacionais, o mecanismo de detecção de ameaças dos novos modelos IBM FlashSystem pode manter falsos positivos abaixo de 1%.⁸ O drive também oferece detecção e alerta de ransomware impulsionados por IA em menos de 60 segundos,⁹ além de ações autônomas de recuperação na camada de hardware, tornando o IBM FlashSystem uma das ofertas de armazenamento mais resilientes do mercado.¹⁰

“Novas capacidades avançadas de IA no portfólio do IBM FlashSystem oferecem aos clientes mecanismos para automatizar o posicionamento ideal das cargas de trabalho empresariais dentro da infraestrutura de armazenamento da IBM, aprimorar a segurança e abordar proativamente requisitos de conformidade”, disse Natalya Yezhkova, vice-presidente de pesquisa, Worldwide Infrastructure Systems, IDC. “Essas capacidades permitem que organizações reajam rapidamente a mudanças nos requisitos de negócios por meio de SLAs adaptativos sem carga adicional aos administradores de TI.”

“Há mais de três anos, a IBM começou a remodelar o cenário de armazenamento ao introduzir resiliência como uma capacidade central, com inovações como o Safeguarded Copy e detecção de anomalias integrada. O armazenamento deixou de ser apenas sobre capacidade e desempenho e passou a ser sobre proteger os dados na sua origem”, disse Nezih Boyacioglu, de desenvolvimento de negócios da Istanbul Pazarlama A.S. “Hoje, o restante da indústria finalmente está alcançando essa visão, mas a IBM já está entrando na próxima era. Com o FlashSystem.ai, estamos evoluindo de ‘proteção integrada’ para ‘inteligência pervasiva’. Trata-se de mais do que drives rápidos; trata-se de combinar expertise humana com um sistema que aprende, se adapta e dá às organizações confiança para avançar rapidamente sem olhar para trás.”

Os IBM Technology Lifecycle Services (TLS) usam monitoramento habilitado por IA, detecção automática de problemas via Call Home, verificações de integridade pré-código e suporte prioritário para questões críticas, para ajudar a identificar e resolver possíveis problemas antes que causem interrupções.

O novo portfólio FlashSystem estará amplamente disponível em 6 de março de 2026.

Para saber mais sobre o IBM FlashSystem, visite https://www.ibm.com/products/flashsystem
FlashSystem

Glossário

[1] O FlashSystem.ai pode reduzir o esforço de gerenciamento de armazenamento em até 90% em comparação com a realização dessas operações rotineiras na interface gráfica (GUI) de um drive. Disclaimer: Com base em avaliações internas, baseadas em tarefas, de operações rotineiras representativas (provisionamento multivolume com Safeguarded Copy e políticas de DR) sob condições controladas de laboratório nos modelos mais recentes do FlashSystem (5600, 7600, 9600) com FlashSystem.ai, versus a geração mais recente do IBM FlashSystem (5600, 7600, 9600) sem FlashSystem.ai. Os resultados reais variam conforme ambiente, integrações, políticas e proficiência do usuário.

[2] Disclaimer: Comparação ilustrativa entre apenas compactação versus deduplicação + compactação combinadas, possível quando se utilizam os modelos mais recentes do FlashSystem (5600, 7600, 9600), sujeita às características do conjunto de dados. Taxas e desempenho variam conforme o tipo de dados e cargas de trabalho. Testes internos de laboratório do FlashSystem 9600 versus FlashSystem 9500 sob um perfil de gravação aleatória de 4 KB, com latência comparável observada. Resultados específicos por workload.

[3] IBM IBV Research Brief: Orchestrating Agentic AI for Intelligent Business Operations

[4] Disclaimer: Comparação modelada do FlashSystem 9600 versus FlashSystem 9500 com ~10 PB utilizáveis. O custo operacional foi determinado por uma apropriação igual entre trabalho administrativo, espaço em rack (RUs) e energia. Entradas incluem ~50% de redução no esforço administrativo com FlashSystem.ai, ~67% de redução em RUs e ~25–30% de redução no consumo de energia nos modelos mais recentes do FlashSystem (5600, 7600, 9600). Resultados ilustrativos; resultados reais variam conforme tarifas, workloads, utilização, configuração e políticas.

[5] Disclaimer: Dados de deduplicação e compactação derivados do relatório mais recente de FCMs enviados pela IBM e sistemas de clientes que estavam em operação entre 3 meses e 7 anos, em janeiro de 2026. Resultado específico para as configurações e tamanhos de drive comparados. Configuração máxima para FS 9600 e FS 9500 com capacidades utilizáveis com paridade 14+2; economias variam quando comparadas a outros sistemas. Deduplicação confirmada por testes internos de laboratório.

[6] Disclaimer: Com base nas capacidades do FlashSystem.ai disponíveis na geração mais recente dos modelos FlashSystem, que podem montar automaticamente evidências de configurações, políticas de proteção, histórico operacional e postura de risco para apoiar a preparação para auditorias.

[7] Disclaimer: Descreve modelos da geração mais recente do FlashSystem com FCM5, que calculam estatísticas por I/O usando análises assistidas por hardware com avaliação de modelo em tempo real nos controladores do array. “Sem impactar o desempenho do sistema” reflete medições internas sob cargas de trabalho testadas.

[8] Disclaimer: O desempenho de falsos positivos é baseado em modelos treinados com telemetria recorrente de produção, usados para refinar discriminação e reduzir falsos positivos nos modelos mais recentes do FlashSystem (5600, 7600, 9600). Isso se aplica ao modelo mais recente de ransomware (3.3), lançado no 4º trimestre de 2025. Dados coletados ao longo de 24 meses. Falsos positivos medidos por 3 meses.

[9] Disclaimer: Experimentos internos da IBM Research demonstraram detecção de ransomware em menos de 1 minuto após o início do processo de criptografia. Esse experimento foi realizado em um FlashSystem 5200 com 6 FCMs com firmware 4.1. O 5200 estava com o software GA nível 8.6.3. O host conectado ao 5200 estava executando Linux com sistema de arquivos XFS. Nesse caso específico, foi usado o simulador de ransomware da IBM chamado WannaLaugh. O sistema subjacente deve ser compatível com FCM4.1 e software GA 8.6.3 para reproduzir esses resultados.

[10] IDC Spotlight: Business Requirements for Cyber, Operational, and Data Resiliency Are Driving AI-Driven Capabilities in Flash Storage Systems.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações