Home Gadget Campinas e outras 9 cidades disponíveis no ‘wabbers’, trânsito em tempo real

Campinas e outras 9 cidades disponíveis no ‘wabbers’, trânsito em tempo real

por Plantão da Redação

Aplicativo wabbers alcança 50 mil downloads em seis meses
A rede social, que mostra como está o trânsito nas cidades com relatos dos próprios motoristas, foi desenvolvida pela Mobwise e já está presente em dez cidades do país

Com objetivo inicial de ter dez mil downloads na cidade de São Paulo na fase Beta, o wabbers superou as expectativas e alcançou a marca de 50 mil downloads e uma cobertura atuante em dez grandes cidades, em um período de seis meses. Desenvolvido primeiramente para plataforma Android, em agosto foi lançada a primeira versão do aplicativo em iOS. Com esta ampliação, a empresa espera alcançar o número de 500 mil usuários até o final do ano, aumentando a sua cobertura e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos.
Disponibilizado para download em fevereiro de 2012, o wabbers apresenta um acelerado crescimento e atualmente conta com mais de um milhão de notificações de trânsito todos os meses, mais de dez mil usuários retidos e com aproximadamente 65% dos usuários totalmente satisfeitos com o desempenho do aplicativo. Originalmente lançado em São Paulo, hoje está presente também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Campinas.

Para 2013, além de estar presente em grande parte das cidades do país, a empresa espera expandir a atuação por toda América Latina e Estados Unidos.

wabbers

Com o pensamento de revolucionar a forma como as pessoas enfrentam o trânsito no seu dia a dia, o Wabbers foi criado para economizar o tempo que seus usuários passam presos em imensos congestionamentos. De acordo com pesquisas do Ibope, brasileiros das grandes cidades perdem cerca de duas horas e meia por dia parados nos congestionamentos. “

E é com o objetivo de diminuir esse tempo perdido que o Wabbers se esforça para ser o melhor aplicativo neste segmento. Nós não temos como resolver o problema do
trânsito nas grandes cidades, mas desenvolvemos uma solução para que os motoristas possam se ajudar de uma maneira simples e efetiva”, afirma Andre Luis Paraense, sócio-fundador da Mobwise e um dos criadores do aplicativo.
Segundo Paraense, além da interatividade do próprio usuário, que permite saber do trânsito no ponto de vista de quem está nele, o Wabbers é atualmente o aplicativo com o melhor conteúdo social de trânsito do segmento. “O Wabbers possui mais informações de dados de trânsito das vias brasileiras em relações aos demais aplicativos sociais que já estão no mercado, entregando maior valor para o usuário brasileiro”, afirma.

Aplicativo

Um motorista do dia-a-dia de uma grande cidade possui duas ou três rotas de casa para o trabalho e do trabalho de volta para casa. O problema que ele enfrenta todos os dias é saber qual dos caminhos é o melhor no momento de ir, pois estas condições variam com os dias da semana e com circunstâncias eventuais, como acidentes, chuva ou obras na pista. Ao dirigir com o Wabbers ligado, o aplicativo aprende as rotas dos usuários, colhendo dados de tempo de viagem, distância e velocidade média. Ao final do percurso, o usuário pode gravar suas rotas com um único clique. Com isto, o aplicativo passa a enviar, todos os dias, estimativas desses caminhos 10 minutos antes dos
horários que eles são normalmente realizados, com informações de tempo de viagem, possibilitando saber qual dos seus caminhos o usuário deve tomar.

O grande diferencial do aplicativo é que essas informações vem dos próprios motoristas, que já estão passando por aquelas rotas naquele momento, inserindo alertas de excesso de veículos, acidentes, obras, semáforos quebrados, polícia, veículos quebrados, alagamento e manifestações, com um único clique ou por comandos de voz, além de contribuir automaticamente com os dados de tempo de suas viagens.

A qualquer momento, o usuário do Wabbers pode visualizar os caminhos que toma no mapa, clicar neles, ver quais são os melhores e quais outros caminhos as pessoas estão tomando. Com isto, é possível descobrir as rotas mais usadas pelos outros motoristas, descobrir rotas em comum e potenciais melhores rotas.

Focando no social e com uma abordagem local de interação entre os usuários que estão mais próximos, os motoristas podem também interagir por meio de conversas estilo walkie-talkie, para decidir como estão determinados trechos próximos e tomar caminhos alternativos.

Para entender como as pessoas utilizam o aplicativo, o Wabbers realiza periodicamente um encontro com seus usuários, chamado “Café com Wabbers”. Já que, para Paraense, o segredo para continuar crescendo é manter o foco na experiência do usuário e estar sempre aberto as suas opiniões. “Para mim participar do “café com wabbers” foi importante porque permitiu uma troca de experiências entre o time de desenvolvimento e o usuário final. E, com certeza, isso vai refletir positivamente no aplicativo, que é bom para todos. Para falar as dificuldades encontradas e sugerir melhorias é importante, mas encontrar a equipe disposta a ouvir e conversar é um grande diferencial”, diz Guto Marcondes, usuário do Wabbers.

O Wabbers participou do premio IBM SmartCamp, ficando entre os cinco finalistas brasileiros que foram selecionados entre 100 empresas competidoras e ganhou a terceira colocação no 1º Startup Farm edição de São Paulo.

[box_dark]Sobre a MobWise[/box_dark]

Fundada em 2009, a MobWise é uma startup criada por ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas, especializada em soluções geolocalizadas de mobilidade urbana. A empresa é uma investida da IVP (Inova Venture Participações), sociedade de participações de Campinas. A MobWise foi finalista do IBM SmartCamp Brasil 2011 e Terceira posição do StartupFarm São Paulo 2011 com o aplicativo Wabbers, que tem como objetivo eliminar os desperdícios de tempo do trânsito urbano por meio de uma rede social de motoristas.

Informações e download: http://www.wabbers.com/

wabbers download

Aplicativo Wabbers

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações