A pandemia da Covid-19 neste ano mudou muita coisa no mundo. E um dos setores mais impactados pelas medidas restritivas de segurança foram restaurantes, bares e lanchonetes. Mesmo com a diminuição de casos nos últimos meses, esses negócios ainda sofrem e muitos tiveram que fechar as portas durante este período.
Projeções da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que, para além dos 300 mil bares e restaurantes que fecharam as portas de março para cá, pelo menos outros 35 mil devem encerrar as atividades até o fim de 2020.
Ao mesmo tempo, na contramão deste movimento, há negócios neste mesmo setor que sobreviveram ao caos da pandemia. Não só sobreviveram, mas como cresceram exponencialmente nos últimos meses, mesmo com todos os desafios enfrentados.
Foi o caso de uma rede de delivery de Minas Gerais. Atualmente vendendo mais de 100 mil hambúrgueres por mês, a empresa registou um crescimento de 38% desde o início do ano e mais duas lojas abertas em São Paulo e com plano de expansão para mais três unidades no Rio de Janeiro (Méier, Centro e Barra da Tijuca) e mais três em Minas Gerais (Uberlândia, Divinópolis e Uberaba).
Durante a pandemia, a empresa teve que deixar cinco lojas físicas fechadas, mas com delivery. Com a mudança no comportamento de consumo, não foram todas os restaurantes que conseguiram se adaptar.
Segundo o levantamento da Abrasel, 71% das empresas do setor, em São Paulo, faturam menos da metade do que na mesma época de 2019. Uma situação que deve se manter ainda por um longo período.
“O momento do delivery foi realmente foi bom para quem fazia. Mas no início foi desafiador. Muitas pessoas começaram a consumir delivery, pois não conheciam e começaram a gostar. Nós dividimos a fatia do bolo entre vários restaurantes, mas muitos viam que não era fácil e começaram a sair”, disse a proprietária da rede American Burger, Camila Guerra.
A própria história da dona da rede pode explicar os desafios que já foram enfrentados por ela no passado. Da cozinha de casa e com um orçamento de R$ 800, a empresária começou o seu negócio com o objetivo de pagar as suas contas e sobreviver. Deu certo. Mais do que isso, construiu uma empresa que fatura milhões e segue crescendo.
Isso se deve muito à visão da empresa, que começou a operar com delivery há 5 anos. Segundo o Google Brasil, houve um aumento de quase 300% entre os meses de março e maio nas pesquisas dos termos “entrega”, “entrega de comida” e “delivery”.
Até mesmo redes sociais como o Instagram lançaram funcionalidades para ajudar restaurantes com deliveries e tentar ajudar esses negócios a sobreviverem durante a crise.
O Google também permitiu uma função para que o usuário pedisse comida logo após a busca. Para 2021, Camila Guerra acredita que o delivery continuará sendo uma tendência.
“A pandemia fez com o que grandes marcas reconhecesse o delivery como outra alavanca de vendas, imaginemos que no ano de 2021 essas empresas vão focar e investir muito. Ou seja, teremos que aprimorar ainda mais o que já fazemos bem”.
Atualmente com mais de 120 funcionários, a rede American Burger quer ter 100 lojas em várias partes do Brasil. “Queremos continuar sendo referência em delivery por grandes aplicativos, como o iFood. Estamos bem à frente do mercado, que reconheceu o delivery pós-Covid”, ressaltou.
Dicas para um delivery de sucesso
Com 100 mil hambúrgueres vendidos por mês. Neste cenário, Camila Guerra, proprietária da rede American Burger, destaca dicas para um delivery de sucesso:
Dicas
– Persistência;
– Insumos de qualidade;
– Embalagens diferenciadas para proporcionar a melhor experiência do delivery;
– Tempo de entrega
Website: https://www.americanburgerdelivery.com.br/