A Hortifruti Natural da Terra, maior rede de hortifrutigranjeiros do país, inaugurou sua primeira loja no modelo Leve em São Paulo. O local escolhido para receber a nova unidade Natural da Terra no formato compacto foi o bairro do Itaim. Mantendo os mesmos conceitos e DNA da marca, a Natural da Terra Leve oferece um mix seleto de produtos frescos para suprir a demanda cotidiana da região.
Com 250 metros quadrados (uma loja padrão da rede tem em média entre 800 e 1000m²), a Natural da Terra Leve tem os perecíveis como foco principal do negócio, especialmente os mais vendidos em FLV – frutas, legumes e verduras – incluindo folhas, temperos e frutos exóticos. E, ainda, açougue e padaria para o dia a dia, com pães variados assados no próprio local, do francês aos de fermentação natural. E também uma seleção de itens de mercearia e produtos lácteos. Outra novidade da Natural da Terra Leve é o self checkout, para agilizar ainda mais o serviço de atendimento, disponível em três estações. Comodidade ao cliente até no momento de pagar as compras com autosserviço.
A empresa já opera 13 unidades na ‘Hortifruti Leve’ no estado de Rio de Janeiro: duas em Niterói (nos bairros de Icaraí e Ingá) e 11 na capital (Barra da Tijuca, Copacabana, Gávea, Humaitá, Ipanema, Leblon, Maracanã e Tijuca). A abertura da loja Natural da Terra Leve no Itaim faz parte do plano de expansão da companhia para a marca em São Paulo, que prevê a inauguração novas operações, seja no modelo tradicional ou Leve, ainda em 2021.
Transformação digital
O cenário da pandemia de covid-19 trouxe uma série de aprendizados para todo o mundo e, no varejo alimentar, um serviço essencial mantido, inclusive, durante os meses mais severos de recomendação de isolamento social, não foi diferente. O contexto adverso proporcionou, inclusive, alguns avanços. A Hortifruti Natural da Terra vem passando por um processo de transformação digital durante este período e olhando, cada vez mais, para o cliente onmichannel, que frequenta as lojas físicas, mas também utiliza os serviços on-line de compras da empresa.
“O investimento no e-commerce já era algo planejado dentro da companhia, mas a pandemia fez com que a gente acelerasse bastante este processo de inovação ao longo dos últimos meses”, conta Thiago Picolo, CEO da Hortifruti Natural da Terra. Com o aumento de pedidos via delivery, de cerca de 1.000% durante os primeiros meses de isolamento, a Hortifruti Natural da Terra desenhou também um projeto de dark stores.
Com elas, a rede, a princípio, teve três objetivos: escoar parte da operação do serviço de entrega de outras lojas próximas, devido ao alto volume de pedidos neste formato, mantendo a qualidade de atendimento ao cliente; testar mercados onde ainda não estava presente para avaliar a possibilidade de abertura de uma futura loja; assim como experimentar regiões onde, em um primeiro momento, a companhia não planeja ter uma unidade física.
Os grandes benefícios das dark stores são o baixo custo da operação; a maior eficiência na entrega, assim como o melhor atendimento ao cliente em regiões de altas demandas, além de conseguir chegar a novos endereços. Tudo em prol de promover o melhor atendimento ao cliente, onde ele estiver e independentemente de como ele se relacionar com a rede.
Website: https://institucional.naturaldaterra.com.br/