Novas startups do programa Crowd Vale da Eletrônica são divulgadas
O Crowd Vale da Eletrônica, parceria entre o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel e a Telefônica Open Future, divulgou no último dia 12 de julho as startups participantes da terceira edição do programa de pré-aceleração.
A divulgação foi realizada na sede do Inatel em Santa Rita do Sapucaí-MG e reuniu as empresas selecionadas.
Nesta edição, nove startups foram aprovadas após passarem por um processo de seleção onde as interessadas apresentaram suas ideias e projetos por meio de pitches.
Nesta edição, startups trabalham com soluções para o agronegócio, internet das coisas, saúde, educação e transporte
Elas foram avaliadas por profissionais da área de empreendedorismo e de desenvolvimento de novas tecnologias do Inatel, Ericsson e, Telefônica Open Future.
“Estamos animados com as equipes desta nova edição, a expectativa é positiva em relação ao desenvolvimento dessas startups no período de vigência do programa, que varia de 3 a 9 meses, dependendo das ações e resultados apresentados pelas startups.
Um destaque interessante é que 7 equipes possuem em sua formação pelo menos um aluno, ex-aluno ou até mesmo de colaboradores da instituição, isso mostra que nossa comunidade está ligada e interessada nas ações da qual o Crowd proporciona.”
Comentou o Head de Aceleração do programa no Inatel, Eduardo Esteves Zanin.
Entre as principais ideias das novas startups estão soluções para o agronegócio, internet das coisas, saúde, educação e transporte.
O projeto é apoiado por empresas renomadas
“Participar do Crowd é uma boa forma de iniciar e desenvolver os trabalhos da empresa, o programa possui profissionais experientes e uma infraestrutura positiva para o desenvolvimento dos trabalhos, além de ser formado por empresas renomadas, o que chama a atenção para o projeto.”
Comentou o ex-aluno da instituição, Guilherme Augusto e sócio da startup Aint.
A tecnologia voltada para a área da saúde também está entre os projetos selecionados.
A Horus propõe um sensor de queda e uma câmera que mostra um idoso em tempo real, o que facilita no atendimento e agiliza no resgate, se necessário.
“Participar do Crowd vai proporcionar uma motivação melhor para o desenvolvimento do projeto que visa a melhoria da saúde e bem-estar da população.
Saber que podemos fazer a diferença com um projeto deste é muito gratificante.
Nossa expectativa é de que na Feira Tecnológica do Inatel apresentaremos um protótipo desta tecnologia.”
Comentou a integrante da startup e aluna do curso de Engenharia Biomédica da instituição, Carolina Lopes Costa.
Já no setor dos transportes, utilizando a tecnologia da internet das coisas (IoT), a startup IoTTrack, traz uma solução para a gestão de frotas de veículos.
“Estamos trabalhando no protótipo e neste período do programa esperamos finaliza-lo com sucesso.
No Brasil o campo de trabalho do transporte é extenso e uma inovação desta pode ter sucesso no mercado.
O Crowd oferece oportunidades e mentorias com as empresas parceiras do programa e isso é muito positivo, disse Diego Cuba Zuniga, aluno de Mestrado do Inatel e sócio da startup.
Lista completa das empresas selecionadas:
Aint
Sistema de classificação de café utilizando inteligência artificial – Identificação de vários constituintes na amostra do café e por meio de sensores são realizadas coletas e classificação da amostra comparando com o que está no banco de dados inserido em nuvem.
Foco X Cuca Fresca
O game é um aplicativo para dispositivos eletrônicos que propõe estimular o processo de alfabetização através de uma história.
O principal objetivo é estimular a leitura e a fluência na alfabetização.
Horus
Sensor de queda e uma câmera mostrando o idoso em tempo real.
IoTTrack
Solução em internet das coisas para frotas de veículos.
Portal das Corridas
Plataforma e soluções voltadas para os esportes, eventos e corridas de rua.
Projeteiros
Desenvolvem tecnologias digitais, softwares, aplicativos, websites, projetos de peças 3D entre outras atividades tecnológicas.
Go Now
Plataforma que permite a contratação direta com o caminheiro para possíveis fretes.
Soil
Desenvolve um sistema responsável pela tomada de decisões no agronegócio sobre quando a irrigação deve acontecer, com um dispositivo móvel, onde o usuário contará com controle de todas as funções que um pivô pode desempenhar, além de agendamento das irrigações e acesso a condições meteorológicas, o que também contribui para a economia de água aplicada.
World of Glass
Desenvolvimento de vidros inteligentes que mudam de transparência conforme luminosidade e que também capta energia solar.
O programa
O Crowd_ Vale da Eletrônica é um programa de pré-aceleração exclusivo, que conta com ações conjuntas entre Inatel, Telefonica Open Future_ e Ericsson, e tem como objetivo capacitar empreendedores, oferecer suporte para estruturação e desenvolvimento de projetos e startups inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups.
O modelo de pré-aceleração do Programa Crowd_ Vale da Eletrônica contempla o apoio a projetos inovadores de startups e spin-offs.
As equipes participantes podem utilizar a infraestrutura do Inatel para o desenvolvimento de seus negócios, e participam de atividades semanais com foco em capacitação e networking para os empreendedores.
Estas atividades são organizadas em três fases sequenciais com as seguintes metas:
Get a product – etapa inicial com foco na modelagem do negócio, definição do MVP e início do processo de desenvolvimento do protótipo;
Validate it – construção do MVP ou protótipo e validação da solução com clientes;
First sales – fase de comercialização do produto e preparo para tração.
Todo o processo de pré-aceleração é acompanhado pela Ericsson e Telefonica Open Future, através da Wayra, Telefonica e Vivo, que procuram, ativamente, parceiros de negócios nas startups do Crowd.
Sobre a Telefónica Open Future
A Telefónica Open Future_ é uma plataforma global projetada para conectar empreendedores, startups, investidores e parceiros públicos e privados de todo o mundo para captar oportunidades de inovação e de negócios.
Seu objetivo é apoiar o talento em todas as suas etapas de crescimento, por meio de um modelo integral de aceleração e de conexão com organizações, investidores e empresas.
O programa integra todas as iniciativas de inovação aberta, empreendedorismo e investimento do grupo Telefónica (Think Big, Talentum Startups, Crowds, Wayra e Fundos de Inovação) mediante uma rede global que se abre à incorporação de parceiros externos que queiram desenvolver suas próprias estratégias de empreendedorismo e investimento, e conectá-las com grandes empresas.
A Telefónica Open Future_ tem presença em 16 países.
Mais informações: www.openfuture.org
Sobre o Inatel
O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica.
Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações.
Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos.
Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais.
Desde 2016, é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil.
Mais informações: www.inatel.br.