Home Artigos Girassol tecnológico: placa busca melhor ângulo para captar energia solar

Girassol tecnológico: placa busca melhor ângulo para captar energia solar

por Agência Canal Veiculação

Inovação foi apresentada em Lages, durante o Mundo SENAI, evento que mobilizou as unidades da instituição no país inteiro

Placas buscam melhor ângulo para captar luz. Foto: Diogo Honorato

O Mundo SENAI, evento realizado em todo o país dos dias 26 a 28 de outubro, serviu como uma mostra do potencial criativo de estudantes e professores da instituição. Em Lages, por exemplo, foi exposto o sistema inteligente de energia solar, uma inovação na placa fotovoltaica, que, como se fosse um girassol, busca a melhor posição para captar luz, aumentando a eficiência na geração de energia. Os professores Dionatan de Liz e Jaison Teixeira esperam, nos próximos meses, aprimorar o sistema, com a movimentação em mais um eixo e comparar a eficiência com painéis comuns. A intenção é usar o produto na iluminação externa da unidade. Em Santa Catarina, o SENAI integra o Sistema FIESC.

A proposta do evento é mostrar as oportunidades que a educação profissional oferece. Cristiane Conrado levou o filho Michael para conhecer os cursos e gostaram tanto da estrutura e qualidade que resolveram fazer a inscrição no mesmo dia. Michael tem interesse pela área de informática e, na visita, descobriu toda estrutura de códigos que está por trás de um site. “Incentivo muito ele a pensar sobre o futuro. E fazer o curso será um investimento nele, que vai descobrir algo em que pode trabalhar”, diz Cristiane.

A estrutura didática disponível chamou atenção também do professor Valdecir da Silva, docente da Escola Estadual Saulo Rosa.

“Os estudantes estão no final no final do ensino médio e logo precisarão trabalhar, mas vejo que muitos ainda não pensaram sobre a profissão a escolher. Não caiu a ficha de que precisam se preparar para uma carreira profissional”, afirmou. Ele disse que a escola aceitou o convite para levar seus alunos ao Mundo SENAI também por causa da preocupação em auxiliar os jovens na escolha de uma carreira profissional. “Não dá para ir levando”, afirmou.

Na unidade de Lages, os visitantes conheceram os diversos tipos de solda existente (Tig, Mig, Mag e à Plasma), além das máquinas de tornearia e fresagem. “Mostramos para os alunos que no curso damos sentido ao conteúdo de matemática que eles aprendem no colégio. E quando eles veem no que o conhecimento pode ser usado, se interessam muito mais”, conta o professor Adilson Casemiro, da área de usinagem do SENAI.

Na instituição, os alunos também aprendem empreendedorismo. Uma das exposições em Lages foi de uma miniempresa, em parceria com a Junior Achievement. Em equipes, os estudantes tiveram que desenvolver produtos – no caso, botons e brincos feitos com latas e garrafas – definir cargos e vender ações. Ao final das vendas, os alunos distribuíram o lucro entre os acionistas. O projeto envolveu 30 estudantes do ensino médio.

Milhares de pessoas visitaram as unidades da instituição em Santa Catarina nos três dias de evento. É o caso do casal de namorados Alex da Cruz Palela e Marelice da Silva, residentes em Curitibanos. Ambos estavam com o Guia das Profissões Industriais na mão e gostaram de saber das oportunidades de emprego e carreiras que o setor industrial oferece.

Alex, por trabalhar como pedreiro, já conhecia muitos dos materiais elétricos, mas ainda assim disse ter visto muitas coisas novas no evento. Para a estudante Marelice tudo foi novidade: laboratórios e máquina de marcenaria, de costura, de eletrônica e de eletricidade. Ela disse ter gostado da área de costura, mas optaria mesmo por um curso na área de marcenaria.

Um dos atrativos da marcenaria em Curitibanos foi o conjunto de miniaturas de máquinas em movimento, produzidas pelos estudantes da área. No setor, os visitantes também aprenderam sobre os processos de produção de móveis e artefatos de madeira.

Foto: Diogo Honorato

S. FIESC – Imprensa – Ivonei José Fazzioni / Colaboração Mídia OverBR

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações