O PiniOn, plataforma que combina tecnologia mobile com crowdsourcing, para captar a opinião a respeito de marcas e temas diversos, em parceria com a Hibou, empresa de pesquisas e monitoramento de consumo, levantaram dados sobre os hábitos de usuários de smartphones. A amostragem alcançou 4345 usuários de iPhone no Brasil.
A pesquisa mostra que 81% dos entrevistados consideram-se viciados no uso de iPhone e não se veem sem o seu aparelho por perto, sendo que 42% consultam seu aparelho, no máximo, a cada dez minutos e 36% a cada meia hora. Além disso, 64% já se consideram usuários avançados.
Quanto aos horários em que mais utilizam os smartphones, 42% disseram que usam mais à noite, 22% no meio da tarde e apenas 10% pela manhã. 71% dos entrevistados também afirmaram que usam o aparelho enquanto estão no trânsito.
TIM (39%) e Vivo (32%) são as grandes detentoras dos usuários de iPhone, enquanto a Claro atinge 17% dos usuários e a Oi, 12%. Sercomtel e CTBC não apresentaram representatividade.
62% dos clientes utilizam planos pós-pagos. O wi-fi é usado para acessar a internet por 47%, enquanto 38% dos entrevistados usam plano de dados pós-pago e 15% usam plano pré-pago, mas somente quando não há wi-fi disponível.
2ª tela
Os usuários de computadores já estão migrando para smartphones: 9% dos entrevistados afirmam que deixaram totalmente de usar seus computadores e 85% os usam menos. Ao serem questionados sobre as principais atividades realizadas no iPhone, “ligações” foi a 4º atividade apontada pelos usuários, depois de acesso a internet, redes sociais e câmera fotográfica.
“O iPhone aposentou alguns gadgets. Entre os entrevistados, apenas 13% continuam usando os mesmos aparelhos que utilizava antes de adquirir o celular. Cerca de 60% dos entrevistados aposentaram a câmera fotográfica, 36% a filmadora, 34% o MP3 Player e cerca de 30% o GPS”, analisa Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
Entre outras funcionalidades, 88% dos usuários afirmaram usar o aparelho para pesquisar sobre produtos e serviços; 76% o utilizam constantemente como 2º tela ao ver televisão e 64% já realizaram alguma compra pelo seu celular.
Aplicativos
25% dos usuários disseram ter mais de 50 apps instalados; e 24%, de 21 a 30. Já na questão de utilização, nos últimos 30 dias, 20% dos entrevistados usaram de 21 a 30 destes aplicativos; 34%, de 11 a 20; e 32%, até 10 dos aplicativos.
Os aplicativos mais baixados são os de redes sociais (82%), seguidos pelos de entretenimento (74%) e aplicativos para fotos/vídeos (69%). Apenas 28% são relacionados a finanças, 21% a negócios e 17% a educação.
Fidelidade / Marcas
Apesar de o usuário ser fiel ao produto, cerca de 40% deles acabam mudando de aparelho com um ano de uso e 38%, com cerca de dois anos. Para 23% das pessoas que responderam a entrevista, o iPhone foi escolhido como seu primeiro smartphone, mas muitos já tiveram outras marcas antes de adquirir um iPhone, sendo a maioria Samsung (32%) e Nokia (24%).
Para a aquisição de um smartphone, os usuários disseram levar em conta, principalmente, as múltiplas funcionalidades e o acesso à Internet como principais drivers, porém o status social adquirido com a marca tem grande importância para 29% dos entrevistados.
“Devido ao preço e alta tributação dos aparelhos no Brasil, alguns consumidores ainda preferem trazer aparelhos do exterior, como mostra a pesquisa. Para o local da compra, 39% optaram por lojas de operadoras, e 24% compraram seu smartphone no exterior”, diz João Paulo, do PiniOn.
Consulta de produtos e varejo
Dentro de uma loja física, 66% dos usuários chegaram a mudar sua decisão de compra após fazerem uma consulta no seu smartphone.
88% dos usuários consultam produtos e serviços pelo seu smartphone antes da compra. Destes, 57% acessam também o site da empresa. Além disso, 39% efetuam compra online, 35% verificam o trajeto a fazer até a loja física, 32% entram em contato com a empresa e 26% vão até o local para realizar a compra.
Publicidade
Quando o assunto é publicidade no smartphone, a pesquisa mostra que 62% dos usuários costumam ver anúncios nas redes sociais, 59% nos websites, seguidos por aplicativos (52%) e mecanismos de buscas (47%). Além disso, 59% dos entrevistados já clicaram em anúncios.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. PDG, Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região (acompanhamento de plano diretor); expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
Sobre o PiniOn
Fundado em janeiro de 2013, o PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem aos usuários missões que geram recompensas aos participantes, de acordo com a complexidade de cada atividade. O PiniOn possibilita que os tomadores de decisão das companhias possam ter uma visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos, e fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas estratégias . A plataforma já conta com 17 mil usuários cadastrados e mais de 70 mil missões aprovadas.