Quando se fala em novas tecnologias para o aprimoramento do trabalho do advogado, não se pode esquecer de uma geração que não conhece o mundo offline. Que já nasceu em uma época na qual a internet de alta velocidade tem fácil acesso e cada vez mais abrangência no Brasil e no mundo.
A realidade é ainda mais estridente quando se pensa em um universo pós-pandemia, onde as pessoas estão renegando serviços presenciais para se adequarem ao novo normal de distanciamento social.
Aliás, esse é um fato que já vinha mostrando ascensão. As atividades de e-commerce, por exemplo, crescem em média 12% ao ano. São aproximadamente 50 bilhões de reais movimentados a cada 12 meses (e crescendo).
Mas essa inovação digital já faz parte da advocacia?
A resposta é Sim. Embora a atividade digital ainda não seja totalmente crucial para os escritórios atuais, a internet vem ganhando relevância como fonte de credibilidade e confiança.
Hoje em dia, as pesquisas jurídicas na internet já são em sua maioria voltadas para “advogado online“, “advogado WhatsApp“, “advogados online WhatsApp”, “tirar dúvidas com advogado online” e “advogado online grátis”, demonstrando que o cliente não quer mais o modelo de advocacia tradicional, engessado e altamente burocrático. Isso se aplica também aos empresários, que precisam de uma consultoria jurídica empresarial rápida e dinâmica para os problemas cotidianos.
Por isso, startups conhecidas como lawtech ou legaltech estão revolucionando o mercado, até então dominado pelos clássicos escritórios de advocacia.
Mas o que são essas Startups jurídicas?
As lawtech ou legaltech são sinônimos que se referem a empresas que surgiram devido a uma necessidade do mercado jurídico causada pela escassez de tecnologias aplicáveis nessa área. Essa tendência veio para ficar e trouxe produtividade e automação em uma área que antes era considerada conservadora.
Um grande exemplo de sucesso do Brasil é a Startup Advogado Online, que busca trazer inovação ao simplificar o contato entre cliente e profissional, proporcionando atendimento virtual personalizado a pessoas físicas e jurídicas.
De acordo com o advogado e CEO da empresa, Samir Laurindo dos Santos, “O cliente é atendido de forma ágil e descomplicada pelo próprio WhatsApp. Todas as dúvidas são tiradas e o processo judicial é movido simultaneamente, sem necessidade de comparecimento ao escritório”.
Outra inovação importante trazida por esta startup é a consultoria jurídica online voltada especialmente para empresas, solucionando dúvidas e resolvendo as necessidades do dia a dia empresarial, com um atendimento em tempo real, oferecendo apoio aos empresários para administrarem o negócio com segurança, o que já era uma necessidade antiga desse setor.
Analisando dessa forma, fica claro que o advogado que trabalha de forma online é imprescindível para o mercado jurídico, sendo fundamental para atender as demandas da sociedade.
No entanto, a tecnologia existe apenas para simplificar e valorizar o seu tempo e o tempo do advogado, sendo possível otimizar o atendimento ao cliente com estratégias digitais e inteligência tática, sem, entretanto, perder o foco legal e os princípios da advocacia, pois o profissional do direito continuará sendo imprescindível para resolução das questões litigiosas.
Website: http://www.advogadoonline.app.br