O isolamento social causado pela pandemia do COVID-19 foi um dos fatores que ajudaram o consumo per capita do vinho a subir de 2,13 litros para os maiores de 18 anos em 2019, para 2,78 litros em 2020, segundo fonte da Ideal Consulting. Não há dúvida de que ficar em casa ajudou. Porém, existem muitos outros fatores que foram decisivos para o vinho nacional começar a cair no gosto do brasileiro.
O vinho brasileiro ganha destaque com a força das vinícolas nacionais na buscar a inovação e na manutenção da tradição.
O enólogo Elison, da vinícola Casa Postal, reforça o porquê das iniciativas serem tão importantes, mas identifica que a alta do dólar e euro influenciou no crescimento do vinho do Brasil. “Porque nas duas últimas décadas, com o investimento em tecnologia e ciência, a qualidade elevou-se consideravelmente, o consumidor percebeu essa melhora, e nesse último ano a questão cambial favoreceu”, destaca.
Na visão do CEO Roberto Cainelli Júnior, da vinícola Cainelli, o vinho do Brasil ganha destaque pelos seguintes motivos. “Dois fatores muito importantes, a qualidade elevada e a tecnologia avançada. O fato de que no último ano a alta do dólar fez com que as pessoas conhecessem a qualidade do vinho brasileiro, se mostrando competitivo entre os melhores vinhos do mundo.”
A grande variedade de locais que produzem vinho hoje no Brasil colabora na disseminação da cultura do vinho no país, e recentemente os vinhos do Vale do São Francisco foram reconhecidos mundialmente com o selo de origem e qualidade. “Essa será a primeira Indicação de Procedência (IG) de vinhos de regiões tropicais do mundo, utilizando o modelo estrutural similar às Indicações Geográficas adotadas por renomados produtores da União Europeia,” comemora o pesquisador da Embrapa Giuliano Pereira, que coordenou o processo.
As ações de marketing digital adotadas pelas vinícolas em 2020 influenciam diretamente no potencial de divulgação, elas se modernizaram com as lives, com a participação dos enólogos das vinícolas, as rede sociais ativas e novos canais de venda online.
O que abriu oportunidade para novas tecnologias, como foi o caso do brUva, startup que está unindo em uma plataforma de marketplace vinícolas de todo o país. “O brUva é um canal que facilita a compra de vinhos para os consumidores, valorizando o vinho brasileiro e fortalecendo nossas vinícolas.” Destaca Anderson, que está à frente da Vinícola Buffon, uma vinícola da região de Bento Gonçalves que está na sua 5ª geração.
A startup brUva nasceu em 2020 com o propósito de valorizar as famílias produtoras de vinhos no Brasil, e atualmente a plataforma possui mais de 250 opções de vinhos de todo o país. Oferecendo a oportunidade de vinícolas brasileiras divulgarem seus produtos em uma comunidade exclusiva de vinhos nacionais.
O marketplace se destaca no mercado pelo seu propósito e diferenciais, ao oferecer aos consumidores uma grande variedade de bons vinhos nacionais.
Serviço
brUva
WhatsApp: (11) 94566-0110
www.bruva.com.br
Website: http://www.bruva.com.br