A tecnologia trouxe à tona a sensação de que muitas coisas podem ser “descartáveis”. Isso, porque, quando algo quebra, trocar acaba sendo uma solução mais efetiva do que consertar. Mas isso não se aplica ao patrimônio humano das empresas e aos seus clientes. Abrir mão de bons profissionais nunca é a melhor alternativa, ainda mais em momentos de crise como o atual. Muito pelo contrário, a solução ideal é investir em treinamento para capacitar as equipes e manter os colaboradores satisfeitos e, consequentemente, os clientes.
Segundo dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), os trabalhadores estão passando mais tempo em cursos, treinamentos e salas de aula: o aumento foi de mais de 33% de um ano para o outro.
Diante desse cenário, Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP) afirma que uma empresa que cuida de seus colaboradores tem um ambiente mais saudável e maior produtividade e resultados.
“O processo de capacitação interna pode e deve ser implementado em empresas de diferentes setores. Especialmente no mundo da limpeza, um profissional capacitado consegue entregar muito mais do que qualidade, utilizando menos recursos. O serviço prestado acaba superando as expectativas dos clientes.
O treinamento é válido e indispensável para todos, pois ajuda a criar um padrão, um método que, quando replicado, facilita o entendimento de todo o processo. Assim, os ambientes são limpos de maneira uniforme por qualquer profissional que tenha tido acesso à capacitação”, aponta.
Especializando a equipe
No setor da limpeza profissional, Monteiro ressalta que empresas que contam com programas e métodos para tornar a equipe especialista na área têm como consequência resultados mais positivos. “O treinamento e capacitação para limpeza corporativa são indispensáveis. A limpeza doméstica pode trazer um panorama errôneo, assim como vícios. São situações bastante diferentes, onde a repetição do processo pode ser um grande problema”, explica.
Como exemplo, o especialista cita o uso de pano de chão no processo de higienização. “Uma empresa não deve realizar a limpeza da mesma maneira que se limpa uma residência. Ao se pensar na limpeza com rodo, pano e um balde, o que se percebe é que o ambiente está, na verdade, sendo infectado com o uso de água suja”, comenta.
O correto é o uso de balde duplo: um para a limpeza do pano, e o outro apenas com água limpa e o produto utilizado. “Ainda assim, o uso de panos não é o mais indicado. A limpeza de empresas pede o uso de equipamentos profissionais, garantindo a higienização e desinfecção dos locais. Hoje em dia há muita variedade e as possibilidades são inúmeras”, diz Monteiro.
Nesse sentido, a UniAbralimp – Unidade Nacional de Formação Profissional da Abralimp – abriu durante o período da pandemia seus cursos para todo o mercado, levando informação e capacitação profissional a todos. Os cursos estão sendo realizados online, com transmissão ao vivo. A valorização das equipes é um dos grandes objetivos das ações da Abralimp e o treinamento é o caminho para aumentar a produtividade, eficiência e a segurança das pessoas. Ainda nesse sentido a Uniabralimp prepara-se para o lançamento de cursos EAD nas próximas semanas.
A associação tem se dedicado a orientar as empresas e o mercado usuário sobre as melhores práticas na limpeza e higienização dos mais diversos ambientes. Por meio de manuais, webinários, produção de conteúdos técnicos, do portal da Revista Higiplus e entrevistas à imprensa, tem municiado o mercado e a sociedade em geral com protocolos e diretrizes com o detalhamento necessário para as empresas e equipes que estão na linha de frente.
Segurança e qualidade na limpeza
A limpeza corporativa é um item indispensável para a proteção contra o coronavírus, onde a higienização de ambientes comuns merece cuidados redobrados.
Com o intuito de relembrar a todos que ambientes limpos impactam diretamente na produtividade e saúde de todos, o SEAC-SP está promovendo a campanha “Limpeza é saúde”, que atenderá corporações de todos os segmentos que contratarem uma empresa de limpeza profissional.
Em breve, serão apresentados ao mercado os critérios para as empresas que queiram aderir à campanha. Estas receberão um Selo, que atestará a eficácia da limpeza e higienização e a preocupação com a saúde das pessoas.
Saiba mais em https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude.
Website: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude