Empresa cria nova marca para entrada no mercado internacional
Depois de uma trajetória bem sucedida no mercado B2B, a Nastek, empresa líder em fornecimento de tecnologias de automação e comunicação para companhias do setor de energia elétrica no Brasil, viu a oportunidade de iniciar suas operações diretamente com o consumidor final (B2C), lançando uma linha de rastreadores diferentes de tudo o que já existia.
O objetivo da empresa era revolucionar o mercado nacional e internacional, mas para isso era necessária à criação de uma marca que tivesse um posicionamento único e comunicasse de forma clara os diferenciais de seus produtos: excelentes níveis de sinal, longa duração de bateria, tamanho reduzido e design funcional com alto apelo estético.
“A necessidade da criação de uma marca que dialogue com seu público é muito maior no mercado B2C, quando o contato é mais próximo e pessoal, especialmente por tratar-se de rastreadores, cujo uso induz ao cuidado, à segurança e à qualidade de vida”, explica Lucas Saad, diretor da consultoria curitibana saad branding+design, responsável pela criação da marca.
Depois de inúmeras pesquisas de imersão na própria empresa, além de pesquisas de mercado, tendências, público e concorrentes, os dados foram cruzados e foi criado o nome Yon. Direto e de fácil pronúncia, Yon significa “distant, but within sight”, ou, em português, “distante, mas ao alcance da vista”.
A identidade foi desenvolvida baseada no conceito “all connected”, transmitindo movimento, velocidade e conectividade, que são atributos do produto. Linhas de várias cores cruzam o logotipo e a identidade visual ligando letras, palavras e imagens, permitindo uma multiplicidade de aplicações e reforçando sua presença multifacetada, assim como o conceito da marca.
“O projeto foi essencial para a diferenciação do produto no mercado, fazendo com que ele se sobressaísse frente à concorrência”, conta José Wanderley Scucuglia, fundador e CEO da Nastek. O projeto superou as expectativas mesmo antes dos produtos serem lançados. O primeiro da linha, o Yon Bike Lamp, foi reconhecido por mais de 400 sites do exterior como Yahoo! Finance, BusinessWire, Fox News, CBS e Business Report como um produto inovador, ressaltando sua tecnologia orgulhosamente produzida no Brasil.
O projeto de branding e design gráfico para o Yon também foi destaque em premiações como a Bienal Brasileira de Design e Bienal Brasileira de Design Gráfico, publicações como Color Code e websites como Packaging of the World, Identity Designed, Creative Inspiration e Daily Inspiration.
Segundo Saad, o projeto permitiu uma considerável otimização da estratégia de precificação e o início da atuação internacional da Yon com a implantação de uma sede em Miami, EUA. “Todo esse trabalho teve um efeito assustador como porta de entrada no mercado internacional e, no Brasil, reforça a credibilidade que construímos com o passar do tempo”, completa Scucuglia.
Para conhecer mais sobre o trabalho, acesse os sites www.saad-studio.com e http://www.nastek.com.br/