É fato que os lares foram mais notados e receberam mais atenção no ano de 2020. A maioria das pessoas promoveu as reformas, obras e melhorias deixando os ambientes aptos para que a permanência em casa fosse mais confortável. Já uma outra fatia dos consumidores pesquisou, estudou e deixou esse desejo para 2021, esperando positivamente por um cenário mais estável.
Apresentando um panorama deste setor no Brasil, a habitissimo – marketplace exclusivo que conecta clientes com profissionais e empresas da construção civil, elaborou uma pesquisa com seus consumidores em que pôde mensurar os serviços e interesses mais executados em 2020 e, ainda, prever o que está no radar do seu público para este ano.
Entre os gêneros que mais consultam serviços para casa e empresas, as mulheres lideram. Elas somam 54,4% do público que busca orçamento e fecha negócios em ambiente on-line.
No ano passado cerca de 36,2% dos clientes habitissimo contrataram mais serviços de reformas em geral, seguida pelas atividades dos marceneiros, com 16,2%, e pedreiros, com pouco mais de 15%. Eletricistas e arquitetos também se destacaram, na sequência dos citados acima. Já para 2021, mais de 62% dos entrevistados afirmam que desejam e vão reformar a casa ainda neste ano e cerca de 25,3% estimam investir entre R$ 6 mil e R$ 15 mil nas revitalizações do lar.
Esse cenário também tange as tendências para este ano, ao encontro da proposta de ter uma casa cada vez mais funcional, aplicando melhorias nos ambientes que permitem mais atividades no lar e sem esquecer o home office, mesmo com forte tendência para que a atividade laboral seja hibrida. As linhas sustentáveis e tecnológicas também estão no radar dos consumidores. Embora ainda sejam investimentos altos para a maioria das pessoas, estão sendo cuidadosamente estudadas pelos bons retornos que oferecem a médio e longo prazo.
Como uma ferramenta que permite a escolha de profissionais em um catálogo com mais de 270 mil especialistas de diferentes categorias, as funcionalidades da habitissimo permitem que os clientes acessem o portfólio do profissional escolhido e as qualificações deixadas por quem já contratou os serviços, refletindo assim, por meio da pesquisa, as principais preferências no momento da busca por um prestador de serviço para a contratação de serviços. A qualidade do serviço é a prioridade de cerca de 76,1%, somando à confiança gerada pelo profissional para 50,6% dos entrevistados, enquanto os itens “opiniões e avaliações de clientes anteriores” e “preço econômico” dividem a mesma posição, na preferência de 43,6% do público.
Visto como um importante gatilho para a economia brasileira, o mercado da construção civil se mantém bastante promissor em diferentes aspectos e exige que os profissionais sigam atentos ao que o consumidor prioriza em 2021 e às novidades que surgem a todo momento.
Website: https://www.habitissimo.com.br/