O Ceo da Ford abriu a participação na CES 2018 anunciando a parceria com a Qualcom visando veículos autônomos e conectados.
Jim Hackett, CEO e presidente mundial da Ford, fez ontem 9/01 a palestra principal de abertura da CES 2018.
A maior evento de tecnologia do mundo que está acontecendo em , em Las Vegas, nos EUA.
Ele se posicionou na palestra falando da visão da marca sobre o futuro dos automóveis e da mobilidade.
A Ford também anunciou no evento uma parceria com a Qualcomm para desenvolver a chamada tecnologia C-V2X;
Tecnologia , que permitirá a comunicação direta do veículo com os demais e também com a infraestrutura das ruas;
Como sinais de trânsito e dispositivos de pedestres, por meio do celular, incluindo sistema de comunicação em nuvem.
“Não estou aqui para vender carros, uma coisa de que eu gosto, mas para mostrar como a tecnologia está transformando a indústria e o que estamos fazendo para ser líderes nesse processo”;
Destacou o executivo.
Segundo Hackett, o automóvel moldou a forma como vivemos e, pela primeira vez desde que Henry Ford o popularizou;
Hoje existe a oportunidade de criar uma ruptura tecnológica nos sistemas de transporte com a introdução dos veículos autônomos e conectados.
“O automóvel trouxe uma nova e extraordinária liberdade, impulsionando a indústria e o crescimento pessoal e econômico de várias gerações.
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O preço pago por essa liberdade foi a criação de um mundo onde as vias foram construídas para os carros, avançando sobre os espaços comunitários”, destacou.
“E, com cada vez mais pessoas buscando os centros urbanos, o modelo atual não é mais sustentável.”
A proposta da Ford é usar as novas tecnologias para recuperar as ruas como espaço de vivência;
Dando passos para introduzir nas cidades a era da economia e do transporte compartilhado.
“Com o poder da inteligência artificial e o surgimento dos veículos autônomos e conectados, temos tecnologia capaz de fazer uma completa ruptura e recriar o sistema de transporte de superfície pela primeira vez em um século.
Tudo, desde o estacionamento, fluxo de tráfego e entrega de mercadorias, pode ser radicalmente melhorado;
Reduzindo os congestionamentos e transformando as ruas em mais espaços públicos”, disse.
Para Jim Hacket, mais que um meio de transportar pessoas de um lugar a outro o veículo autônomo representa a oportunidade de criar novos modelos de negócios.
Para falar sobre o papel do Big Data – processamento de grande volume de dados – nesse processo;
O executivo trouxe como convidado Michael Sandel, famoso professor de Harvard.
Sandel falou sobre o grande volume de informação que as empresas detêm hoje sobre os consumidores e citou três exemplos:
Uma loja como a Amazon sabe os livros que você lê, o Uber conhece os locais que você frequenta e uma marca de colchões, os seus hábitos de dormir.
“Existe a preocupação de que esse tipo de dados possa se tornar público e violar a privacidade das pessoas, mas eles também podem salvar vidas, como por exemplo ao agilizar o socorro a uma pessoa que sofre de diabetes ou ataque cardíaco.
Liberar ou não o acesso a essas informações deve ser uma opção do consumidor”, disse.
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Por isso, segundo Hackett, ao desenvolver novas tecnologias de mobilidade a Ford adotou uma abordagem centrada no usuário.
“Não é suficiente implementar uma nova tecnologia sem antes entender completamente como ela vai melhorar a vida das pessoas.
Assim, para desenvolver novos meios de transportar pessoas e mercadorias começamos estabelecendo parcerias com cidades;
Organizações civis, planejadores urbanos, tecnólogos e designers de todo o mundo.”
O desafio inclui criar sistemas e padrões de comunicação dos veículos com outros veículos e toda a infraestrutura urbana ao redor, como pedestres, ciclistas, semáforos e ruas.
Marcy Klevorn, presidente da Ford Mobility, divisão da empresa voltada a novas soluções de mobilidade;
E Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford, também falaram sobre as possibilidades que o uso da nuvem e de veículos autônomos traz para o setor.
Recentemente a Ford, por meio de sua parceira Argo AI, empresa de inteligência artificial;
Anunciou a aquisição da Princeton Lightwave, especializada em sensores LiDAR, que são essenciais para o funcionamento dos carros autônomos.
Esse sistema funciona com varredura a laser e é responsável pela criação da visão tridimensional;
Que permite aos veículos autônomos se localizar no ambiente e detectar outros veículos, pedestres e ciclistas.
Apesar do grande progresso no desenvolvimento dos veículos autônomos, ainda há muito a ser feito para viabilizar o uso dessa tecnologia em larga escala.
Por isso a Ford está expandindo suas parcerias para viabilizar em menor tempo a produção em linha de veículos autônomos.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919;
Onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas;
Além do Campo de Provas de Tatuí.
Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA.
A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços pós-venda a uma linha completa de carros, picapes;
SUVs e veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln;
Fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company;
E busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade.
A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo.
Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.
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