Segundo a página oficial da Apple, que podem consultar aqui, o iPhone 4S apresenta algumas melhorias no tempo de conversação, comparando-o ao já apresentando pelo iPhone 4, subindo o mesmo de 7 horas para 8 horas.
Mas segundo igualmente informação interna da Apple, ao que se refere ao uso em 2G a vida da bateria mantêm-se inalterada nas 14 horas de uso. Mantem-se igualmente inalterado o tempo de uso na internet em 6 horas, o tempo de reprodução vídeo em 10 horas, e o tempo de reprodução audio em 40 horas.
Mas já o tempo de uso em Wi-Fi desce de 10 para 9 horas no iPhone 4s, e acima de tudo o tempo emStandBy leva um corte tremendo de 100 horas, passando das 300 horas para as 200.
Estes dados podem ser consultados aqui, aqui e aqui.
Quer isto dizer que, se uma bateria de um iPhone 4 pode descarregar até cerca de 12% pelo simples fato de estar em standby durante a noite, no iPhone 4S esse gasto pode eventualmente chegar aos 20% ou mais.
Sendo estes dados recentes, e como tal acreditando-se que o iOS 5 não será a causa da diferença, apenas se pode concluir que o consumo adicional do iPhone 4S se deve ao hardware ou ao software exclusivo que é executado, como é o caso do Siri. Este poderá ter sido um fator adicional, ou mesmo o fator decisivo, que levou à exclusão deste software no iPhone 4, mas mais uma vez, o programa em causa poderá ter sido excluído apenas por uma questão de marketing e como arma de venda para o novo iPhone 4S.
Seja como for, apesar do grande decréscimo, na prática essa situação não deverá trazer consequências maiores, uma vez que devido ao uso que normalmente é dado a este tipo de telefones a carga é dada quase diariamente, não porque a bateria esteja já vazia, mas porque já não aguenta mais um dia completo. E na prática a melhoria do tempo de conversação acaba por ser bem mais útil do que a redução do tempo em que o iPhone pode estar quieto sem fazer nada.