O mercado de comunicação é amplo. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria responde por 3,15% do PIB brasileiro.
O DINO, enquanto divulgador de notícias, está inserido neste mercado, registrando um crescimento expressivo de 35% entre 2018 e 2019. Fundado em 2012 por Rodrigo Aguiar de Azevedo, com a missão de disseminar conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil, a empresa pertence ao grupo Comunique-se — desenvolvedora de soluções media tech para o mercado de comunicação, e anuncia uma novidade para o setor.
Hoje, oito anos após sua criação, o DINO assume um novo posicionamento, desta vez como Agência de Notícias Corporativas. Mas, o que isso muda de agora em diante?
DINO e a estratégia newswire
Desde sua criação, a DINO – agora Agência – atuou como divulgador de notícias ou newswire. Isto é, uma plataforma que recebe conteúdos desenvolvidos por profissionais de comunicação (clientes), realiza a revisão com sua equipe de jornalistas (gramática e o teor jornalístico do tema e da pauta em si), e, após aprovar o conteúdo, publica o texto nos veículos parceiros.
Porém, já há um tempo o serviço não se limita mais à distribuição por meio da ferramenta. Os horizontes se ampliaram — assim como a atuação da empresa.
O que é uma agência de notícias
Agências de notícias são empresas de comunicação que buscam as informações direto da fonte, transformam em notícia e enviam para os assinantes (veículos de comunicação que contratam as agências para receber esses conteúdos).
São características de agências de notícias:
– Relação com jornalistas que buscam ideias de pautas;
– Coleta de informações direto da fonte;
– Transformação do conteúdo em notícia;
– A maior parte da audiência é composta por veículos de comunicação.
DINO se torna Agência de Notícias Corporativas: o que mudou?
O aspecto principal da DINO passa a ser a Agência de Notícias Corporativas. Dentro dela, a empresa continua oferecendo o serviço de distribuição de notícias na rede de parceiros, além do serviço de produção de notícias, no qual o cliente informa os dados direto da fonte e a equipe responsável redige o conteúdo já no formato de notícia, que fica disponível para uso orgânico de jornalistas no futuro.
“Reparamos que, para o nosso tipo de negócio, um fator crítico de sucesso tem relação com o DNA de uma agência de notícias que é: conteúdo de qualidade, com credibilidade e que tenha um ótimo alcance para gerar retorno”, explica Rodrigo Azevedo, fundador e CEO da DINO.
Segundo Rodrigo, a missão da DINO é tratar as notícias do mundo dos negócios com profissionalismo, utilizando conteúdos direto da fonte, para que tenham ótima qualidade e, assim, promovam visibilidade às marcas.
Nathália Cremoneze, Head da DINO, complementa ao falar sobre o momento de virada do novo posicionamento para a equipe. “Todo o time já tinha muito claro qual era nosso papel, por isso, quando resolvemos virar essa chave e decidimos nos posicionar como agência de notícias e não mais um divulgador, somente, o time todo virou junto”, comenta.
As áreas da DINO
Para complementar, Nathália apresenta as áreas da DINO:
– Sucesso do cliente: aqui ocorre o processo de onboarding (integração com a ferramenta), acompanhamento dos clientes no dia a dia, sugestão de pautas e priorização de publicações;
– Produção de notícias corporativas: após receber o briefing do cliente, a equipe de jornalistas da DINO utiliza toda a sua expertise para produzir notícias de qualidade, que são publicadas nos maiores portais do Brasil e alcançam visibilidade;
– Insights Editoriais: é a área responsável pela revisão de todos os textos, antes de serem publicados nos parceiros da DINO. A equipe de jornalistas revisa em média 1.200 textos ao mês, considerando para isso, os elementos básicos da língua portuguesa como ortografia, gramática, pontuação e formatação. Além de sugerir, com base em sua ampla experiência, dicas de ajustes para que o texto tenha o melhor resultado possível;
– Tecnologia: esta área é responsável pelo funcionamento da plataforma onde a DINO recebe conteúdos para publicação, desenvolvimento de integrações com seus veículos parceiros, e geração de relatórios de distribuição das notícias.
DINO: Agência de Notícias com experiência em distribuição
Na análise do CEO da DINO, Rodrigo Azevedo, a empresa passa por um momento de mudança em seu posicionamento institucional ao desvincular a imagem que lhe reduzia apenas a um divulgador de notícias. Agora, assume a postura de Agência de Notícias — o que facilita aos veículos de comunicação, empresas e população como um todo entenderem a amplitude dos serviços oferecidos.
“A alteração se deve à observação do DNA da empresa, que sempre teve grande sinergia com as características de uma agência de notícias, incluindo a produção, revisão e distribuição de conteúdo de qualidade, com credibilidade e ótimo alcance gerador de retorno”, conclui Rodrigo.
Para mais informações sobre a DINO — Agência de Notícias Corporativas com publicação de conteúdos em grandes portais, como Terra, IG, Metrópoles, Agência O Globo e Agência Estado — basta acessar:
https://dino.com.br/
Website: https://dino.com.br/