Home Empreendedorismo Porto de Itajaí registra recorde de mais de 200% em movimentação de contêineres

Porto de Itajaí registra recorde de mais de 200% em movimentação de contêineres

por admin

De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, outubro foi um mês de recordes para o complexo portuário: o número de contêineres movimentados aumentou em 225%. Esse aumento foi referente ao acumulado de movimentação registrado durante os últimos três anos e meio.

O mês de outubro, quando analisado individualmente, também mostra resultados positivos. Apenas um ano atrás, em outubro de 2019, o Porto teria movimentado 39.103 TEUs – uma medida padrão utilizada para designar contêineres de 20 pés de comprimento por 8 de largura e 8 de altura. Já no mesmo mês do ano seguinte, o número foi de 52.185 TEUs, registrando um aumento de 33%, ainda de acordo com dados divulgados pela gestão do Porto.

Mesmo com a diminuição nas atividades de importação e exportação causada pela pandemia, o Porto de Itajaí alcançou números satisfatórios ao longo dos meses. Por isso, para especialistas, a expectativa é de que os números se mantenham em crescimento, acumulando um aumento de 15% ao longo de 2020.

Porto de Itajaí: exportação e importação em 2020

Durante o ano de 2020, o Porto de Itajaí correspondeu a 63% da movimentação de carga em todo o Brasil. Entre os produtos mais exportados, estão as carnes, como o frango e a carne bovina – a movimentação de carnes representou um crescimento de 51,8% em relação ao mesmo mês do ano passado – e os derivados de madeira.

Enquanto isso, as importações acumularam 37% do total, com destaque para os materiais eletrônicos, têxteis e produtos químicos, que representaram um aumento de 80,5%, em comparação a 2019.

Viracopos também bateu recordes em 2020

O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, no estado de São Paulo, também bateu recordes no registro de movimentação de carga dentro do período de um mês. Segundo a própria instituição, em outubro, foram 27.886 toneladas movimentadas, superando a melhor marca já registrada: 23.896 toneladas em setembro de 2020.

No quesito importação, o mês de outubro deste ano (que registrou 12,5 mil toneladas) superou o mesmo período do ano anterior, quando a movimentação foi de 9,8 mil toneladas. Enquanto isso, na exportação, outubro também apresentou alta, alcançando até 36,3% a mais do que em 2019, acumulando 7,4 mil toneladas enviadas para o exterior.

A importância da segurança na indústria de movimentação de cargas

Empresas de transporte precisam estar preocupadas com equipamentos de segurança que protejam a equipe e as cargas movimentadas. Um bom exemplo de um componente de segurança é a cinta de amarração de carga, que precisa ser composta por materiais resistentes à ação do tempo e intempéries.

A indústria logística movimenta milhões de toneladas todos os anos, e é imprescindível que a segurança seja uma preocupação notória para todos os envolvidos nas operações, afinal, um acidente pode gerar prejuízos financeiros e humanos.

Website: http://www.polifitema.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário