Como uma empresa de tecnologia, a Boa Vista SCPC aplica inteligência analítica para oferecer ao mercado alternativas que contribuem para alavancar os negócios; o Segmenta é uma delas
22 de julho de 2016 – Em um período de crise econômica, rever determinados padrões, como os usados para abordar consumidores, pode ser decisivo para o futuro dos negócios. Por isso, a Boa Vista SCPC desenvolveu o Segmenta. Uma solução intuitiva e versátil, de ótimo custo-benefício, que identifica na carteira de clientes os perfis de consumidores que são mais propensos a determinadas ações de marketing, vendas, crédito e cobrança. Ao identificar os perfis de públicos, a ferramenta ajuda as empresas a definirem iniciativas personalizadas em investimentos que reverterão em vendas.
Como explica a diretora de produtos da Boa Vista SCPC, Maria Dolores Gil de Oliveira, o Segmenta foi desenvolvido com informações cadastrais, geográficas e de consulta ao SCPC, com o objetivo de agrupar pessoas com perfis semelhantes entre si. A aplicabilidade da ferramenta pode se dar de diferentes formas, já que a análise é feita à base de informações do cliente, apontando quais são os perfis de consumidores que mais se sobressaem.
Aplicações e benefícios
O Segmenta é uma ótima ferramenta para ações de marketing. A solução possibilita que as empresas conheçam o perfil da sua carteira e entendam quais são os melhores públicos para determinados produtos ou serviços. Com isso, é possível direcionar campanhas de marketing de maneira mais assertiva para os já clientes e/ou prospects.
No segmento de crédito e cobrança, o teste de canal é um exemplo da eficiência para bancos e financeiras. Ao identificar o jovem como o principal perfil de devedor, a empresa pode escolher um meio mais adequado para efetuar a cobrança, como o envio de SMS. Já se o perfil do devedor identificado é mais velho, recomenda-se avaliar, de acordo com os custos, o envio de mala direta ou mesmo telemarketing. Tudo para minimizar os despesas e recuperar a dívida.
Empresas de cartões de crédito também podem obter benefícios ao aplicarem o Segmenta em suas carteiras de clientes. Ao identificar o percentual de consumidores em cada um dos perfis, um determinado banco pode avaliar se é vantajoso propor mudança de variante, como do Gold para Platinum, ou se amplia o limite de crédito para compras e saques pré-definidos.
O Segmenta pode ser usado ainda como ferramenta de geomarketing, porque auxilia na escolha de uma determinada região para abertura de um novo negócio ou investimento em mídia. E mais, é ideal para a identificação de novas oportunidades de negócios.
Os perfis
Para chegar aos grupos de consumidores que compõem o Segmenta, a área de Analytics da Boa Vista SCPC utilizou a metodologia estatística de clusterização, que agrupa indivíduos com características semelhantes e os separa em grupos diferentes. Os perfis definidos, inicialmente, foram: desbravadores (homens e mulheres jovens de baixa rena), ambiciosos (homens e mulheres de classe média), chefes de família (homens e mulheres de baixa renda), pessoas de negócio (homens e mulheres adultos de alta renda) e seniors (homens e mulheres idosos de baixa renda).
Com esta classificação dos consumidores na população, as empresas conseguem explorar ao máximo as prospecções de mercado e aperfeiçoar a gestão de seus clientes. Ao conhecê-los, podem construir campanhas e ações mais dirigidas, com mensagens e meios assertivos.
Investimento
“A solução é viável para empresas de todos os portes e ramos de atividade. E tem ótimo custo-benefício porque sua precificação é feita por volume de consulta de forma cascata, ou seja, volumes maiores implicam um valor unitário menor”, comenta a diretora da Boa Vista.
Empresas interessadas no produto devem ligar na central de atendimento (0800 -701- 7887). As que já mantêm relações comerciais com a Boa Vista SCPC devem contatar diretamente o gerente de conta ou, quando em outra cidade, procurar o parceiro local.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC é uma parceria estratégica que contribui, ativamente, na tomada de decisão e na redução de riscos nos negócios das empresas. Possui 350 milhões de informações comerciais de consumidores e empresas e recebe mais de 7 milhões de consultas diárias. Com inteligência analítica, oferece soluções para maximizar os resultados das empresas e ampliar a segurança em cada etapa dos negócios, a um custo acessível.
Com tecnologia de ponta e a expertise dos 60 anos desde a criação do SCPC, revolucionou o sistema de consulta de débitos do próprio CPF pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), e que hoje beneficia milhões de consumidores no país. E foi também a pioneira na realização do maior mutirão de renegociação de dívidas, promovendo a sustentabilidade do crédito.
Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, representantes e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços.