Home Empreendedorismo Programa Crowd Vale da Eletrônica divulga novas startups

Programa Crowd Vale da Eletrônica divulga novas startups

por Paulo Fernandes Maciel
pessoas das startups do programa Crowd

Novas startups do programa Crowd Vale da Eletrônica são divulgadas

O Crowd Vale da Eletrônica, parceria entre o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel e a Telefônica Open Future, divulgou no último dia 12 de julho as startups participantes da terceira edição do programa de pré-aceleração.

pessoas das startups do programa Crowd

A divulgação foi realizada na sede do Inatel em Santa Rita do Sapucaí-MG e reuniu as empresas selecionadas.

Nesta edição, nove startups foram aprovadas após passarem por um processo de seleção onde as interessadas apresentaram suas ideias e projetos por meio de pitches.

 

Nesta edição, startups trabalham com soluções para o agronegócio, internet das coisas, saúde, educação e transporte

Elas foram avaliadas por profissionais da área de empreendedorismo e de desenvolvimento de novas tecnologias do Inatel, Ericsson e, Telefônica Open Future.

“Estamos animados com as equipes desta nova edição, a expectativa é positiva em relação ao desenvolvimento dessas startups no período de vigência do programa, que varia de 3 a 9 meses, dependendo das ações e resultados apresentados pelas startups.

Um destaque interessante é que 7 equipes possuem em sua formação pelo menos um aluno, ex-aluno ou até mesmo de colaboradores da instituição, isso mostra que nossa comunidade está ligada e interessada nas ações da qual o Crowd proporciona.”

Comentou o Head de Aceleração do programa no Inatel, Eduardo Esteves Zanin.
Entre as principais ideias das novas startups estão soluções para o agronegócio, internet das coisas, saúde, educação e transporte.

Logomarca da Ericsson apoiadora do Crowd

O projeto é apoiado por empresas renomadas

“Participar do Crowd é uma boa forma de iniciar e desenvolver os trabalhos da empresa, o programa possui profissionais experientes e uma infraestrutura positiva para o desenvolvimento dos trabalhos, além de ser formado por empresas renomadas, o que chama a atenção para o projeto.”

Comentou o ex-aluno da instituição, Guilherme Augusto e sócio da startup Aint.

A tecnologia voltada para a área da saúde também está entre os projetos selecionados.

A Horus propõe um sensor de queda e uma câmera que mostra um idoso em tempo real, o que facilita no atendimento e agiliza no resgate, se necessário.

“Participar do Crowd vai proporcionar uma motivação melhor para o desenvolvimento do projeto que visa a melhoria da saúde e bem-estar da população.

Saber que podemos fazer a diferença com um projeto deste é muito gratificante.

Nossa expectativa é de que na Feira Tecnológica do Inatel apresentaremos um protótipo desta tecnologia.”

Comentou a integrante da startup e aluna do curso de Engenharia Biomédica da instituição, Carolina Lopes Costa.

parte de uma fachada da Telefônica

Já no setor dos transportes, utilizando a tecnologia da internet das coisas (IoT), a startup IoTTrack, traz uma solução para a gestão de frotas de veículos.

“Estamos trabalhando no protótipo e neste período do programa esperamos finaliza-lo com sucesso.

No Brasil o campo de trabalho do transporte é extenso e uma inovação desta pode ter sucesso no mercado.

O Crowd oferece oportunidades e mentorias com as empresas parceiras do programa e isso é muito positivo, disse Diego Cuba Zuniga, aluno de Mestrado do Inatel e sócio da startup.

Lista completa das empresas selecionadas:

Aint

Sistema de classificação de café utilizando inteligência artificial – Identificação de vários constituintes na amostra do café e por meio de sensores são realizadas coletas e classificação da amostra comparando com o que está no banco de dados inserido em nuvem.

Foco X Cuca Fresca

O game é um aplicativo para dispositivos eletrônicos que propõe estimular o processo de alfabetização através de uma história.

O principal objetivo é estimular a leitura e a fluência na alfabetização.

Horus

Sensor de queda e uma câmera mostrando o idoso em tempo real.

IoTTrack

Solução em internet das coisas para frotas de veículos.

Portal das Corridas

Plataforma e soluções voltadas para os esportes, eventos e corridas de rua.

Projeteiros

Desenvolvem tecnologias digitais, softwares, aplicativos, websites, projetos de peças 3D entre outras atividades tecnológicas.

Go Now

Plataforma que permite a contratação direta com o caminheiro para possíveis fretes.

Soil

Desenvolve um sistema responsável pela tomada de decisões no agronegócio sobre quando a irrigação deve acontecer, com um dispositivo móvel, onde o usuário contará com controle de todas as funções que um pivô pode desempenhar, além de agendamento das irrigações e acesso a condições meteorológicas, o que também contribui para a economia de água aplicada.

World of Glass

Desenvolvimento de vidros inteligentes que mudam de transparência conforme luminosidade e que também capta energia solar.

O programa

O Crowd_ Vale da Eletrônica é um programa de pré-aceleração exclusivo, que conta com ações conjuntas entre Inatel, Telefonica Open Future_ e Ericsson, e tem como objetivo capacitar empreendedores, oferecer suporte para estruturação e desenvolvimento de projetos e startups inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups.

O modelo de pré-aceleração do Programa Crowd_ Vale da Eletrônica contempla o apoio a projetos inovadores de startups e spin-offs.

As equipes participantes podem utilizar a infraestrutura do Inatel para o desenvolvimento de seus negócios, e participam de atividades semanais com foco em capacitação e networking para os empreendedores.

Estas atividades são organizadas em três fases sequenciais com as seguintes metas:
Get a product – etapa inicial com foco na modelagem do negócio, definição do MVP e início do processo de desenvolvimento do protótipo;
Validate it – construção do MVP ou protótipo e validação da solução com clientes;
First sales – fase de comercialização do produto e preparo para tração.
Todo o processo de pré-aceleração é acompanhado pela Ericsson e Telefonica Open Future, através da Wayra, Telefonica e Vivo, que procuram, ativamente, parceiros de negócios nas startups do Crowd.

Sobre a Telefónica Open Future

A Telefónica Open Future_ é uma plataforma global projetada para conectar empreendedores, startups, investidores e parceiros públicos e privados de todo o mundo para captar oportunidades de inovação e de negócios.

Seu objetivo é apoiar o talento em todas as suas etapas de crescimento, por meio de um modelo integral de aceleração e de conexão com organizações, investidores e empresas.

O programa integra todas as iniciativas de inovação aberta, empreendedorismo e investimento do grupo Telefónica (Think Big, Talentum Startups, Crowds, Wayra e Fundos de Inovação) mediante uma rede global que se abre à incorporação de parceiros externos que queiram desenvolver suas próprias estratégias de empreendedorismo e investimento, e conectá-las com grandes empresas.

A Telefónica Open Future_ tem presença em 16 países.

Mais informações: www.openfuture.org

Sobre o Inatel

 

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica.

Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações.

Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos.

Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais.

Desde 2016, é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil.

Mais informações: www.inatel.br.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações