Segundo a ABRAL, Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas, o mercado nacional de Licenciamento de Marcas movimenta aproximadamente 18 bilhões de reais ao ano. Marcas consagradas como Disney, Warner, personagens infantis como Galinha Pintadinha e, mais recentemente, influencers digitais, como o youtuber Luccas Neto, têm dado o ritmo ao mercado nacional de licenciamento de marcas. Apesar de já estar inserido no meio digital, com licenciamento de games e influencers, por exemplo, em pleno 2020 o mercado de Licenciamento de Marcas ainda é pouco explorado através de soluções tecnológicas.
Entretanto essa realidade parece estar mudando aos poucos, com o surgimento de empresas focadas no desenvolvimento de tecnologia para este segmento, fato que fica ainda mais evidente com os recentes investimentos de mais de 6 milhões de dólares realizados por grandes fundos internacionais, em startups estrangeiras que têm em seu DNA, o Licenciamento de Marcas.
É no embalo do mercado internacional a startup catarinense License Solutions planeja consolidar seu crescimento e expansão no mercado nacional. Fundada há 5 anos por Bruno Koerich, a empresa que fica sediada em Florianópolis – um dos maiores polos de inovação do país – tem como foco o desenvolvimento de tecnologia para o mercado de licenciamento e anuncia a aquisição de sua principal concorrente, a Licencie.
Com a recente aquisição, a License Solutions passará a atuar também no segmento de indústrias e varejo, antes território explorado apenas pela Licencie, sua antiga concorrente. “Começamos oferecendo uma solução muito ampla para as marcas, principalmente Clubes de Futebol, focada na geração de novos negócios e também na gestão dos contratos de Licenciamento. Sempre focamos muito em oferecer nossas soluções para marcas, porém, a partir de agora com a compra da Licencie, ofereceremos para as indústrias e varejistas todo nosso portfólio: prospecção de negócios via marketplace, gerenciamento de royalties gerados e venda de produtos licenciados entre indústrias e varejistas. Tudo através dos nossos softwares e soluções tecnológicas”, comenta Bruno Koerich de Paula, CEO da License Solutions.
A partir de agora, as empresas passam a atuar de forma estratégica, entregando soluções completas, somando conhecimento e inteligência em todas as etapas do processo de licenciamento de marcas. Segundo Rafael Pedreira, fundador da Licencie e professor do curso de Licenciamento de Marcas da ESPM, a fusão foi um processo natural. “Nos conhecíamos do mercado, tínhamos clientes e parceiros em comum, mas nosso foco em indústria e varejo acabou chamando a atenção da License, pois era algo que eles não conseguiam explorar tão bem. Em breve, lançaremos novas soluções, que já estavam em nosso planejamento e que agora serão absorvidas pela License, que prometem trazer ainda mais inovação ao mercado, permitindo que a conexão entre varejo e indústria seja realizada de forma mais simples e rápida.”
A License Solutions possui, hoje, mais de 30 marcas como clientes, entre elas gigantes do futebol como Corinthians, Palmeiras, Vasco, Internacional e Cruzeiro, o artista plástico Luciano Martins e mais de 1500 indústrias em seu portfólio, que terão disponível uma plataforma completa, com cursos online, conteúdo exclusivo, acesso às principais marcas do mercado e suporte por meio de executivos de conta especializados, além de uma equipe com 17 colaboradores integralmente dedicados a entregar as melhores soluções para o mercado de licenciamento.
“Esse mercado ainda não é explorado como poderia com soluções tecnológicas. Nosso objetivo é trazer agilidade, confiabilidade e transparência para todas as partes envolvidas nesses processos, consolidando a License Solutions como a maior empresa de tecnologia em Licenciamento de Marcas da América Latina”, finaliza Bruno.
Website: http://www.licensesolutions.com.br