Já era esperado que a pandemia de COVID-19 e a necessidade de quarentena e isolamento social iria impactar as vendas do varejo. Entretanto, uma pesquisa realizada pela F360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e o médio varejista, mostra uma queda grande na véspera do Dia das Mães, uma das datas mais esperadas pelos varejistas brasileiros.
Dados da empresa mostram que as transações financeiras realizadas entre 15 e 29 de abril caíram mais da metade (58%) no comparativo com o mesmo período do ano passado (13 a 27 de abril de 2019). Ou seja, praticamente seis a cada dez vendas realizadas em 2019 não foram feitas neste ano.
Na análise regional, o Centro-Oeste teve a menor queda nas vendas, com -23%. As lojas do Norte caíram -43%; as do Nordeste, -50%; e as do Sul, -53% no período analisado. Já o Sudeste teve a maior queda registrada, apresentando -71%.
“Com os consumidores em casa e muitas lojas operando apenas no delivery e nos canais digitais, a queda nas vendas já era um cenário imaginado para o lojista brasileiro. Entretanto, percebe-se que houve uma queda maior, principalmente em determinadas regiões”, explica Henrique Carbonell, CEO da F360°.