O número de usuários brasileiros do Waze – aplicativo gratuito para telefones móveis que permite que os usuários
interajam sobre o trânsito em tempo real – continua aumentando a cada dia e, segundo previsões da empresa, deve chegar a 1 milhão até o final do ano.
Hoje já são 750.000 usuários por aqui e no mundo 2 novos usuários por segundo. O Brasil está surpreendendo a empresa pois registra o percentual mais alto de downloads em sua história durante os feriados principalmente.
No último feriado foram registrados 900.000 km rodados com o waze.
[box_dark]Sobre o WAZE[/box_dark]
Waze é um GPS turn-by-turn para seu smartphone Apple ou Android. Ele possui muitas das funcionalidades dos GPS mais tradicionais e outras tantas – tudo isso de graça.
O mais legal do Waze é que ele é colaborativo, ou seja, você pode notificar informações de tráfego, câmeras, congestionamento e perigos na rua – dentre outros. Quando o usuário coloca seu trajeto, ele já avisa quais problemas você poderá encontrar pelo caminho – e te dá opções para outras rotas. Você é guiado passo a passo e com avisos sonoros.
O mapa é, como de se esperar, em realidade aumentada, com monitoração em tempo real e opções de correção de rota. O Waze é bastante social, e tem integração com Foursquare, Twitter e Facebook, com elementos de gamificação. Dá para convidar seus amigos para a rede e criar grupos de direção – esse é pra quem está em busca de caronas.
Por ser menos consolidado que alguns de seus concorrentes, mapas de certas cidades podem não ser tão precisos, mas quem mora em grandes centros urbanos não terá problemas. O app melhora a cada atualização já traz texto-para-voz em alguns países. Por enquanto, ele só tem suporte para inglês.