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Quando vale a pena comprar leads qualificados para uma empresa?

por Carlos Augusto Queiroz

Comprar leads, sem dúvida, é uma forma de manter a atividade comercial de uma empresa sempre em bom ritmo, ainda mais em épocas de crise. Mas não basta apenas comprar leads. É necessário comprar leads qualificados e saber tratá-los.

Então para aqueles que estão se perguntando: “Se eu comprar leads qualificados eu resolvo o problema da minha empresa?”, não é bem assim.

Pesquisa realizada pela Neoleads Geração de Leads com mais de 50 empresas que compram leads qualificados, mostra que apenas 28% destas conseguem dar um atendimento satisfatório àquelas oportunidades de negócio que recebem. “As empresas acham que apenas comprar leads é a solução dos problemas para alavancar negócios, mas se esquecem que o lead é apenas o 1º passo de um processo de relacionamento e vendas” – afirma Giuliano Sarzana, Head de Negócios da Neoleads, empresa com mais de 10 anos de experiência em geração de leads e marketing de performance.

O que a empresa deve analisar antes de comprar leads qualificados para obter o máximo retorno das oportunidades:

Ao se decidir pela compra de leads qualificados é importante analisar se a empresa consegue dar atendimento àquelas novas oportunidades que serão geradas. O time comercial está preparado? Está treinado? Consegue dar uma resposta rápida às demandas? Se as respostas forem sim, ótimo! Se há dúvidas, a empresa pode desperdiçar recursos comprando leads e os deixando no limbo, sem o tratamento adequado. “Comprar leads e não dar o devido atendimento é um dos principais erros das empresas que afirmam que comprar leads não funciona” – afirma Giuliano da Neoleads. “Como os leads são perecíveis – ou seja, com o tempo perdem qualidade – se a resposta ao lead demora muito, a chance de conversão em negócios vai ser mínima. Já se você consegue tratar rapidamente os leads e dar o atendimento adequado, a chance de sucesso é altíssima” – complementa o profissional.

Outro ponto a ser analisado é a quantidade de leads a serem comprados. Se o time comercial tem 5 pessoas e, cada pessoa, consegue atender 2 leads por dia, não adianta a empresa comprar mais do que 10 leads por dia. O time comercial acabará recebendo mais leads do que consegue absorver e a qualidade do atendimento será comprometida.

Como saber de qual agência ou fornecedor comprar leads?

Após identificar a real necessidade da empresa, o próximo passo é identificar de quem comprar leads qualificados. Existem muitas empresas de leads no mercado, mas infelizmente, poucas entregam leads de qualidade.

Quais as vantagens e desvantagens de comprar leads qualificados?

Após entender melhor sobre a compra de leads, é necessário entender se investir nesse formato de geração de negócios faz sentido.

Vantagens de comprar leads:

• Poupa trabalho e tempo: Não é preciso ter um time de marketing de performance ou alocar horas dos vendedores para prospectar clientes online. Comprando leads, o time comercial terá que se dedicar apenas ao atendimento e às vendas. Dessa forma a compra de leads se torna uma boa opção para empresas em estágio inicial, que precisam de um primeiro impulso na operação, ou para empresas que queiram aumentar a atividade de seus times comerciais.
• Tende a ter melhor custo x benefício: Sim, na maior parte dos casos, mas nem sempre. Como dito anteriormente, isso depende de vários fatores. Custo do lead, taxa de conversão em vendas, ticket médio e custo da operação, por exemplo. Mas normalmente é mais barato se comprar leads do que gerar dentro de casa, com todos os custos de mídia, operação, gestão, etc.
• Risco Minimizado: A maioria das agências de leads trabalha no modelo 100% variável, ou de performance. A empresa cliente paga apenas por lead gerado. Se não houver lead gerado no mês, por exemplo, a empresa cliente não paga nada. Todo o risco de mídia é por conta da agência de leads fornecedora. Existem, entretanto, casos onde se exige uma compra mínima de leads mensais para sustentar o processo de geração.
• Rapidez de Implantação: Ao se optar pela compra de leads e ao se escolher uma boa agência para realizar essa geração, ganha-se muito tempo. Um projeto bem briefado leva cerca de uma semana para iniciar (podendo até ser menos). Por outro lado, montar uma estrutura de vendas internas leva bem mais tempo, é necessário contratar pessoas, comprar equipamentos, realizar treinamento, entre outros.

Desvantagens de comprar leads:

• Eventual compra de fornecedores duvidosos: Os leads que a empresa receberá não são sinônimos de vendas. É uma pessoa interessada na oferta, mas que precisa, ainda, ser trabalhada pelo time comercial. Quando se adquire leads de uma empresa confiável, o contato com os mesmos será tranquilo e a chance de conversão alta. Mas, ao se adquirir leads de um fornecedor duvidoso, não há garantia de recebimento do contato da pessoa certa para abordar nem de que as informações recebidas estão corretas e atualizadas. Então, o time de vendas terá um retrabalho e uma insatisfação.
• Dependência de Terceiros: Quando se compra leads, a empresa cliente acaba não gerando um conhecimento interno e sempre terá que recorrer aos parceiros de geração. No longo prazo isso pode vir a ser um problema. O ideal é seguir com duas estratégias em paralelo, comprar leads mas também desenvolver uma base de conhecimento para geração interna.

“Comprar leads qualificados é uma ótima opção para empresas que querem alavancar seus negócios ou até mesmo para agências de publicidade que querem entregar melhores resultados aos seus clientes. Mas apenas comprar leads não vai fazer a empresa fechar mais negócios, é fundamental olhar o andamento do funil de vendas e dar as devidas tratativas aos leads ao longo do tempo” – Finaliza Giuliano da Neoleads.

Website: https://www.neoleads.com.br

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