Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de pessoas, ou 9,3% da população, convivem com o transtorno. E com a quarentena e o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, as estatísticas só aumentam. O influenciador e Youtuber Eldo Gomes, criador do projeto #influencieParaObem, que mobiliza digital influencers e comunicadores de todo o País, reuniu quatro especialistas para debater o tema e dar dicas como superar a ansiedade em tempos de crise.
A live foi nesta segunda-feira, 11 de maio, e o canal Eldo Gomes dialogou sobre os males e as maneiras de combater a ansiedade. Para o bate-papo foram convidados o padre Fabrício Nogueira, a monja Nathalie Malkine, a consultora em análise comportamental Elisa Guimarães e a psicóloga/fonoaudióloga Michelle Procópio. O encontro digital foi moderado pelo youtuber Eldo Gomes. “Em tempos de pandemia é preciso abrir o coração para debater sobre assuntos que mexem com a gente”, resume Eldo Gomes.
Os especialistas foram unânimes em afirmar que a ansiedade é uma reação natural do corpo ao stress. “Em meio a crises, a maioria das pessoas tende a entrar em um estado emocional caracterizado por preocupação e pensamentos ruins”, afirmaram. E, como combater esse mal? Para a monja “é melhor investir no pensamento positivo que ficar alimentando pensamentos tristes e entrar numa bolha que não te faz evoluir”, afirmou Nathalie Malkine. “Em tempos de crise a espiritualidade é a coisa mais importante, não importa se você vai orar ou rezar”, afirmou o padre Fabrício Nogueira.
O debate faz parte de uma série de programas veiculados no canal do Youtuber pela plataforma de streaming obsstudio, chamado Papo com Eldo, onde o comunicador reúne especialista de diversos setores sobre as consequências do novo coronavírus no dia a dia das pessoas. Em um debate ao vivo no YouTube o jornalista conversa sobre o tema em 7 tópicos. Entre outros assuntos, já foram debatidos temas como o depoimento de Sérgio Moro, Campus Party e Tecnologia, e o que fazer após a pandemia. O conteúdo na íntegra, com mais de uma hora de conversa, fica disponível no canal youtube.com/eldogomeestv